A comovente história de Kwan é um triste exemplo do sofrimento atroz que os humanos infligem aos animais.
Quando voluntários da Fundação dos Amigos da Vida Selvagem da Tailândia visitaram um templo budista na semana passada para um check-up rotineiro aos seus animais, descobriram algo horrendo: um jovem urso fêmea, de 3 anos, havia sido mantido num quarto escuro, sem sol, nos últimos 2 anos. As fotos de Kwan são absolutamente dolorosas. Cadavérico e sem pelos, é difícil aceitar aquela figura encolhida como um urso. Com o focinho coberto de
feridas, mal consegue manter a cabeça erguida. Num derradeiro esforço, virou-se para o seu salvador, no que pareceu um gesto de gratidão.
Após grande insistência, os voluntários conseguiram resgatar o jovem animal e apressaram a levá-lo para o seu centro de tratamento. Lutaram durante toda a noite pela vida de Kwan, mas ela, fraca demais para se alimentar, parou de respirar várias vezes. Apesar de todos os esforços da equipa de voluntários, o pequeno urso não resistiu e morreu poucas horas depois. "Fizemos tudo o que podíamos para mantê-la connosco", escreveu a WFFT. "Estamos todos devastados por esta perda".
Embora Kwan seja um caso pior do que a maioria, ela não caso único. Na Tailândia, onde o comércio de animais exóticos está ainda em crescimento, muitas pessoas adquirem jovens animais selvagens, perdendo o interesse quando estes crescem. A coisa mais fácil a fazer é despejá-los em templo budistas, que são aparentemente "lugares sagrados" onde os animais devem ser protegidos, afirmou a WFFT no Facebook.
Infelizmente, muitos dos animais abandonados nesses templos estão condenados a uma vida de negligência, em pequenas gaiolas. Os monges são bem-intencionados, mas sem preparação para cuidar de animais selvagens. Há casos também de alguns templos, que desavergonhadamente incentivam as pessoas a entregar os animais, criando zoológicos, como aquele em que Kwan foi mantido, para trazer ao templo visitantes e dinheiro.
A WFFT não tem poder para apreender animais e é difícil conseguir que as autoridades ajam quando os culpados são monges. "Os líderes religiosos são como os políticos e pessoas ricas, muitas vezes acima da lei", afirmam.
A história de Kwan é um exemplo extremo, mas a cada ano o comércio ilegal de animais reclama dezenas de milhares de vidas. Muitas mães selvagens são mortas para que as suas crias sejam vendidas para cativeiro. O comércio ilegal de animais selvagens é um negócio lucrativo e perigoso, e só nos Estados Unidos há 5.000 tigres em cativeiro.
Veja a impressionante galeria de fotografias de Kwan - contém imagens que podem ferir as pessoas mais sensíveis.
FONTE: BlastingNews
Tao triste. Eu so tenho uma certeza nessa vida, é de que minha especie nao tem chances nenhuma de sobreviver nesse planeta. Como o ser humano é um caso perdido, na categoria evolucao, vamos desaparecer para que o planeta continue existindo. A natureza é sabia! O unico problema vao ser as barbaridades que ainda vamos continuar cometendo ate desaparecermos por completo e para sempre. Dora
ResponderExcluirO pior é que a escória da nossa espécie continua sendo mantida e com o dinheiro público, seja na política ou na cadeia, todos têm direitos.
ExcluirConcordo, espero que seja rápido... Não aguento mais ver essas atrocidades
ExcluirColega Dora, alguns seres humanos são um caso perdido na categoria evolução, é verdade, mas outros não. O fato de desaparecer para sempre vai eliminar também os bem intencionados, os que dão suor, sangue e lágrimas como os que resgataram Kuwan, torcendo para que ela sobrevivesse. Esses devem ficar para consertar o Planeta e vão ficar.
ExcluirNão quero ver. Tive esperança de que ela tivesse se salvado. Pobre criaturinha. GENTALHA É GENTALHA EM QUALQUER LUGAR DO MUNDO.
ResponderExcluirMuito triste mesmo!
ResponderExcluirJá que não foi possível salvá-lo antes (3 anos de vida, 2 anos de sofrimento), espero que esse caso sirva de reflexão para as autoridades e a sociedade se posicionarem sobre o comércio de animais exóticos.
Lá se foi a última religião em que eu acreditava respeitar a natureza e todos os seus seres. Realmente não importa a vestimenta, muitos são apenas homens fracos de espírito... Pobres animais, até quando terão que sofrer?
ResponderExcluirNojo de seres humanos
ResponderExcluirSinceramente não sei se a humanidade tem salvação. Sinto que caminhamos para a extinção, pois a natureza está dando o troco pelas barbaridades que o homem comete. Fora que o homem é o maior predador de sua própria espécie. Se quisermos ter salvação teríamos que ter maior consciência de que todas as criaturas tem valor ao invés de achar que é superior a alguma coisa. Alguns tem essa consciência, mas infelizmente são poucos.
ResponderExcluirDepois de tanto esforço para ajudar a pobre ursa, imagino a frustração dessa equipe. Teria ela, em seus poucos momentos de vida, percebido que nem todo humano é ruim?
ResponderExcluirOs humanos fizeram da Terra o inferno dos animais. Raça do inferno.
ResponderExcluirO Dalai Lama, em entrevista há algum tempo atrás, disse que seu médico havia decretado que ele comesse carne e, portanto, deixasse de ser vegetariano, ao que ele aderiu. O ser humano não vale nada - religioso ou não.
ResponderExcluir