25/04/2014

China aprova pena de prisão para quem comer carne de animais raros

Esta gente.... por que não proibiram também comer a carne de animais como cães, gatos, bois, porcos e todos mais? por que a distinção?
____________________________

O Legislativo chinês aprovou nesta quinta-feira (24) uma medida legal que prevê pena de prisão para as pessoas que forem flagradas comendo carne de animais raros, informou a imprensa oficial.

Panda gigante é um dos animais raros cuja carne está proibida para consumo na China
(Foto: China Daily/Reuters)

Segundo a agência de notícias oficial Xinhua, o governo da China considera 420 espécies de animais
selvagens raros ou ameaçados de extinção. Os animais incluem pandas gigantes, macacos dourados, ursos negros asiáticos e pangolins, acrescentou.

O Comitê Permanente do Congresso Nacional do Povo (NPC, na sigla em inglês) aprovou uma nova interpretação da Lei Criminal da China em uma sessão bimestral, de acordo com a Xinhua. O NPC, a mais elevada legislatura chinesa, reuniu-se em março. No entanto, o Comitê Permanente do NPC tem a autoridade de aprovar leis e fazer mudanças legais próprias.

Urso-negro-asiático também está na lista de animais raros cujo consumo é crime na China
(Foto: WWF/Peking University)

De acordo com a interpretação legal aprovada nesta quinta, as pessoas que comem a carne dos animais na lista ou os compram para outros propósitos serão considerados violadores da lei criminal.

Dependendo do crime, os violadores poderão ser condenados a até dez anos de prisão, prosseguiu.

A matança de animais de espécies ameaçadas e o uso de partes de seus corpos - como chifres de rinocerontes e barbatanas de tubarão - na medicina tradicional e como iguarias foi apontada como uma ameaça global.

A demanda dos cada vez mais ricos consumidores asiáticos tem sido culpada por ajudar a alimentar o comércio.

China aprova pena de prisão para quem comer pangolins, entre outros animais (Foto: AFP)

Em fevereiro, o grupo ambientalista global International Union for Conservation of Nature, com sede na Suíça, identificou mais de 11 mil espécies ameaçadas, muitas das quais são objeto crescente do tráfico internacional.

A nova interpretação da lei chinesa esclarece o papel das pessoas que compram ilegalmente animais caçados, acrescentou o relatório.
"Ela determina que comprar sabidamente animais selvagens originários de caça ilegal é passível de penas de no máximo três anos de prisão", acrescentou a Xinhua.

"De fato, os compradores são um grande motivador para a caça ilegal em larga escala", disse a jornalistas Lang Sheng, vice-diretor da Comissão de Assuntos Legislativos do Comitê Permanente do NPC, segundo a Xinhua.
A agência de notícias chinesa indica ainda que a interpretação da Lei Criminal pelo NPC foi a décima desde que entrou em vigor, em 1997. Ainda de acordo com a Xinhua, a lei sofreu nove emendas.

Fonte: G1

3 comentários:

  1. Uma bola dentro pelo menos ... mingau quente tem que ser comido pelas beiradas.

    ResponderExcluir
  2. A Lei que beneficia apenas os animais em extinção é cega e surda para aqueles "não raros"que continuarão sendo extintos para o voraz apetite de humanos insaciáveis, porque sem nutrir-se de amor e compaixão, continuarão insatisfeitos mesmo repetindo muitas vezes o prato indigesto,sem conseguir matar sua FOME.

    ResponderExcluir
  3. nunca vi um povo tao FDP que nem esse

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪