08/11/2013

Hotéis de luxo riscam do menu café feito de crueldade animal

Se quiserem ler nossa postagem em setembro a respeito, vejam neste link:
Para quem não sabia, civetas são maltratados para produzir café mais caro do mundo

*******************

Por pressão de grupo ambientalista, três hotéis de Hong Kong suspenderam a oferta do Kopi Luwak, o café mais caro do mundo, feito a partir das fezes de civetas

São Paulo – Uma campanha feita pela Peta, organização que defende o tratamento ético aos animais, na Ásia, culminou na retirada do café Kopi Luwak, dono da fama de mais caro do mundo, do menu exclusivíssimo de três grandes hotéis de luxo de Hong Kong.

De saída, a relação de causa e consequência, pode não parecer muito clara. Afinal, o que os direito dos animais tem haver com a produção de café? Em se tratando da bebida de nome exótico em questão, tudo.

O Kopi Luwak esconde traços de crueldade animal. Isso porque a produção da bebida - feita
nas Filipinas e na Indonésia, a partir das fezes de um mamífero chamado civeta - tem forçado os animais a uma situação debilitante e que vem sendo denunciada por grupos de proteção aos animais, como a Peta.

Em muitos casos, os produtores confinam os civets em jaulas e os alimentam compulsoriamente a fim de garantir uma produção “em massa” dos grãos gourmet. Os grãos de café são extraídos das fezes do civeta e higienizados, conferindo um sabor suave e caramelizado, segundo seus apreciadores.

Segundo especialistas em café goumert ouvidos pelo jornal South China Morning Post, o quilo do Kopi Luwak pode chegar a custar US$ 400 nos Estados Unidos. A campanha da Peta, que começou em outubro, envolveu a publicação de relatórios com denúncias de crueldade aos animais e de registros em vídeo no Youtube e na mídia local (confira abaixo).

Os três hotéis que resolveram riscar o café do menu foram o Langham Hotel e o InterContinental Hotel, na cidade de Tsim Sha Tsui, e o Landmark Mandarin Oriental. Todos os porta-vozes dos três endereços disseram que os hotéis desconheciam a crueldade envolvida na produção do Kopi Luwak.

FONTE: Exame

5 comentários:

  1. Parece que não há sequer uma espécie animal no planeta que fique livre da crueldade do homem. Que triste.

    ResponderExcluir
  2. Crueldade infelizmente há em toda parte, mas parece que estes chineses associam bem a imundície em que vivem a práticas abomináveis de exploração animal. Oh, povinho merecedor de uma tsunami,...

    ResponderExcluir
  3. Realmente, em alguns lugares do planeta, a crueldade parece ser a ordem do dia, mas o que dizer da França, onde estão situadas as maiores empresas de cosméticos e perfumaria do mundo? e da moda, com suas abomináveis peles? Pobrezinhos dos animais, maldita raça humana...

    ResponderExcluir
  4. Essa crueldade com as civetas ter aumentado se deu por conta do filme "Antes de Partir", com os atores Jack Nicholson e Morgan Freeman.

    ResponderExcluir
  5. Para que a humanidade quer descobrir vida em outros planetas? Para invadir seus territórios, violentá-los e matá-los? Destruir sua flora e fauna? Fazer com o planeta de outros, o que fazem com o seu próprio?
    Afinal, quem o ser humano pensa que é?

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪