O NEGÓCIO É ESTAR VIGILANTE.
Quando temos pessoas e ONG´s no local, tudo é possível. Graças a Deus, o pessoal da Late e Mia e a ASPAC, mandaram muito bem!!!! Publicamos todo histórico com vídeo e tudo. É só acompanhar abaixo:
___________________________
Cães são levados para abrigo em Sapucaia
Quando temos pessoas e ONG´s no local, tudo é possível. Graças a Deus, o pessoal da Late e Mia e a ASPAC, mandaram muito bem!!!! Publicamos todo histórico com vídeo e tudo. É só acompanhar abaixo:
___________________________
Cães são levados para abrigo em Sapucaia
Após o Canil Municipal de Caratinga ser alvo de denúncia por maus-tratos aos animais, a prefeitura começou a tomar as primeiras providências sobre o caso. Nesta tarde de sexta-feira (03/01), uma equipe da Vigilância em Saúde foi ao local e retirou sete cães que ainda permaneciam no canil.
Os animais foram levados para a Associação Protetora dos Animais de Sapucaia – a Latemia. Marta Lopes, presidente da entidade, recebeu os cães com carinho.
“Tem uma doutora que vai dar uma olhada pra gente, ela vem neste fim de semana. Ela vai ver como estão esses cãezinhos, mas primeiramente, eu já vou vermifugar os cães e eles vão receber muito carinho”, disse a presidente da Latemia.
Com a retirada dos cães, a prefeitura informou que a partir de agora, o Canil Municipal ficará desativado por tempo indeterminado devido não oferecer condições adequadas aos animais. Segundo a assessoria de comunicação social, o canil estava funcionando em um espaço provisório.
Os sete cães foram para o abrigo de animais em Sapucaia porque a prefeitura já possui um convênio com a Latemia desde outubro do ano passado. Uma entidade filantrópica e sem fins lucrativos, que tem como missão preservar os direitos dos animais.
A Latemia foi fundada em 31 de maio de 2009, de lá pra cá, a Associação Protetora dos Animais de Sapucaia já abriga, em média, 160 cães e 50 gatos. Os animais abandonados recebem os cuidados da entidade até que eles consigam um lar definitivo.
Neste mês de janeiro, segundo a prefeitura, o convênio com a Latemia será ampliado. “A gente vai ampliar esse convênio porque nós fizemos por um período de três meses, que foi para comprar comida. E na realidade, eu tirei uma parte desse convênio, aluguei esse sítio para a gente estar podendo cuidar dos cães. Porque em Sapucaia está muito difícil. Então, a gente renovando o convênio, nós poderemos tirar os cães das ruas, castrá-los e vaciná-los”, destacou Marta.
Por ser uma entidade sem fins lucrativos, a Latemia sobrevive de doações para acolher e abrigar os animais abandonados, que depois são colocados à adoção. Marta pede a colaboração da população, que possa contribuir com ração, seringas e remédios para os cães e gatos mantidos sob os cuidados da Latemia. “Essas doações podem estar sendo feitas por meio do telefone da Latemia que é (33) 3318-2216”, disse.
Fonte: Super Canal
------------------------------------------
Canil Municipal de Caratinga é denunciado por maus-tratos
Aspac vai acionar Justiça
Cães aparentemente doentes precisando de cuidados e vagando em meio à sujeira. Há fezes de animais por toda a parte. Essa foi à cena registrada pelas câmeras de jornalismo do Super Canal nesta manhã de quinta-feira (02) no Canil Municipal de Caratinga.
A situação de abandono do canil chegou ao conhecimento da Aspac – Associação Protetora dos Animais de Caratinga, após uma denúncia.
Ontem (01/01) membros da Aspac acionaram a Polícia Militar e foram ao local para registrar um boletim de ocorrência. Para o cidadão caratinguense Luiz Gustavo, que acompanhou tudo, um cenário lamentável. “Isso aqui não é um canil, é um inferno. Só quem veio aqui, que viu a situação desse canil, sabe o que estou falando”, disse Luiz Gustavo.
Apesar de ter água e ração no local, o Super Canal teve acesso a um vídeo gravado ontem que mostra um cão ainda filhote se alimentando de um animal morto em cima de uma grama.
Fotos também denunciam que ontem havia outros cães mortos dentro de um saco plástico pendurado em uma grade. A cena revoltou Luiz Gustavo, que é um defensor dos animais.
“Uma cena deplorável. Ontem a gente veio aqui tinha animal morto do lado de fora e agora pela manhã, simplesmente sumiu. Então alguém veio aqui, recolheu os animais mortos. Quer dizer, alguém está sabendo. E por que continua esse inferno aqui? O que a gente quer saber é cadê o responsável? Porque isso aqui é desumano”.
Diante da situação dos animais, A Aspac informou que já buscou apoio de outros órgãos de defesa dos animais e está tomando as providências necessárias junto à Justiça. A Aspac também pede ajuda à população para adotar os cães do canil ou abrigá-los em um lar temporário.
“Eu espero uma atitude. Eu não sei se é uma atitude dos vereadores, que têm que fiscalizar, ou do responsável por isso aqui. Agora eu espero uma solução. Eu queria muito a resposta dos órgãos competentes quanto à solução para esse Canil Municipal”, destacou Luiz Gustavo.
Sobre a denúncia envolvendo o Canil Municipal, a Prefeitura de Caratinga informou por meio de uma nota de esclarecimento que:
*De acordo com a Lei, o prazo para que cada cão permaneça no Canil Municipal é de 7 dias. No caso, os cães que foram encontrados pelos denunciantes, estão no canil há pelo menos 4 meses, desde que a Prefeitura iniciou a recolha e vem mantendo os animais alimentados e monitorados;
*A Prefeitura adotou esta medida para evitar a eutanásia e iniciou uma campanha de adoção, por meio da qual 6 animais saudáveis já foram adotados;
*Quando a Prefeitura de Caratinga reabriu o Canil Municipal contou com a parceria de duas entidades: ASPAC e LATIMIA que se comprometeram em colaborar para que cães adultos e filhotes dos cães fossem encaminhados para adoção, evitando que fossem parar nas ruas;
*A Prefeitura de Caratinga tem um convênio com a LATIMIA, entidade que recebe regularmente uma verba para a manutenção dos animais. A Prefeitura ampliará este convênio ainda neste mês de janeiro e entregará à entidade os animais castrados, por meio de um mutirão de vacinas, para que a LATIMIA os mantenha até que se consiga que sejam adotados;
*Todos os cães que se encontram no Canil Municipal – instalações provisórias – foram recolhidos nas ruas, uma vez que a Prefeitura não recolhe animais nas casas (saudáveis), pois incentivamos a posse responsável;
*Nesta situação, não se sabe quais as doenças que têm estes cães recolhidos nas ruas, há quanto tempo não bebem água ou se alimentam: a princípio, os cães que se encontram nas ruas são abandonados pelos donos por estarem já doentes;
*Quando chegam ao Canil Municipal a Vigilância em Saúde faz o controle da Raiva e da Leishmaniose para evitar que outros cães sejam contaminados;
*Abandono no canil: há pessoas que vão até o canil e abandonam seus animais doentes.; muitas das vezes estes animais são abandonados muito doentes ou mesmo já mortos. Esta situação acontece também nas entidades LATIMIA E ASPAC;
*A partir de fevereiro, a Prefeitura realizará um mutirão de castração, iniciando assim o controle da reprodução animal no município.”
FONTE: Tv Super Canal
Só espero que a prefeitura cumpra com o acordo, indefinidamente.
ResponderExcluir