Parece que está se tornando um consenso mundial, né mesmo? muito bom.... aos pouquinhos chegaremos lá..... se bem que, se demorar muito, a gente adianta.....
_________________Foto Reprodução - Google |
Em sua primeira declaração importante sobre os animais, Tutu disse:
“Eu passei a minha vida lutando contra a discriminação e a injustiça, quer as vítimas sejam negros, mulheres ou gays e lésbicas. Nenhum ser humano deve ser alvo de preconceito ou o objeto de difamação ou negar seus direitos básicos.
Mas há outras questões de justiça – não só para os seres humanos, mas também para outras
criaturas sencientes do mundo. A questão do abuso e crueldade que infligimos a outros animais tem que disputar nossa atenção no que às vezes parece uma agenda moral já lotada. É fundamental, porém, que esses casos de injustiça não sejam esquecidos”.
criaturas sencientes do mundo. A questão do abuso e crueldade que infligimos a outros animais tem que disputar nossa atenção no que às vezes parece uma agenda moral já lotada. É fundamental, porém, que esses casos de injustiça não sejam esquecidos”.
As observações foram feitas em seu prefácio ao Guia Global de Proteção Animal, editado pelo teólogo de Oxford Professor Andrew Linzey, Diretor do Centro de Oxford para a Ética animal . Foi publicado pela Universidade de Illinois em 30 de dezembro de 2013.
Ele também diz:
“Eu vi em primeira mão como a injustiça fica esquecida quando as vítimas são impotentes ou vulneráveis, quando não tem ninguém para falar por elas e nenhum meio de representar-se a uma autoridade superior. Os animais estão precisamente nessa posição. A menos que estejamos conscientes de seus interesses e falar em voz alta em seu nome, abuso e crueldade passarão em branco.
É uma espécie de loucura teológica supor que Deus fez o mundo inteiro só para os seres humanos, ou supor que Deus está interessado em apenas um dos milhões de espécies que habitam sua boa terra. ”
FONTE: Veggi & tal
QUE MARAVILHA, SÓ RESTA ESPERAR QUE O POVÃO O ATENDA E ENTENDA.
ResponderExcluirMARILENE
Como se vê, os católicos também se interessam pelos direitos dos animais. DSei que muitos falham miseravelmente, nas não se pode generalizar. O Bispo Desmond Tutu (que é uma pessoa prestigiada) falou uma coisa importante: mais a injustiça fica esquecidsa quanto mais impotentes ou vulneráveis forem as vítimas. Isso inclui animais silvestres, de criação e estimação; os nascituros humanos (vítimas do aborto); crianças abusadas por pedófilos e coagidas ao silêncio (por isso admiro o filme "Hard candy" com Ellen Page, onde a adolescente Hayley Stark faz gato e sapato do tarado). É bom que autoridades da Igreja como Desmond Tutu falem claramente em favor dos animais. Muito bom mesmo. Sou católico e sempre lamento quando vejo alguns irmãos da fé se mostrarem frios em relação a esse assunto. abs Miguel
ResponderExcluirSempre li reportagens relacionadas a luta de Desmond Tutu, mas é a primeira vez que o vejo falar pelos animais. Acho que todos estão se encorajando através do Papa Francisco.
ResponderExcluirnossa!! eu amei sua consideraçâo para com os animais, que merecem sim todo amor e respeito porque sâo vidas criadas por deus. esse reportagem do Bispo deveria ser divulgado em todas as redes sociais
ResponderExcluir