26/09/2014

Frigorífico é denunciado sobre abate de animais - BA

Esta matéria já tem uns 10 dias, mas, achei que valia a pena registrar, pois, afinal muita gente tomou conhecimento do que rola nos matadouro s e abatedouros da vida.....
-------------------------------
Nossa equipe de reportagem recebeu na tarde de quinta feira, (18), uma nota técnica do Ministério Público, referente à denúncia veiculada no site www.opovonews.com.br, sobre possíveis maus tratos durante o processo de abate de animais no Frigorífico Nordeste de Alimentos Ltda., (Frisa).

Na nota técnica, o Ministério Público informa que a empresa será “autuada pelo uso
inadequado da pistola de insensibilização”  e ainda que,  “irá requer à autoridade policial a apuração da responsabilização criminal pelo crime de maus-tratos contra animais”.

O vídeo divulgado pelo site Opovonews, gerou muita repercussão na região, devido às imagens fortes contidas nos quase dois minutos de gravação. Vários internautas se manifestaram indignados com a forma de abate executada pela empresa.

Leia na íntegra a nota do Ministério Público:

NOTA DE ESCLARECIMENTO
Em relação à matéria “Vídeo denuncia maus tratos a animais no frigorífico Frisa”, publicada pela jornalista Viviane Moreira no site “O Povo News”, o Ministério Público do Estado da Bahia esclarece que instaurou Procedimento Preparatório de Inquérito Civil Público (PPIC) para apurar a denúncia e solicitou fiscalização imediata do Frigorífico Nordeste de Alimentos Ltda. (Frisa) ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). No último dia 11 de setembro, foi realizada inspeção no estabelecimento, com o acompanhamento do MP, quando foi constatado que os problemas narrados na denúncia e apresentados nos vídeos já haviam sido sanados, pois a pistola de insensibilização, que se encontrava descalibrada, havia sido substituída. A empresa também já havia adquirido um novo compressor de ar. Não foram encontradas irregularidades quanto às condições de higiene. Segundo informações prestadas ao MP pelo fiscal responsável pela inspeção, a empresa será autuada pelo uso inadequado da pistola de insensibilização. O MP informa ainda que aguarda o relatório da fiscalização, que será enviado pelo Mapa, e, ao final da investigação nos autos do PPIC, irá requer à autoridade policial a apuração da responsabilização criminal pelo crime de maus-tratos contra animais.

Entenda o caso:
A equipe de reportagem do Opovonews recebeu na sede de sua redação, no útlimo dia 11 de setembro, um vídeo denunciando o horror com que são abatidos os animais dentro do matadouro Frisa, situado no bairro Colina Verde em Teixeira de Freitas.

Após a visualização das imagens, nossa equipe de reportagem esteve no Ministério Público e ofereceu denúncia ao Órgão, diante dos maus tratos evidenciados.

A Promotora de Justiça, Dra. Anna Kristina Lehubach Prates, recebeu os vídeos, e abriu um procedimento, enviando para os Órgãos competentes para as devidas providências.

De acordo com os fornecedores da imagem, que preferiram não se identificar, com medo de represálias, o fato já vinha acontecendo por cerca de 06 meses. No vídeo, é possível ver a forma cruel com que os animais são abatidos, indo para a esteira ainda agonizando e berrando numa clara demonstração de sofrimento. Segundo os denunciantes, quando esta máquina de abate, que é inadequada quebra, os animais são mortos a golpes de marreta. Na filmagem, o animal recebe mais de 10 choques e continua agonizando.

As imagens são fortes, o sofrimento dos animais são evidentes e chegam a causar comoção em quem assiste tamanha crueldade.


FONTE: Opovonews

3 comentários:

  1. Incapaz de assistir o vídeo por falta de estrutura emocional. Não existe abate humanitário, animais que vão ser mortos não estão sendo bem tratados, não há como transformar um assassinato em tratamento digno, qualquer que seja a forma é crueldade nua e crua que já passou da hora de acabar. Mas para os que ainda se alimentam de carne é muito bom que vejam de onde vem o bife lindamente embalado e rotulado de saudável na prateleira do Supermercado e como nasce o churrasco familiar, domingueiro e festivo à custa de pavor, medo, gritos e morte de seres que sentem a dor que nossos filhos sentiriram se "lá" estivessem.

    ResponderExcluir
  2. Essa deveria ser a pena de morte para gente ruim e não para seres inocentes, por isso não acredito em nenhuma justiça. Nenhuma.

    ResponderExcluir
  3. Por isso vivo à base de arroz com feijão, dupla que fornece todos os aminoácidos essenciais (e suplemento B12). Comer carne é desnecessário. Todo esse sofrimento...pra quê? Clarissa.

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪