Uma denúncia levou a polícia e a prefeitura a fechar um canil irregular no Cajuru --bairro de classe média baixa da região leste de Curitiba-- nesta quarta-feira (23). Quarenta e um cães das raças lhasa apso, shitzu, yorkshire, poodle e pincher estavam guardados em pequenas gaiolas de madeira, sob um telhado de amianto, na garagem de uma casa.
Os animais, que segundo a prefeitura eram criados para venda, foram apreendidos e receberam chips de identificação. Em seguida, serão
encaminhados a uma ONG (organização não-governamental) ligada à SPAC (Sociedade Protetora dos Animais de Curitiba), que será responsável por avaliação veterinária e tratamentos contra pulgas e vermes.
encaminhados a uma ONG (organização não-governamental) ligada à SPAC (Sociedade Protetora dos Animais de Curitiba), que será responsável por avaliação veterinária e tratamentos contra pulgas e vermes.
"São cães de raça, com valor de venda no mercado. Entre os 41 cães, havia duas fêmeas com filhotes de poucos dias. A falta de um veterinário no local e de alvará caracteriza os maus-tratos", disse o diretor do departamento de Pesquisa e Conservação de Fauna da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Alexander Biondo.
Os proprietários do canil foram autuados em flagrante por maus-tratos a animais. O caso também deverá ser encaminhado ao MPE (Ministério Público Estadual), que poderá oferecer denúncia à Justiça. Da prefeitura, receberão duas multas de R$ 50 mil cada, por maus-tratos e comércio ilegal de cães.
O valor pode ser reduzido em até 90%, mediante recurso à prefeitura.
"Eles tentaram alegar que os animais não eram para venda, mas isso está caracterizado na denúncia, feita por uma cuidadora de animais, que simulou uma compra e a registrou em fotos e vídeos", disse Biondo.
Agora, os cães ficam sob os cuidados da ONG Salva Bicho e da SPAC até decisão judicial que autorize a adoção. Biondo afirmou que a prefeitura irá arcar com os custos de castração.
A prefeitura informou que trata-se do segundo caso de canil irregular descoberto em um mês em Curitiba.
No final de setembro, foi fechado um estabelecimento clandestino no Boa Vista (bairro de classe média na zona norte da cidade) onde estavam 119 cães de 11 raças, dos quais 58 eram filhotes, em situação precária de alojamento e sem acompanhamento de um responsável técnico.
Eles também foram encaminhados a abrigos temporários.
FONTE: Portal UOL
'O valor pode ser reduzido em até 90%, mediante recurso à prefeitura.' só isso aqui bem mostra crueldade de todos os lados, até do lado daqueles que tentam justiçar os animais. querer justiça onde o vilão pode recorrer de sua vilania é absolutamente ridículo e coloca por terra todos os esforços que protetores fazem diariamente. comentar o que diante de redução de multa?
ResponderExcluirPor isso, sou a favor de uma surra em cada um, bem dada. Já que a lei não resolve, não pune, não elimina o problema, voltemos ao tempo em que a vara que resolvia esse tipo de questão, era a de marmelo. E quem cuida, resgata, adota e se liga profundamente a um animal indefeso e amável, é chamado de acumulador, depressivo, anti-social ou revoltado.
Excluirentão pra que a multa ?? ,se pode ser reduzida em 90 por cento ? isso e alguma piada ? sera que não tem nenhum vereador ou deputado para elaborar um lei melhor para quem maltrata animais ? tanto politico inútil por ai , crando leis bobas que não tem nada a ver , e por isso que continuam a maltratar animais e cometer crimes ,nunca ninguem e punido , a única punição e dar cestas básicas e pagar um merreca de multa !
ExcluirIsso aí é um negócio e tanto. Filhotes de raças pequenas que custam caro no mercado (são raças "fashion") e dão pouca despesa, quando criados de qualquer jeito, que é o que esses mercadores de filhotes fazem; criam de qualquer jeito, não se preocupam com o bem estar dos animais que estão sob seus cuidados e despejam filhotes indiscriminadamente pelo mundo afora.
ResponderExcluirAs pessoas deveriam ter mais consciência de não alimentar esse comércio.
Silvan
Malditos cafetões de animais! Pior ainda, é quem compra!
ResponderExcluirGENTE ME AJUDA...AQUI PERTO DE CASA TEM UM CANIL GLANDESTINO,OS ANIMAIS TEM ATE DOENÇAS NA PELE E MAIS DE 100 CACHORRO...POR FAVOR AJUDE-ME A AJUDAR ESSES BICHINHOS...QUE ORGAO POSSO PROCURAR???MORO EM SALVADOR.ME AJUDEM...MEU EMAIL E ELSONDOSREIS@YAHOO.COM,BR
ResponderExcluirPolícia
Excluir