10/04/2014

Secretária Regina Becker deixa o cargo da SEDA de Porto Alegre - RS

Eu não sabia que ela ia sair... Leiam sua mensagem de despedida do cargo e sobre a posse do atual Secretário.
______________________

Mensagem de Regina Becker

Parceiros da causa animal:
É com um imenso carinho e gratidão que me despeço de vocês, ao comunicar meu desligamento como titular da Secretaria Especial dos Direitos Animais (SEDA) de Porto Alegre. 

Saio com a certeza de que construímos juntos um dos mais difíceis e gratificante trabalho e levo comigo as histórias e experiências compartilhadas por todos aqueles que também acreditam numa sociedade
sem discriminação social, racial e de gênero. São as mais fortes lembranças e fontes de motivação para os meus novos desafios, na vida profissional e pessoal.

Continuarei militando na causa animal em outras instâncias, sempre acreditando que o melhor patrimônio das instituições são vocês - homens e mulheres que, com compromisso e total dedicação, constroem dia a dia uma nova realidade para os nossos amigos bichos, consolidada através de ações na defesa animal.

O reconhecimento do Poder Público de que os animais são, sim, sujeitos de Direitos é, sem dúvida, relevante para o efetivo exercício da cidadania. Mais do que um compromisso social, o vejo como missão precípua e intrínseca de qualquer cidadão que transforma princípios e valores em atitudes que beneficiam toda a sociedade, incluído neste contexto qualquer ato contrário à prática de maus-tratos aos animais. Esta é uma missão pela qual é fácil se apaixonar, considerando os desafios que a cercam e a devoção que anima os que a ela se entregam de corpo e alma.

Sinto a dor que eles sentem; ouço o clamor em forma de súplica, através dos seus olhares; tenho por eles compaixão e minha vida, desde muito pequena, tem sido voltada a esta que é quase uma missão. Minhas ações sempre estiveram pautadas no mais sincero, puro e incondicional amor a todos os animais, indistintamente.

Me atrevo a dizer que quem vivencia experiências marcantes como as que nos foram possibilitadas frente à SEDA pode compreender essa relação tão estreita entre os animais, os homens e a natureza. E pode perceber que não há como simplesmente ignorar que todos os seres vivos – humanos ou não-humanos - têm o mesmo direito à existência, com respeito e dignidade.

Durante todo o período como secretária, dediquei o melhor de mim, o máximo do meu tempo e dos meus conhecimentos. Honrei a importante tarefa recebida quando de minha posse no cargo, em 19 de fevereiro de 2013: lutar pelos Direitos Animais e, através da SEDA, estabelecer e executar políticas públicas destinadas à saúde, proteção, defesa e bem-estar animal em nossa cidade. Essa tarefa exigiu de todos nela envolvidos planejamento, organização e atuação adequados para oferecer os resultados que a sociedade tanto almeja.

Coibir os maus tratos, conscientizar sobre a guarda responsável, reduzir a população de animais domésticos - cães e gatos, e promover a adoção balizaram as ações de nossa equipe de trabalho, a quem quero agradecer pela dedicação e união que sempre nortearam o desenvolvimento das atividades. Vocês acreditaram nos meus propósitos e comigo transformaram um sonho em realidade, por mais dura que muitas vezes ela possa ser.

Foi fundamental nesse processo de metamorfose a participação de todos os colaboradores diretos e indiretos, da rede de proteção animal, dos amigos, colegas e secretários municipais. Meu muito obrigada por tudo!

Meu agradecimento especial ao meu esposo, o prefeito José Fortunati, pela sensibilidade e “ousadia” em criar a SEDA, pioneira no Brasil e na América do Sul ao abordar a questão animal sob um caráter jurídico, cujo enfoque recai no princípio constitucional de que os animais têm direitos e, portanto, devem ser tutelados pelo Estado. Esta iniciativa corajosa possibilitou um fato divisor de águas na história da cidade em relação aos Direitos Animais, demonstrando uma visão e capacidade de contenção dos problemas mais contemporâneos e emergentes na capital gaúcha. Hoje, esta ação cuidadora cresce, traz resultados e é exemplo para outras cidades e para o país. Portanto, o meu profundo reconhecimento a esse companheiro de militância na causa, que sempre me acompanhou em todos os momentos e hoje me motiva a prosseguir na luta por esse ideal. 

Também não poderia deixar de citar o meu filho Bernardo, que desde os seus primeiros passos caminha ao meu lado e vivenciou experiências, inúmeros resgates e adoções. Nesta troca de saberes e aprendizado recíproco, com ele aprendi que a vida tem por objetivo doarmo-nos integralmente a outras vidas, para deixar o mundo melhor. Hoje, reside distante daqui, mas habita o meu coração e compartilha sentimentos verdadeiros de laços fraternos e de sincero afeto que nos mantém unidos. É ele o grande incentivador e o responsável por este novo caminho que agora me disponho a trilhar.

Há ainda um enorme horizonte a ser conquistado. E tenho a convicção de que o secretário-adjunto da SEDA, Maurício Silveira de Oliveira, saberá conduzir as ações com competência e sabedoria. Sua vida pública atesta essa premissa. E acredito, sinceramente, que face aos imensos desafios que continuarão surgindo, advirão muitas e infindáveis conquistas, frutos do engajamento entre o poder público, ONG’s, protetores e simpatizantes da causa animal de nossa cidade.

Por fim, devo registrar que me sinto extremamente gratificada por ter vivenciado a SEDA como voluntária desde seus primórdios, por ter tido a oportunidade de conduzir esse novo olhar e, acima de tudo, por integrar um governo que trabalha voltado a um projeto maior de sociedade, não excludente dos Direitos Animais.

Obrigada pelo privilégio!

FONTE: Boletim da SEDA
_____________________


Maurício Oliveira assume a titularidade da SEDA

O secretário adjunto Maurício Silveira de Oliveira foi empossado, na sexta-feira (4), como titular da Secretaria Especial dos Direitos Animais. Ele assumiu o lugar de Regina Becker, que vai se dedicar às ações de primeira-dama de Porto Alegre. A cerimônia foi realizada no Salão Nobre do Paço Municipal.

Em seu discurso, Regina disse que deixa o
cargo com o sentimento de que fez tudo que podia pelos animais e que conhece e confia plenamente na equipe e no secretário Maurício para dar continuidade ao trabalho, que iniciou em julho de 2011: “A nossa missão exige dedicação, perseverança e muito amor. Ainda há muito o que se fazer em Porto Alegre, a cidade com o maior número de animais domésticos do Brasil. E eu tenho certeza que a equipe da SEDA vai vencer cada um dos desafios.”

O novo secretário, por sua vez, disse que nesta parceria com Regina Becker, durante um ano, evoluiu como pessoa e aprendeu com ela a olhar para a questão animal por uma nova ótica. O seu objetivo à frente da SEDA segue o mesmo: fortalecer  as estratégias traçadas, visando consolidar a SEDA como órgão público de referência nacional na defesa, proteção e bem-estar dos animais.

Maurício Silveira de Oliveira é formado em Ciências Políticas e Econômicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

FONTE: lproweb

4 comentários:

  1. Espero que esses nobres sentimentos estendam-se por Santa catarina - local que maltrata tanto os pobres animais - e pelo restante deste país. Parabéns, srª Becker!

    ResponderExcluir
  2. Faço coro com a Marcia. Que Santa Catarina cuide mais de seus animais e pelo litoral terminem com esta barbaridade que é a Farra do Boi!
    Parabéns pelo trabalho a frente da SEDA! Continue lutando pela causa animal, sra. Becker!
    Lígia

    ResponderExcluir
  3. Ana Lucia Nunes14/04/2014, 11:00

    Não entende a política desse país.
    Não dizem que time que ganha não se mexe ?

    ResponderExcluir
  4. gessi rodrigues.01/12/2014, 20:21

    pelo amor quem vai cuidar dos cavalos .eles estão cada vez mais maltratados por esses malditos carroceiros.

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪