07/05/2014

Ibama desconhecia transferência de leão de Maringá para SP

Quando eu falo p´ra vocês que este cara do Canil Emanuel não se comporta de acordo, não é a toa. Ora, se ele estivesse no seu direito legal perante ao IBAMA, se fosse pelo bem do animal e tudo mais, não caberia a atitude de roubá-lo durante a noite, incluindo, invasão de propriedade, concordam? Sei não, mas, pelo que leio e vi ele falando em reportagem, só aumenta minha rejeição. Aliás, o IBAMA desmentiu que ele poderia continuar a procriar tigres. Nossas postagens anteriores para ficarem bem a par sobre minha análise dos fatos.

Vejam a matéria publicada pela Globo News ontem, dia 06/05/14, onde percebemos que, alem de invadir a propriedade alheia, ele não poderia ter doado o leão. P´ra mim, este leão ia para outro lugar.... não seria melhor?


"Antigo dono de leão presta depoimento no Paraná e Ibama vai definir destino do animal"

__________________________

O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que em 2008 nomeou o criador Ary Marcos Borges da Silva, como fiel depositário do leão Rawell, desconhecia a transferência do felino, em 2009, para o criadouro conservacionista São Francisco de Assis, em Monte Azul Paulista, onde o animal permaneceu até a semana passada, quando a Polícia Civil de Monte Azul recebeu a denúncia de furto.

"Ele (Borges) é o responsável pelo leão, mas não é dono do animal. Não tinha autorização
para doá-lo e nem para transportá-lo. O Ibama não foi comunicado da transferência", afirmou superintendente do Ibama no Paraná, Jorge Augusto Callado Afonso. Afonso justificou que passaram cinco anos sem o Ibama saber da transferência porque a autarquia tem uma relação de confiança com os criadores. "Esperamos que qualquer situação envolvendo o animal será comunicada ao Ibama", afirmou.

A ausência do leão não foi percebida nem na vistoria realizada em 2013 no Canil Emanuel, quando foi conferida apenas a infraestrutura. Afonso afirmou que o criador de Maringá atende as requisitos para manutenção dos animais, mas está proibido de reproduzi-los. Sobre o destino do felino, que por enquanto está sob a responsabilidade de Cleber José de Oliveira, gerente do canil, que foi nomeado fiel depositário pela Polícia Civil de Maringá, o superintendente informou que ainda avalia o caso. "Devemos tomar uma decisão até o fim desta semana".

Sobre a transferência feita em 2009, Borges afirmou que levou o animal a Monte Azul para evitar brigas. "Esta decisão foi porque tivemos nascimentos de alguns filhotes. E este leão estava agredindo uma leoa aqui. Na época, este senhor queria comprar um tigre. Conversamos com ele e fizemos uma parceria. Para eu adequar o local, o leão ficaria um tempo provisório lá."

Em relação ao termo de doação apresentado pelo médico Oswaldo Garcia Junior, dono do criadouro de Monte Azul Paulista, Borges afirmou que emitiu o documento para comprovar à Secretaria de Estado do Meio Ambiente de São Paulo, a origem do leão. Borges alegou ter sido obrigado a buscar o leão. "Fiz isto em favor do animal, que estava em local minúsculo e sem sol. Se este leão desaparece, a responsabilidade era grave. Buscar o leão foi o mais correto."

Borges diz que agiu de forma consciente e não teme sanções do Ibama. "A causa é nobre, fui buscar um animal que eu sou depositário fiel do Ibama. Minha responsabilidade com o Ibama está sendo cumprida. Se acharem que tem que caçar minha licença, vamos discutir. Doei, mas estou explicando aqui para a sociedade, foi um meio de justificar a origem de um animal que estava num local não licenciado para ter o animal", afirmou.

O delegado da Polícia Civil de Monte Azul Paulista, Carlos Andrade, afirmou que aguarda uma remessa de documentos para decidir o que fazer. "Instauramos o inquérito para apurar um possível furto qualificado. Agora aguardo as oitivas e os documentos apresentados para decidir o que vai ser feito"

FONTE: Maringá- O diário

4 comentários:

  1. Um animal que nem é da nossa fauna, 'perambulando' pelas nossas estradas é um perigo. Vá que se tivesse acontecido alguma coisa durante o transporte desse leão e ele escapasse e fugisse. Como sempre, o pobre animal que iria pagar o pato, sendo capturado e possivelmente até morto. Mas o Ibama como sempre, com seus cargos 'cabides', com funcionários que não fazem nada direito.

    Ezequiel

    ResponderExcluir
  2. Este Ary Borges é o mesmo que tinha o ARIEL?
    Não entendo como tudo em relação a ele é suspeito e ninguém faz nada!

    ResponderExcluir
  3. Humanos ainda na fase de "meninos disputando um carrinho", puxando cada qual de um lado, gritando: "É meu! É meu!" e o leão com "cara de tacho" não entendendo neca de pitibiriba dessa guerra infantil por causa dele, que em verdade não é nem de um nem de outro, muito pelo contrário. Aff Maria!

    ResponderExcluir
  4. Vocês assistiram ao Domingo Espetacular ontem, na TV Record? Fizeram a matéria 90% com o cara do Paraná, e 10% com o de SPaulo. Ficou muito claro, para mim, que a TV Record estava apoiando o do Paraná. E ele ainda deu entrevista dando risada o tempo todo de sua atitude, tipo contando vantagem. E ainda por cima, revelou que a caminhonete onde a caixa com o leão foi colocada pifou, e tiveram que pedir carona para um caminhoneiro, omitindo que tinha um leão dentro da caixa, porque senão ele não daria a carona!!!!! Que palhaçada! Me poupem!

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪