Após acusação de maus-tratos em 2008, parte dos bichos foi entregue ao Zoológico de Brasília. Justiça entendeu não haver provas e determinou a recondução
O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) determinou a devolução de animais do Le Cirque apreendidos em 2008. Um elefante, um rinoceronte, uma lhama e um hipopótamo foram recebidos, à época, pela Fundação Jardim Zoológico de Brasília e permanecem no local até hoje. Os demais bichos foram encaminhados a zoológicos de
outras unidades da Federação. Todos pertencem à família Stevanovich, proprietária do circo.
"O processo judicial tratou os animais como bens confiscados. Aqui no zoológico, eles estão nitidamente mais saudáveis e menos estressados", alegou o procurador-jurídico da Fundação, Caio Ramos Peixoto.
Para o julgamento do TJDFT, não cabe mais recurso, segundo o advogado do Le Cirque, Luiz Fernando Braz Siqueira. No entanto, a matéria pode ser levada ao Superior Tribunal de Justiça.
A decisão foi tomada pelo desembargador do TJDFT João Timóteo de Oliveira, em 5 de março, e também engloba os animais que estão fora de Brasília. O resgate, no entanto, não será imediato. As partes precisam ser informadas por ofício. "Tivemos decisão favorável por falta de provas de maus-tratos e não vamos tomar nenhuma atitude que signifique a retirada abrupta dos animais das fundações que os abrigam", disse o advogado do Le Cirque. Os proprietários não pretendem mais usá-los em espetáculos, mas querem reunir as espécies apreendidas em um santuário no Sul do País.
Fonte: Agência Brasília
Esse e o elefante de Brasilia q houve aquela comoção por acharem que estava sendo maltratado no zoo, correto?
ResponderExcluirSe realmente for encaminhado para um santuário então acredito q sera melhor para ele
Não dá para acreditar nisso !! Não é o ideal é claro mas os animais em vista da vida sofrida do circo estão bem melhor nesse zoológico e agora voltarão a viver o inferno novamente ? Puxa ninguém pensa nos sentimentos deles ? Simplesmente de uma hora para outra que se fod*** e voltem a vidinha mediocre ? Não tem uma petição ? Nada poderemos fazer ?
ResponderExcluirEsses animais serão novamente explorados nesse circo. Tem que ser muito ingênuo pra acreditar que vão colocá-los num santuário.
ResponderExcluirJustiça é cega, e os exploradores se aproveitam e os animais vítimas inocentes nas mãos de humanos insensíveis.
Tem que irem para um Santuário, isso sim é o certo a fazer!
ResponderExcluirviver enjaulado,acorrentado já é maus tratos senhor desembargador.
ResponderExcluirJuízes malditos, insensíveis.
ResponderExcluirViver ( ? ) em circo já é maus tratos ....Pobres bichos ! E ainda chamam a isto de "justiça"???
ResponderExcluirNadja Mesko