24/05/2015

Artigo: Pequenas lagartixas, grandes amigas - Fátima Borges


   Pequenas lagartixas, grandes amigas

Não entendo como muita gente tem verdadeiro asco de lagartixas e ao vê-las grudadas numa parede tem o impulso de exterminá-las, pura estupidez! Lagartixas são animais inofensivos, ao contrário do que muita gente pensa, são grandes protetoras de nossos lares. Acho que precisamos, com certa urgência, conscientizar as pessoas
mostrando que as pequeninas só nos favorecem, pois graças ao controle que as mesmas fazem das pragas domésticas é que nos livramos de problemas sérios.

As lagartixas se alimentam de insetos. Podem ser consideradas grandes aliadas no combate ao mosquito da dengue, e, pra variar, ainda têm em sua cadeia alimentar, baratas, traças e outros insetos daninhos.

Tá, digamos que as lagartixas não são peludinhas, não possuem peninhas verdes, etc., mas nem todos os animais são contemplados pela natureza com o que consideramos esteticamente bonitinho, porém, se não fossem elas nossos lares estariam repletos de insetos bem mais perigosos. As lagartixas são surpreendentes, algumas espécies conseguem até se comunicar, entre si, fazendo ruídos; outras conseguem se camuflar como os camaleões; sem falar da regeneração de suas caudas, quando arrancadas ou pisadas, algumas pessoas defendem a tese de que a própria lagartixa solta sua cauda, quando se sente em perigo, para despistar seu predador, pois, neste caso, fica mais leve facilitando, assim, a fuga. A facilidade com que se mantêm firmes nos tetos, nas vidraças, vem de suas cerdas nas patinhas. Algumas vezes despencam, mas é difícil e nada perigoso para nós humanos, é só mesmo um susto, nada mais!

Precisamos entender que os únicos animais que estão no planeta e que, na verdade, não contribuem com absolutamente nada pro ecossistema somos nós! Toda vez que vejo uma lagartixa na parede ou perto de uma lâmpada acesa, tenho a certeza de estar contando com o apoio da mesma para me livrar naturalmente dos insetos. Deixo o curso da vida seguir sem interferência para tudo dar certo. 

Mais uma vez, deixem nosso pequeno réptil urbano fazer o seu trabalho, deixem-no escondidinho em seus lugares, e, sobretudo, deixem-no nos ajudar. Lagartixas são amigas e não monstros ferozes com ânsia de nos devorar, os verdadeiros monstros ferozes que nos devoram dia a dia, vocês sabem muito bem onde estão. E ainda não vi a população correr atrás desses monstros com vassouras em punho e, cá pra nós, bem que mereciam!
----------------------------
Fontes:
http://www.fiocruz.br/biosseguranca/bis/jornal/lagartixa.htm
www.mundogump.com.br/lagartixas-animais-incriveis/

Por: Fátima Borges – Professora de Português e Teatro Infantil, Colunista, Artista Plástica e Poetisa.

6 comentários:

  1. Muito bom o texto, vou copiar, tenho amigas que matam as lagartixas por pura ignorância.
    Adelia

    ResponderExcluir
  2. Verdade pura, os monstros que nos devoram dia a dia continuam sem uma bela vassourada!
    Clau

    ResponderExcluir
  3. Já peguei várias lagartixas com minhas mãos, sem usar luvas, para salvá-las dos cachorros e nunca peguei nada, nunca fiquei doente... O engraçado é que são geladinhas e ficam com aquelas boquinhas banguelas "achando que podem me morder", kkkk!!! Lindinhas demais!!!

    ResponderExcluir
  4. Encaminhei para alguns amigos, cismam que essas pequenas são do mal e espantam, vão saber que fazem um controle natural das pragas, e que até da dengue podem salvar.
    Marta

    ResponderExcluir
  5. Ótimo texto...
    tenho sempre na minha varanda atrás dos vasos e nas paredes, quando vou molhar minhas plantas converso com elas que la vem água. Terapia boa, evoluindo a alma e deixando meu dia mais feliz.
    Já expliquei para minha gata que elas tem que conviver em harmonia total.

    ResponderExcluir
  6. Comigo elas já chegam a um nivel engraçado de empatia, um dormindo acordei com uma pulando na minha cabeça rsrs, brigue com ela e a bichinha ficou meio sentida sem aparecer por uns dias, tenho outra que entra no meu quarto que toda vida que acordo ela ta me vigiando rsrs.

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪