23/05/2015

Livro didático de Portugal é acusado de incentivar violência contra animais

Não dá para acreditar!!!!!! mas, como tudo é possível.... Dei um xilique uma vez quando comprei um livo indicado pela escola do meu filho onde constava que o coletivo de quadros era galeria e o de soldados era exército. Falei que aprendi que era pinacoteca e batalhão, respectivamente. A direção da escola recolheu os livros imediatamente e o caso foi abafado diante da minha ameaça de ir à imprensa. E era uma escola pública do município.... Mas veja que horror o exemplo que o livro lá de Portugal usou..... Que horror!!!!!
-----------------------------------------------------------


“O Diogo largou um gato da varanda do seu quarto, situada a 5 m do solo.” Assim começa um exercício de física que gerou indignação de portugueses nas redes sociais nos últimos dias. O livro
escolar, destinado a alunos do 9° ano do ensino fundamental, foi distribuído pela editora Areal Editores a professores de Portugal.

A tarefa escolar pede aos alunos que determinem a velocidade com que o gato chega ao chão após a queda. O exercício faz parte do manual de física e de química intitulado “Zoom”, escrito por quatro professores. O exercício, divulgado no Facebook na quarta-feira (20), foi considerado um exemplo de negligência e de maus-tratos a animais e recebeu duras queixas de internautas.

Temos de reconhecer que concordamos convosco no que respeita à infelicidade do exemplo apresentado: é um exemplo infeliz, que em nada se coaduna com a nossa postura, e que passou despercebido às várias pessoas que produziram e reviram o texto" - Areal Editores

"Sou só eu (e um conjunto de professores de física) que vê no enunciado abaixo algumas, poucas, coisas erradas? Há algum mal se usarem um objeto inanimado para a descrição do problema?", declarou a economista Luísa Coelho em uma rede social.

No Facebook, a professora Cristina Estevens afirmou que o exercício pode levar jovens a repetirem a experiência. "Há anos que ensino física e química do 7° ao 12° e nunca me passou pela cabeça inventar problemas com animais a caírem. Sobretudo porque os miúdos são espíritos curiosos e de certeza que iam ter ideias."

O Ministério da Educação e Ciência, em resposta ao jornal português Público, afirmou que os cadernos de atividades não precisam ser validados pelo ministério. No entanto, o MEC afirmou que “não se identifica com o teor do exercício apresentado, do qual não tinha conhecimento, e que não respeita os valores fundamentais da nossa sociedade”.

O enunciado do problema foi compartilhado por mais de 3 mil pessoas e levou a editora a reconhecer publicamente o erro. “Temos de reconhecer que concordamos convosco no que respeita à infelicidade do exemplo apresentado: é um exemplo infeliz, que em nada se coaduna com a nossa postura, e que passou despercebido às várias pessoas que produziram e reviram o texto”, afirma a nota divulgada nas redes sociais.

A editora pede desculpas no texto e afirma “que tal exemplo já não constará da versão que será disponibilizada aos alunos”.

2 comentários:

  1. Quatro professores para escrever um lixo desse? E depois a justiça "cai de pau" encima de pais que preferem educar seus filhos em casa? Sério???
    Pelo que vejo, as crianças estão sendo enviadas às escolas para virar criminosos ou vítimas destes, aprendem de tudo, menos o essencial.

    ResponderExcluir
  2. Alguém se lembra que aqui mesmo, neste país de faz de conta, houve o caso de um dos livros didáticos que ensinava a matar um pássaro ou coisa assim? Foi editado pelo MEC e chegou à escola pública para crianças de 1º grau. Não sei qual foi o desfecho, pois já faz uns dois ou três anos, creio. Portugal e Brasil podem dar-se as mãos no que tange a maus-tratos contra animais. Absurdo!

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪