21/02/2013

Ativista discursa contra a pecuária em plenária do novo partido de Marina Silva

Bruno Pinheiro, ligado à FALA (Frente de Ações pela Libertação Animal) BR, representando o movimento pelo direito do animais, esteve no lançamento do partido da Marina Silva e conseguiu falar sobre questões  (pecuária) que quase nunca é possível. Houve uma intervenção da Heloísa Helena e gostaria muito que nossos leitores avaliassem, inclusive a réplica do próprio Bruno... Temos que pensar bem e reconhecer que o mundo não está 00001% preparado para ouvir questões como esta. Mas, particularmente, achei excelente a iniciativa de Bruno... muiiiiito bom.... romper barreiras sempre!!!! Parabéns!!!!!



Publicado em 17/02/2013
Contribuição da FALA - Frente de Ações pela Libertação Animal (www.fb.com/FALABrasilia) durante a plenária pela fundação do mais novo partido político do país, que tem como principal liderança Marina Silva.

Esse foi um evento no qual muito se falou a respeito dos ideais da ética e da sustentabilidade sem que
se fosse mencionado o maior inimigo destes: a PECUÁRIA... uma ameaça aos outros animais, ao meio ambiente, aos trabalhadores forçados a condições análogas ao de trabalho escravo, à vida dos povos indígenas e à de todos aqueles que levantam sua voz contra ela, como foi o caso de Chico Mendes, homenageado nesse mesmo evento.
Ao criticarmos a PECUÁRIA durante nossa contribuição (vale registrar que foi a primeira e única vez neste evento que essa palavra foi citada), fomos desrespeitados pelo mediador. Na filmagem, percebe-se claramente que a ex-senadora Heloísa Helena, durante nossa crítica, chamou o mediador e conversaram por alguns segundos. Logo em seguida o mediador disse: "AMIGO, EXISTE UM PEDIDO AQUI PARA ENCERRAR". E numa tentativa de ridicularizar nossa contribuição, o mediador afirmou que nossa crítica representava ideias pessoais, ou seja, o pensamento de uma única pessoa, e não o de todo um movimento: o Movimento dos Direitos Animais, representado no evento por várias pessoas.
Enfim, diante dessa situação, gostaríamos de registrar aqui nossa crítica também ao "Processo Democrático Inclusivo" tão defendido por esse novo partido durante todo o evento. Para ser realmente democrático e inclusivo, está constatado que falta algo. Ou seja, "NA PRÁTICA, A TEORIA É OUTRA".
Apesar desse acontecimento, continuaremos exercendo nossos direitos de cidadãos e participando da construção desse novo partido, porém EXIGIREMOS CADA VEZ MAIS DEMOCRACIA nesse processo E MUITO MAIS RESPEITO ao Movimento dos Direitos Animais, cuja defesa está incluída no Manifesto Político desse novo partido.
"Nós precisamos nos posicionar. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a vítima. O silêncio encoraja o torturador, nunca o torturado." (Elie Wiesel)
Atenciosamente,
FALA -- Frente de Ações pela Libertação Animal 
www.fb.com/FALABrasilia

P.S.: Sobre a crítica da Heloísa Helena ao termo "esquizoferenia moral", criado pelo Gary Francione, deixamos aqui o próprio Francione dar sua explicação:
"Algumas pessoas pensam que, ao usar o termo, eu estou estigmatizando aqueles que têm esquizofrenia clínica porque isso implica que eles sejam gente imoral. Peço profundas desculpas - e digo isso com toda sinceridade - se alguém tiver interpretado o termo desse modo, e certamente não foi essa a minha intenção. A esquizofrenia é uma condição reconhecida, caracterizada por um pensar confuso, enganado, iludido. Dizer que somos confusos e iludidos quanto se trata de questões morais não é dizer que aqueles que sofrem de esquizofrenia clínica sejam imorais. É apenas dizer que muitos de nós pensam sobre questões morais importantes de uma maneira completamente confusa, ilusória e incoerente. Eu certamente não estou dizendo que aqueles que sofrem de esquizofrenia clínica sejam imorais!
Dizer que a esquizofrenia moral estigmatiza os esquizofrênicos clínicos é como dizer que falar sobre 'o uso de drogas se espalhando como o câncer' estigmatiza as vítimas de câncer.
Espero que isso esclareça o que quero dizer ao falar sobre a nossa esquizofrenia moral quando se trata de ética animal. Também espero que esteja claro que não estou usando esse termo de um modo que transmita, ou tenha a intenção de transmitir, a ideia de que os esquizofrênicos clínicos são imorais." (Texto de 12 de agosto de 2009, pertencente ao Blog pessoal de Gary Francione)

4 comentários:

  1. Quando as pessoas falam muito apaixonadamente tendem a usar termos inadequados. Dizer que algo se espalha como um câncer é fazer referência à metastase, não é uma metáfora ofensiva. Até pq o câncer é algo a ser destruído. A esquizofrenia é uma doença relativamente controlável, mas altera o comportamento social da pessoa e, por enquanto, não tem cura. O câncer é tb estigmatizado pelo medo da morte. No caso da esquizofrenia, o doente é estigmatizado pelo sentimento gerado contra ele. Nossa sociedade têm contradições entre discursos, crenças e práticas, todavia há um nível de escolha nas práticas impetradas. A metáfora não foi muito adequada, mas Marina Silva entendeu de uma maneira tb rígida. Deu pra entender o que ele quis dizer sobre confusão mental, porém não é uma confusão, é algo pensado, há arbítrios nas escolhas.

    ResponderExcluir
  2. Certo, certo... "falar" uma palavra é condenável, já comer o cadáver de um ser que foi morto para encher a barriga de outrém, tudo bem... sim, o nome disto é, SIM, esquizofrenia moral - es-qui-zo-fre-nia mo-ral !

    ResponderExcluir
  3. Prego o Veganismo, SEMPRE, mas como disse a Sheila, o mundo não esta preparado.
    Na minha humilde opinião e se estivesse lá, falaria sobre a vergonha que é o transporte de animais vivos e começar a sensibilizar as pessoas quanto ao sofrimento absurdo que passam os coitados.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom mesmo, vou acessar a página e tentar participar de alguma forma, mesmo que seja à distância ou saber com antecedência quando houver eventos mais próximos dos quais eu possa participar, é disto que precisamos - representatividade contra a bancada ruralista e contra os pecuaristas para, ao menos, tentar melhorar um pouco a vida e morte miserável dos animais criados para consumo humano, pressionar os pecuaristas para acabar com a exportação de gado vivo. Não é fácil não mas é ADMIRÁVEL a disposição do grupo FALA, parabéns. Luisa Helena decepcionou mas é assim que a democracia acontece, diferentes opiniões precisam ser respeitadas, ainda que equivocadas ou discordantes.

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪