18/07/2015

Animais em zoo grego em risco de morrer à fome

Que situação!!!!!! o que não sabia é que na Grécia só havia um jardim zoológico em todo país. Que tragédia para estes animais e seu dono que, de qualquer maneia, deve ter algum sentimento por eles... do contrário nem estaria aí  correndo atrás da imprensa para dar notoriedade a situação que os bichos estão vivendo. O G1 publicou também a respeito. Se quiser ler, veja aqui. Ao final desta postagem tem um vídeo do local.
--------------------------------------------

Jean-Jacques Lesueur é um francês que chegou à Grécia há mais de 45 anos e fundou o único jardim zoológico do país - YIANNIS KOURTOGLOU/ REUTERS

Comida está a acabar no único jardim zoológico do país. O controlo de capitais imposto há três semanas tem impedido a importação dos alimentos necessários. “É uma questão de vida ou morte”, assegura o dono

O peixe congelado para focas, golfinhos, pelicanos e pinguins está acabar. Mas não só. A comida no
Attica Park, um jardim zoológico em Atenas, vai sendo cada vez menos e os armazéns não voltam a encher. Isto tudo porque os fornecedores internacionais, devido ao controlo de capitais na Grécia, estão a exigir os pagamentos em adiantado.

Os vermes da Alemanha, o peixe congelado da Holanda e os aditivos especiais de França deixaram de chegar àquele que é o único zoo da Grécia. Em breve não haverá comida para os 2200 animais que ali vivem, colocando em causa a sua sobrevivência.

“Muitos dos animais precisam de uma dieta especial, que exige uma nutrição específica que só pode ser importada. No máximo em duas semanas vai tornar-se muito urgente conseguir mais alimentos. É uma questão de vida ou morte para os animais”, explica Jean-Jacques Lesueur, fundador do parque, citado pela Reuters.

No final de junho, a Grécia anunciou o apertado controlo de capitais e o encerramento dos bancos. Uma semana passou e os bancos continuaram de portas fechadas. A sete de julho, o telefone de Jean-Jacques Lesueur não parou de tocar. Grande parte dos seus fornecedores internacionais começaram a avisar que o pagamento teria de chegar primeiro e só depois as entregas seriam feitas.

Na altura, o dono do jardim zoológico conseguiu contornar o obstáculo e convenceu alguns fornecedores a abrir uma exceção. Agora já não há exceções. Com os bancos fechados, Lesueur não vai conseguir pagar a comida.

“Queremos pagar, mas não temos forma de o fazer. O país está bloqueado, não consigo ter dinheiro para enviar e os mantimentos congelados não vão durar muito mais”, disse o dono, citado pela Reuters. Já em desespero, Lesueur admite que chegou mesmo a dar aos rinocerontes, os aditivos que se destinam aos cavalos.

A prática de exigir o pagamento em adiantado está a tornar-se um procedimento comum nos negócios com as empresas gregas. Anteriormente, no caso do Attica Park as encomendas só eram pagas 60 dias depois de serem recebidas.

Sem comida e com a queda no número de visitantes, o futuro do Attica Park não parece sorridente. O jardim zoológico já se prepara para o aumento da taxa do IVA para 23% nos bilhetes, uma das medidas aprovadas para o terceiro resgate da Grécia, e que deverá afastar os visitantes que ainda restam.

Jean-Jacques Lesueur espera que reabertura dos bancos, na próxima segunda-feira, possibilite que os alimentos cheguem a tempo.

Fonte: Expresso (jornal Portugal)
------------------------------------------


Fonte: Econômico

3 comentários:

  1. Mais um motivo para sermos avessos à zoos, os animais sempre são os maiores prejudicados quando surge uma guerra, catástrofe financeira ou natural. Espero que os ativistas da causa de países próximos, ajudem para que os animais não sofram.

    ResponderExcluir
  2. Ola Sheila, voce sabe minha ligacao com a protecao animal na Grecia, principalmente com Rodes. Ja mandei fotos da nossa ONG. Deve imaginar o que esta faltando para os animais por la. Fora que abandono esta ocorrendo em massa. Os turistas fugindo os politicos virando as costas. Nosso gatil o prefeito vai fechar!!!! As ONGs estao se retirando dos CCZ, um horror. Adocao parou por falta de padrinhos de voo. E por ai vai. Abr. Dora

    ResponderExcluir
  3. São sempre os inocentes a pagar a conta da irresponsabilidade dos culpados. Mundo infame!

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪