A que ponto nós chegamos.... mas, é verdade.... em todas as clínicas veterinárias e, brevemente, todos os abrigos terão câmeras de vigilância na porta..... pior que tinha que ter uma carabina, também, para ser acionada na hora, né não? íamos adorar......
______________________
Instalação de equipamentos para vigilância busca reduzir os casos de bichos abandonados pelos donos em frente ao local
Bastaram alguns minutos após Fátima Garcia deixar o Abrigo São Francisco de Assis (antigo Quatro Patas), em Linha João Alves, para que um homem se aproveitasse do momento para descartar mais um cachorro em frente ao local. A cena de abandono, registrada pelas câmeras de vigilância da entidade na noite da última terça-feira, 7, se torna ainda mais frequente nesse período do ano, quando as pessoas
saem de férias. As câmeras, instaladas em diferentes pontos do abrigo, são uma tentativa de coibir essa prática.
saem de férias. As câmeras, instaladas em diferentes pontos do abrigo, são uma tentativa de coibir essa prática.
Segundo Fátima, presidente do abrigo, a decisão de adquirir os equipamentos é uma forma de tentar evitar que mais animais sejam abandonados. “As pessoas usam isso como desculpa. Como deixam em frente ao abrigo, elas não se sentem culpadas. Isso também é abandono. Elas sabem que a gente vai tratar do animal, que não vai passar fome. Só não pensam que o bicho sente falta do dono e se sente abandonado”, alerta. Com a instalação das câmeras, ela pretende aumentar as chances de garantir alguma punição para as pessoas que abandonam os animais.
Nas imagens registradas pouco depois das 20 horas, do dia 7 de janeiro, um homem com um capacete de motociclista, que impede sua identificação, se aproxima do portão do abrigo caminhando. Ele carrega uma cadela no colo. Em seguida, amarra o animal na entrada do prédio. A cachorra, que aparentemente tem cerca de oito meses, tenta seguir o dono, mas está presa. O homem deixa o local logo depois e parte em uma motocicleta.
Atualmente, o local já abriga 180 animais. Um número considerado alto pela presidente. O ideal, segundo Fátima, seria que o espaço contasse com, no máximo, 100 animais. Dessa forma, seria possível garantir um maior bem-estar aos bichos.
Apenas no mês de dezembro outros 30 animais foram recolhidos ao local por estarem abandonados nas ruas. O abrigo já teve que cancelar o recebimento de animais, em 2009, quando o número de bichos chegou a mais de 300. Apenas os animais feridos ou encaminhados pelos associados eram recebidos.
FONTE: Gazeta do Sul
FONTE: Gazeta do Sul
Oi, Sheila
ResponderExcluirNós, do grupo de proteção aos animais do vale do ribeira ( GPA) adotamos as câmeras de monitoramento como prioridade para tentar impedir o abandono de cães e gatos em nossa sede. Junto com as câmeras, colocamos placas com avisos que abandono é crime punível com prisão. As câmeras têm longo alcance e filmam à noite também . Nossa meta é identificar , inclusive, placas de veículos para fazer boletim de ocorrência e punir os responsáveis. Além, claro, da intensa divulgação do abandono nas redes sociais. Desde que implantamos as câmeras há três meses, não tivemos abandono. Recomendamos o uso dos equipamentos por todos os protetores e ongs de proteção aos animais porque, de fato, inibem o abandono.
Márcia Colla- Ong GPA - Registro -SP
A utilidade das câmeras está na possível identificação de quem abandona.Não impede e nem minimiza o fato.A ONG SOScãopanheiros aqui de Saquarema tem câmeras e isso não impede o abandono. A diferença é que as pessoas que sabem da presença do dispositivo deixam os animais um pouco mais distantes da porta principal.Lamentável.
ResponderExcluirA Norma Valle disse o que eu estava pensando enquanto lia a matéria. A camera intimita o abandono no local vigiado. Mas infelizmente não demove a pessoa de abandonar um animal. A decisão quando tomada dificilmente tem volta, e só o acaso (que não existe) pode evitar uma sorte pior para o animal.
ResponderExcluirEles não abandonam nesses locais por causa da câmaras, mas abandonarão em outros como ruas, avenidas, rodovias, parques... A questão é de educação.
ResponderExcluir
ResponderExcluiros FDP sempre vão abandonar , mesmo que sejam longe das câmeras porque são covardes
sou totalmente a favor de câmeras
vou colocar cameras na casa do meu filho, quando minha netinha nascer em julho
e as babás vao ser avisadas antes de tentarem fazer qualquer merda com a criança
e Viva as Cameras !!!
Meu maior receio é que se a repressão ao abandono ficar muito cerrada os animais começarão a ser mortos porque e fato que levará muito tempo ainda para que as pessoas com esse tipo de coração mudem os seus sentimentos!!
ResponderExcluirE de várias formas possíveis, pois é fato de que pessoas que mataram animais por envenenamento, afogamento, injeção letal, pauladas, etc, continuam livres e impunes como se nada de ruim tivessem cometido. As ONGs, canis, clínicas, pet shop se livram do problema, mas os animais não.
Excluir