26/02/2014

PM raciona alimentação de cães - outras matérias revoltantes

Ontem contamos aqui sobre o Governador do Paraná que mandou reduzir pela metade a ração dos cães da PM. Hoje estou publicando outras 2 matérias sobre o assunto. Selecionei um trecho para a gente ficar bem mais revoltada:
Em nota, a PM informou que a situação deve se normalizar no início de março, quando será licitado um novo estoque de ração, e acrescentou que “a medida de racionamento visa preservar a saúde dos semoventes, mediante orientação médico-veterinária”.

Parece que a repercussão foi grande e daí hoje foi publicado que "Governo do Paraná determina compra de ração".... Imagino o que o Governador recebeu de protesto.....
_________________________


Animais estão comendo 400 g diárias, metade do usual
A Polícia Militar admitiu ontem que a alimentação dos cães vem sendo racionada desde a última quinta-feira. Vazado à imprensa, um documento interno da Diretoria de Apoio Logístico da PM determinou que o volume diário de ração fosse limitado a 400 gramas por animal “até que se normalize o abastecimento de ração no Canil Central,” sediado em Curitiba. A redução da cota de alimentação dos cachorros provocou a reação de entidades policiais e da Sociedade Protetora dos Animais de Curitiba (Spac). O caso é mais um episódio que aponta para a
escassez de recursos das forças de segurança do Paraná.

Além do Canil Central – que abriga 38 cães de busca e salvamento e farejadores de drogas –, a medida afeta outras 15 unidades policiais espalhadas pelo estado. Enquanto vigorar o racionamento, os animais ficarão “baixados”, ou seja, não participarão de operações. “Só deverão ser utilizados em casos excepcionais”, consta da orientação da PM.

A Associação de Defesa dos Direitos dos Policiais Militares (Amai) e a Associação dos Praças dos Paraná (Apra) prepararam ofícios que serão encaminhados ao Comando da PM, pedindo informações sobre a limitação. A Spac também cobrou respostas e acompanha o caso de perto.

Segundo a Apra apurou no Canil Central da PM, a cota de 400 gramas de ração diária corresponde, em média, à metade do que os cães consomem normalmente.

A professora de Medicina Veterinária da PUCPR, Ana Paula Sarraff, diz que, sem dados como peso e estado corpóreo de cada cachorro, é difícil prever o impacto que a dieta forçada pode provocar. Ainda assim, ela ressalta que não é “recomendável” manter o racionamento por um longo período. Em nota, a PM informou que a situação deve se normalizar no início de março, quando será licitado um novo estoque de ração, e acrescentou que “a medida de racionamento visa preservar a saúde dos semoventes, mediante orientação médico-veterinária”.





Governo do Paraná manda reduzir ração de cães da PM para apenas 400 g por dia Notícias

Fonte: Banda B
Os cães da Polícia Militar estão sofrendo com racionamento de comida. A denúncia foi feita pelo jornal Tribuna do Paraná nesta segunda-feira (24). A reportagem de Jadson André, mostra que, na quinta-feira, a Diretoria de Apoio Logístico da PM emitiu comunicado recomendando que todos os comandos regionais da polícia que possuam canis deveriam dar apenas 400 gramas de ração por dia para cada cão. Segundo alguns policiais que fazem o tratamento dos animais, cada cão recebe em média um quilo e meio de ração diariamente.

Segundo o documento que a Tribuna teve acesso, a recomendação também instruiu os policiais a não usarem os cães em trabalhos rotineiros, só podendo retirá-los do canil em casos excepcionais. “Tememos que, se essa medida continuar por muito tempo, venha afetar a saúde dos animais. Muitas ocorrências poderão ser prejudicadas sem o emprego dos cães”,
disse um soldado da PM, que preferiu não ter o nome divulgado. Ele trabalha no Canil Central da Polícia, na Rua Tomaz Otto, Pilarzinho.

Caristia
Além desta unidade, nos outros 16 canis da corporação, espalhados pelo estado, os cães também estão sendo alimentados com menos da metade da ração diária que costumavam receber. De acordo com o documento, a ordem só será revogada quando o abastecimento do canil central for normalizado.

Os animais utilizados pela PM são das raças labrador, rottweiler, pastor alemão, blood hund, pastor belga mallinois, cocker espaniel, cane corso e dobermann.

Reação
A presidente da Sociedade Protetora dos Animais de Curitiba, Soraia Simon, ficou revoltada com a denúncia e disse que já pediu esclarecimentos do Batalhão da Polícia Ambiental do Paraná. “Isso é difícil até de acreditar. Não é possível. Esses animais não podem receber menos comida, seria maus-tratos, sem dúvida nenhuma, e isso não pode ser aceito. Vamos aguardar a resposta do Batalhão da Polícia Ambiental e tomarmos providências, caso esse absurdo se confirme”, disse Soraia à Banda B.

Resposta PM
A Polícia Militar informa que não está faltando alimento para os cães da corporação, apenas houve um racionamento na quantidade diária para que não falte comida até a licitação para compra de ração, que deve ocorrer nos primeiros dias de março. Importante esclarecer que a medida de racionamento visa preservar a saúde dos semoventes da PMPR, mediante orientação médico-veterinária, respeitando encaminhamentos de ordem administrativa que provocaram reanálise do procedimento licitatório iniciado no segundo semestre de 2013, consoante o contexto geral de austeridade fiscal do Governo, os quais estão sendo sanados.


O Comando Geral já foi oficiado pela AMAI para prestar informações sobre o ocorrido.

FONTE: AMAI

7 comentários:

  1. Absurdo demais, chega a ser inacreditável que uma coisa destas aconteça.

    ResponderExcluir
  2. Deveriam mandar racionar a quantidade de benefício que o Governador e dos demais políticos têm. Deixar os pobres animais com a comida racionada é o fim.

    ResponderExcluir
  3. tenho vergonha de ser brasileiro.policiais ganhando pouco e seus cães com pouca comida

    ResponderExcluir
  4. TENHO VERGONHA DE SER BRASILEIRO. POLICIAIS GANHANDO POUCO E CÃES COMENDO POUCO, SÃO TRABALHADORES DE ALTA IMPORTÂNCIA PARA NOSSA SEGURANÇA.

    ResponderExcluir
  5. Se faltou ração foi por que algum incompetente não planejou a compra corretamente ou algum safado está desviando do estoque !

    ResponderExcluir
  6. Com certeza o que faltou foi planejamento, esse é um mal crônico na Policia Militar do Paraná; na verdade falta comprometimento de muitos Oficiais com a função que exercem, ou deveriam exercer.

    ResponderExcluir
  7. Engraçado, não se ouviu falar em racionamento de cargos em comissão e funções gratificadas, nem a redução delas, o que já seria uma GRANDE ECONOMIA !!! Um monte de coça-saco no cabide de empregos. Pra isso tem grana!!!

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪