Helô, nossa colaboradora, nos mandou a matéria. Que bichinho estranho, não? Publicamos, recentemente, esta postagem falando sobre eles: Conheça o mamífero mais traficado do mundo
----------------------------------------------------Uma mãe, que morreu pouco depois, e seu bebê pangolim foram alguns dos animais resgatados pelas autoridades da Indonésia.
Após uma grande apreensão de animais selvagens ilegais na Sumatra do Norte, as autoridades indonésias libertaram 94 pangolins na natureza, incluindo um recém-nascido cuja mãe morreu pouco depois das autoridades terem apanhado os traficantes.
A Ministra do Meio Ambiente Siti Nurbaya voou para a capital da província de Medan para testemunhar a queima de cinco toneladas de carne de pangolim que haviam sido confiscadas
juntamente com 77 kg de peles e instou os juízes a aplicar punições mais severas para esses crimes. "Em Palembang (capital da província de Jambi), o promotor pediu a pena máxima de cinco anos e US$ 38.000", disse ela. "Nós esperamos o mesmo para esta quadrilha de Medan”.
juntamente com 77 kg de peles e instou os juízes a aplicar punições mais severas para esses crimes. "Em Palembang (capital da província de Jambi), o promotor pediu a pena máxima de cinco anos e US$ 38.000", disse ela. "Nós esperamos o mesmo para esta quadrilha de Medan”.
Atualmente os infratores pegam uma média de oito meses atrás das grades e multa de USD$760. "Essa é a razão de redes ilegais de animais silvestres permanecerem no negócio", disse Irma Hermawati, assessora jurídica da Wildlife Conservation Society.
Além de mãe do recém-nascido, dois outros pangolins morreram na operação. Uma equipe de veterinários, no entanto, decidiu que todos os animais, mesmo o bebê, estavam aptos o suficiente para retornar à vida selvagem. "Manter o bebê não é necessariamente melhor", disse Tata Jati Rasa, funcionário da agência provincial Natural Conservação de Recursos (BBKSDA). "Vamos liberá-lo.
Nós acreditamos que ele pode sobreviver. Vamos deixar a natureza determinar se ele vai viver."
Pangolins estão criticamente em perigo e são muito procurados na Ásia Oriental para o uso de partes do corpo na medicina tradicional e para a culinária. Cada um deles pode ser vendido por USD$3.800 a USD$5.000 , de acordo com Didit Wijanardi, da unidade dos detetives da Polícia da Nacional da Indonésia. “Isso estimula a caça”, disse ele, “precisamos combater essa atividade pois os pangolins são uma espécie protegida”.
Fonte:The Guardian
Eu não teria deixado o pobrezinho à própria sorte, uma maldade a meu ver. Mas parabenizo a Ministra do Meio Ambiente que, diversamente da nossa, parece se importar com os animais e gostar de seu trabalho, além de realizá-lo com competência.
ResponderExcluirConcordo com a Marcia, parabenizo a Ministra do Meio Ambiente, mas o filhote recém nascido vai se virar como sem mãe? A matéria não menciona se havia outra mãe com filhote que o teria adotado, parece que ele foi solto na natureza e pronto. "Deixar a natureza determinar se ele vai viver" me pareceu um cruel abandono.
Excluir