11/04/2014

Justiça afasta diretoria da Sociedade Protetora dos Animais por maus-tratos - MG

Sei não, vale uma reflexão?
_______________



Denúncias de maus-tratos e condições precárias de higiene levaram o Tribunal de Justiça de Minas Gerais a afastar temporariamente a diretoria da Sociedade Mineira Protetora dos Animais. A 2ª Câmara Cível decidiu pelo afastamento nesta terça-feira (8).

A relatora do processo, desembargadora Hilda Teixeira da Costa, votou contra o afastamento, mas foi
vencida pelos desembargadores Afrânio Vilela e Caetano Levi Lopes. A saída da atual diretoria deve ser imediata e um interventor nomeado pela Justiça será responsável por organizar novas eleições. A presidente da SMPA, Kênia Fonseca Campos, e o vice-presidente, Carlos Aberto Marchetti, não foram encontrados pela reportagem do R7. Além deles, devem deixar o cargo 11 conselheiros. A Justiça também determinou que a Cemig suspenda o cadastro de doações para a SMPA que são feitas via conta de energia.

A denúncia

Entidades de defesa animal levaram o caso para a Delegacia Especializada em Crimes Contra o Meio Ambiente, o Ministério Público e Assembleia Legislativa em 2012. Eles acusavam a SMPA a maltratar cães e gatos submetidos a situações como falta de atendimento médico e comida, superlotação e sujeira. Ex-funcionários gravaram vídeos que mostram gatos mortos deixados no canil e cachorros comendo rodeados de baratas. Os denunciantes apontaram que haveria até mesmo casos de canibalismo com os animais mortos.

O MP entrou com ação na Justiça, mas o pedido de afastamento foi negado em primeira instância. O canil fica no bairro Guarani, região nordeste de BH, e comporta cerca de 500 cães e gatos.

Fonte: R7

3 comentários:

  1. Nesta foto, dá para ver que há sinais de umidade... só isso ! O ambiente parece estar limpo e os animais parecem saudáveis... claro, não estão "obesos" .... sei não... Evelina.

    ResponderExcluir
  2. Sou da Voluntária da Smpa a alguns anos e o que o R7 esta postando não é verdade,esta misturando coisas da diretoria antiga da Sociedade. Lá atualmente tem 200 animais,não há maus tratos e a diretoria esta sendo afastada por um simples capricho do Promotor de Justiça Wagner Lúcio Teixeira Leão. A história verdadeira é: A diretoria antigo foi afastada pelo Ministério Público em Agosto de 2012 e imediatamente foram convocados por cartas os antigos doadores da conta da Cemig para votarem e formarem chapas para se elegerem e também publicaram no jornal super ou aqui não me lembro mais qual jornal foi. Mas ninguém queria na época assumir ou participar das eleições pois ninguém queria pegar a entidade com tantas dividas e problemas. Então na época assumiu essa diretoria atual que foi chamada no Ministério Público para assinar um TAC (termo de ajuste de conduta) no qual este promotor exigia da nova diretoria se responsabilizasse pelos erros dos outros e no qual este TAC não foi assinado e o Promotor de Justiça Wagner Lúcio Teixeira Leão ficou nervoso e disse que iria entrar contra a nova diretoria e que enquanto ele não tirasse não iria sossegar,e foi o que deu. Ma pedimos a todos os Belorizontinos que sabe onde é o abrigo para ir lá durante o horário de expediente e verificarem a verdade e enxergarem que não há maus tratos e nem 500 animais e que estas denuncias que o R7 esta soltando é caluniosa e também esta emissora não procurou ninguém da diretoria,pois se tivesse procurado tinha conseguido falar com eles. Horário de funcionamento do abrigo: 9:00 as 12:00 e de 13:30 as 17:00 de segunda a sexta e Sábado de 9:00 as 12:00 horas.

    ResponderExcluir
  3. Ana Lucia Nunes23/04/2014, 11:16

    Teria que ter um grupo de protetores que fosse até lá, sem avisar, para verificar as condições do lugar, para não se cometer uma injustiça.
    Muitas vezes as pessoas retiram animais das ruas e não têm condições financeiras e nem lugar adequado para cuidar deles da melhor forma possível.
    E aí fica a questão: o que é pior ?

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪