10/05/2014

Saguis se lembram de hábitos mesmo com o passar dos anos

Que novidade... os animais são muito mais do que nossa vã imaginação supõe....
_______________
SAGUIS LEMBRAM-SE DE COMO CONSEGUIR ALIMENTO
FOTO: MIGUEL RANGEL JR/FLICKR/CREATIVE COMMONS
Estudo realizado no nordeste brasileiro analisou como diversos grupos conseguiam alimentos

Pesquisadores já estudaram como é fácil que um hábito seja introduzido em um grupo de animais e, mais tarde, espalhado de bicho para bicho. No entanto, um novo estudo foi além: cientistas investigaram a formação e a persistência de tradições em saguis comuns em ambiente selvagem.

Para entender os processos, Tina Gunhold, Jorg Massen e Thomas Bugnyar, da Universidade de Viena, Nicola Schiel, da Universidade Federal Rural de Pernambuco, e Antonio Souto, da Universidade Federal de Pernambuco, estudaram a forma como os
animais obtinham alimento de uma caixa de madeira.

Eles utilizaram um estudo de 2009 que estabelecia duas formas de obtenção de frutos: os bichos poderiam alcançar as guloseimas puxando ou empurrando uma pequena porta. Os pesquisadores queriam saber se os animais experientes ainda se lembravam de como abrir a caixa. E mais: se os membros dos grupos que não participaram do estudo anterior iriam aprender.

Os pesquisadores descobriram que os saguis experientes lembraram imediatamente de como abrir a caixa — empurravam ou puxavam, de acordo como fizeram anos trás. Os grupos com um integrante adotaram o hábito do membro. E, por fim, os saguis que não receberam treinamento adotavam a técnica do integrante que conseguisse primeiro.

Em quatro das novas famílias, os pesquisadores treinaram um sagui dominante para puxar e empurrar a porta. As outras duas não receberam qualquer tipo de orientação. "Ao comparar os três tipos de grupos poderíamos investigar se a presença de apenas um indivíduo hábil seria suficiente para obter a transmissão [do conhecimento]", diz Gunhold.

"Indivíduos de todas as condições pareciam ficar presos a um determinado método", explica Gunhold. Elas e seus colegas defendem que a análise mostra pela primeira vez todos os três componentes-chave de tradições comportamentais para técnicas alternativas de alimentação na natureza: a memória para as técnicas aprendidas anteriormente, transmissão social e persistência dessas técnicas alternativas.

FONTE: Revista Galileu

2 comentários:

  1. É novidade para a soberbia humana, não para quem os ama!

    ResponderExcluir
  2. É verdade, nós já sabíamos. Agora, a ciência comprova !

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪