17/10/2012

Mais investidas para liberação da caça aos javalis... é dose!!!

Estes camaradas (leia-se caçadores) estão cada vez batendo mais forte para o governo brasileiro liberar a caça. Bem, eu tenho a impressão que as autoridades (leia-se Ministério do Meio Ambiente e IBAMA) estão convencidos que a "praga" dos javalis obtêm este destaque na imprensa por pura influência destes empresários que querem explorar a caça no país. 

Já falei que a única saída é o governo detonar os javalis (se é que, realmente, se tornou uma praga) por conta própria e não entregar nas mãos de caçadores que estão agindo na clandestinidade como todos nós sabemos muito bem. A imprensa quando não é comprada é cúmplice por ignorância total desta situação acabando por inverter toda situação dizendo que o "governo" está errado em proibir que matem os javalis. Reparem que eles falam em javaporcos e os jornalistas nem se questionam porque existe a mistura de javalis e porcos e qual é a culpa dos humanos em deixar que isto aconteça. 

Mal sabia eu que ao sugerir o art. 31 da Lei de Crimes Ambientais por conta de exemplos vistos na Austrália, estaria favorecendo uma situação como esta aqui no Brasil.  Pior é que as autoridades ainda não puniram nenhum dos criminosos que soltaram estes animais na natureza, né? 

É dose, gente!!!! pena que nem todos lêem nosso blog já que provamos por aqui toda esta patifaria.... Vejam a matéria no Jornal do Comércio abaixo e um vídeo da Tem Notícias publicado no dia 10/10/12

20 comentários:

  1. O pior é que, na janela aberta pra caça ao javali, NÃO TENHO A MENOR DÚVIDA DE QUE A PORTEIRA VAI SE ABRIR PRA TUDO QUE É ANIMAL !!! Esses desgraçados dos caçadores não conseguem ficar de rabo quieto, querem ver SANGUE. Vira e mexe vem um desgraçado com uma ideia dessas pra liberar a caça, tipo "os caçadores são os maiores conservacionistas do país, porque preservam as espécies ao não matar indiscriminadamente ...", e mais um monte de besteiras. Culpam os caçadores ilegais!!! Pode??? Dizem que se a caça fosse liberada todos seriam legais!!! É uma cara de pau que não tem tamanho. Gentalha!!! Ficam repetindo essas idiotices como se fossem verdades. Daí, os IGNORANTES de todas as cores repetem e repetem como se fossem disco quebrado. Cruz-credo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. desgraçado são pessoas como vc que não entende porra nenhuma de natureza e não ve que o javali é uma desgraça no mundo inteiro , tem o ofato 20 vezes mais apurado que um cão , come carne e tudo que ve na frente, destroi ninhos de aves que põe seus ovos no chão ,matam tatu pacas e qualquer animal nativo que encontre, uma femea tem sua primeira cria com 6 meses de idade entre 6 e 10 filhotes ,isto 3 vezes ao ano e sua vida fertil gira em torno de 14 anos ,, e só pra terminar dostrei plantas como pamlito, tuberculos e brotos em geral , destruindo todo a alimentaçaõ de catetos , capivaras , lobo guará e etc , podendo chegar a 150kl e comer o equivalente a um cavalo!! estuda mais sua besta!!!

      Excluir
    2. quantas hasneiras li aqui . querem comparar , ""igualar ""vida ,habitos e reproduçao entre capivaras e javalis . GENTE SEM NOÇAO .NA fRANÇA ANO PASSADO FORAM ABATIDOS 200.000(MIL) E O problema SÓ AUMENTA ,IMAGINE AQUI COM A CAÇA SUSPENSA . DIGO SUSPENSA PQ A CAÇA NO BRASIL TA suspensa desde 1965 e foi fechada por 30 anos e em 95 , apaixonadas pelos bichinhos tipo javali e ongs fizeram um aue danado e conseguirao]m deixaressa me"da que esta hj .
      aonde tem javali os bichos nativos tao sumindo ,e ainda tem protetores dos bichinhos criticando o ibama . ceis tao é loucos

      Excluir
    3. ai nao vai se tornar visivel NUNCA

      Excluir
    4. O que mais me chama atenção e o pessoal do Ibama serem tão inocentes. Parecem escoteiros!!Porque não são cadastradas essas propriedades para poder ser fiscalizadas, basta a localização por GPS. Para verificar o que realmente esta sendo caçado, é facil caçar paca, viado, queixada e outros. Basta carnear e fazer aquele churrasco no mato. Quem vai fiscalizar??Deveriam levar os famintos da africa para França...Imaginem essas grandes matilhas se deparando com uma ninhada de(maracajá, cachorro do mato, etc..) o que a femea vai fazer por instinto?! Defender sua cria! vai morrer na boca dessas matilhas ou morto pelos caçadores na justificativa de defender seus cães. É isso que fazem com os tamanduas.A maior inresponsabilidade desse assunto é que mais uma vez os certos pagaram pelos errados. Os criadores registrados serão pelo Ibama proibido de criar javali em todo território. Espero que os caçadores estejam feliz!!!Nos rios estão infestados de tilapias e não vejo o Ibama proibir sua criação. Talvez seja porque o descontrole dessa população seja debaixo da água, afinal, a fauna aquatica não tem importacia.Talves seja pq as tilapias não estão comendo comotidies.

      Excluir
    5. Sou agricultor do sul de São Paulo,vcs teem que ver o q esses bichos fazem em nossas lavouras
      principalmente nas de milho,mandioca e sorgo.Porisso preguem bala nesses javalis.

      Excluir
  2. Para algumas pessoas isso é um desperdício de tempo e serviço, mas para nós que amamos os bichinhos é uma alegria imensa, esses bombeiros merecem nossos elogios... parabéns, rapazes!

    ResponderExcluir
  3. É uma pena que eles vivam tão pouco tempo, nos meus 52 anos, já tive 4 que morreram, chorei muito, mas sempre tenho outro pra suprir o lugar.

    ResponderExcluir
  4. Se fosse porcos do mato? Tambem pediriam sua caça?Os pombos da cidade são transmissores de doenças e é uma especie exotica, porque os caçadores não solicitam sua caça junto ao Ibama? A caça de javali é m esporte de elite de pessoas ricas!! Será que o pessoal é tão inocente em acreditar que esses caçadores de javalis não caçam porcos do mato, viados , pacas e outros animais?É TÃO absurda esta caça que não tem nem temporada definida.E as especies nativas ninguem pensa neles? Sera que as autoridades deste pais(juizes, fiscais,policiais e outros) acreditam que as matilhas e os caçadores não matam os outros animais? Nossa fiscalização e tão deficiente. Em qual propriedade eles caçam? Como é fiscalizado? Sera que se um viado estiver na alça da mira dos caçadores eles realmente não atiram? Alguem acredita nisto? E mesma coisa de largar uma raposa em um galinheiro e acreditar que não vai fazer nada!!!

    ResponderExcluir
  5. Sou praticante de tiro esportivo ,sou cadastrado na Federaçao tenho minhas armas legalizadas e sou uma pessoa de bem. O javali não é um animal nativo do Brasil e a procriaçao anual de uma femea pode chegar a 30 animais eles costumam andar em bando que vai de 30 a 200 animais - logo 30 femeas podem chegar a 900 animais por ano, este fato é realmente maravilhoso ver os bichinhos se procriando na natureza.

    Agora é assim : por nao ter um predador natural a procriaçao é desordenada e para os agricultores um problema sem igual - 30 javali faz estrago em 1 alqueire por dia e por ser um animal manso e perigoso corremos inumeros riscos.

    Na europa, argentina , uruguaio é liberado a caça devido a gde fertilidade e ao estrago que ele causa.

    Acessem o google javalis em berlin e vcs vao ver o que esta acontecendo na cidade ..

    Hoje existe uma consicencia muito grande de homens de bem qto a preservaçao das florestas e de animais nativos, existem os que residem em pequenas propriedades e utilizam da caça como alimento e todos estes sabem da necessidade de manter o equilibrio natural. Existem tambem pessoas desumanas , crueis que matam até ser humano por banalidades - precisamos ter a lei como lei - prendendo quem deve ser preso e liberando o que tem que liberar - Sou a favor da liberaçao fiscalizada da caça de animais que estao fora do equilibrio, sou a favor da prisao de bandidos e de corruptos bem como a devolucao do capital usurpado por politicos...Uma sociedade só evoluia qdo observamos o contexto amplo da necessidade de direito de todos - agricultores estao sendo penalizados - pensem nisto ou comprem uma fazenda e plantem ....

    ResponderExcluir
  6. Sou filho de agricultor. A historia sempre se repete. Os caçadores saiam para caçar lebre sobre a justificativa de dado á lavoura de soja. Mas com a caça de farolete eles " caçadores " sempre davam um jeito de abater os viados, cutia. Engraçado... A caça de viado esta proibida por lei desde da decada de 70 aqui no RS e mesmo assim sua população não dobra a cada 4 anos.!!! Tem conta que não fecha.! As capivaras se reproduzem igual aos javalis e sua população não dobra a cada seis meses!! O seu predador principal ( onça-pintada e a onça-parda) não existem mais no RS ( em alguns parques e raras propriedades de dificel acesso) e mesmo assim sua população não dobra nos mesmos calculos da justificativa dos caçadores de javalis. As capivaras são uma praga nas lavouras de arroz, milho. Devemos caça-las??? Seu predador ( jacare ) tambem é caçado porque come peixe. No Pantanal existe o porco-monteiro á mais de cem anos ( deste da epoca da guerra do Paraguai ) na qual a onça é seu predador natural. Para quem não conhece o campo e suas realidades ate pode acreditar nesta historia dos caçadore!!! Mas as contas não fecham!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fala ai que a agricultura com o uso de inseticidas, fumgicidas , aréas desmatadas até as margens dos rios , desvios de curso d,gua, pulverização aérea que um crime , sem falar nas codornas , marrecas que tem seus ninhos esmagados pelas maquinas agricolas , se liga o bobão , se a população dos viadinhos não dobram é por muita culpa da agricultura que não respeita borra nenhuma , e desmata oque pode e o que não podem , nasci , cresci e vivo numa fazenda de arroz sei que falo seu desinformado ou se faz de desinformado !

      Excluir
  7. essa sheila continua essa conversa de preservação para quem não produz nada e muito fácil defender javalis ela só vai ao mercado não sabe de onde vem o que ela come todos os dias ambientalistas pagos por outros países para o brasil não produzir os americanos mataram os seus índios agora querem q o brasil vire uma reserva indigina e ainda tem apoio dessas pessoas desinformadas ou mal intencionadas javalis e praga e tem de ser exterminados de uma maneira ou de outra sou produtor e sinto na pele o problema desculpem o desabafo

    ResponderExcluir
  8. pois muito atraves destes comentarios acima descritos, deixo o meu parecer,que a caça do javali com legalizaçao previa e nao destrutiva, isto e matança para comercializaçao como acontece nesta regiao de Barretos-SP, nao iria prejudicar o meio ambiente tendo que concordar com um parecer acima descrito que a caça nao ficara somente limitada ao javali, tendo como alvo outros tipos de animais, observando que sou caçador, mais com uma conciencia plena da conservaçao e respeito ao meio ambiente, em minha regiao existentes pessoas inescrupulosas, que abatem o javalie suas crias, para comercializaçao do mesmo, esta fiscalizaçao sobre armadilhas sitadas pelo IBAMA, acarretara nao so o exterminio do javali, mais tambem de especies de nossa fauna, porque o que mais encontramos so pessoas sem o minimo de conciencia, mesmo sendo caçado, fica aqui meu protesto bem explicito quanto a liberaçao da caça deste magnificos animais, vamos repensar sobre este ato inpensavel que levou um orgao do governo, a proceder desta forma, queo deixar tambem meu protesto quanto a forma de caça com caes, sendo que se destroi com tudo, a çaca existe deste o mundo foi criado, mais nao para exterminar as especies, que no futuro ficara so lembranças. obrigado

    ResponderExcluir
  9. Não sou caçador, nem agricultor, muito menos ambientalista de apartamento. Durante a minha infância e adolescência morava no centro, mas tive grande contato com a zona rural, principalmente através da influência do meu pai. Todo esse convívio me possibilitou perceber que nas zonas rurais a cultura da caçada é muito comum, sendo para muitos dos caçadores uma forma de encontro e reunião.
    Cabe ainda ressaltar que existem vários tipos de caçadas (faroletes,cevas,produtos químicos, armadilhas,e com cães, entre outras que não vou me aprofundar).
    Caçada com faroletes consiste em sair a noite com um carro, moto e até mesmo com uma bateria nas costas iluminando campos,lavouras e barranceiras de rios à procura dos animais. Considero essa modalidade de caça(além da agricultura e do desmatamento desenfreado que vou abordar posteriormente) uma das principais responsáveis pela redução da população de veados na minha região.
    As cevas, de forma simples, se resumem em colocar no mato alimentos atrativos para os animais e, posteriormente, quando já estiverem acostumados a se alimentar naquele local, espera-los a noite e abate-los. É, juntamente com os desmatamentos, a principal causa de redução da população de cutias e pacas na região.
    A utilização de produtos químicos, ser querer generalizar, é empregada principalmente por agricultores(eliminação de javalis), apicultores(eliminação de tatus, e um outro animas que não me recordo o nme agora) e criadores de carneiros ( eliminação de eventuais onças-pardas que estejam matando animais domésticos).
    O emprego de armadilhas é generalizado, sendo empregados por caçadores, agricultores, etc..
    Por ultimo encontra-se a caçada com a utilização de cães, considero a mais emocionante e com certeza a mais complicada. Considero também como a menos danosa a fauna.Pegando como exemplo a caçada de veados,necessita-se de cães bons e um bom numero de caçadores para cercar as "esperas" e mesmo assim a chances de sucesso são baixas. Muitos caçadores admiram muito mais os ganidos e urros dos cães durante a procura e a perseguição do que o próprio abate dos animais. Outros ainda, gostam mais do contato com a natureza e das rodas de chimarrão que sucedem as caçadas.
    Emfim, não posso deixar de falar do grande vilão da nossa fauna, o desmatamento. Mesmo se a caça deixa-se de existir o numero de animais silvestres continuaria restrito, pois seu habitat diminui a cada dia, pressionado pelo desmatamento, seja para lavoura ou plantio de pinus e eucalipto.
    Resumindo a conversa, pois tenho prova hoje e não posso me estender ,o tema da preservação das espécies em extinção é complicado, pois envolve muitos fatores, econômicos, culturais e políticos. Entretanto creio que se as caçadas fossem legalizadas em temporadas específicas, os próprios caçadores iriam se fiscalizar. Tambem se estimularia a criação de fazendas de caças que ajudariam a reduzir a pressão sobre as populações selvagens.

    ResponderExcluir
  10. Venho por este comentario convidar cada um de voçes a virem aqui na minha cidade no interior do rio grande do sul e ver o estrago que os javalis e as capivaras fazem nas lavouras...
    gosto muito de animais ...
    mas esses dois animais não são originarios desta região e portanto não tem um predador natural que possa fazer o controle da população destes animais...
    aqui a população destes bixos cada vez aumenta mais...
    e a cada ano se tem mais prejuizos na lavoura !!
    e voçes ainda falam que eles não viraram uma praga !?!?!?
    tem lavouras que chagam a dar 40% de quebra por safra !!!
    voçes sabem oque é isso ?
    imaginem c todo o mes quando voçes recebem o seu salario viesse uma capivara ou um javali e começe 40% dele...
    voçes ficariam felizes ?
    acho que não...
    não sou a favor da caça pra exterminar com estes bixos..
    mas a favor da caça para controle populacional deles...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu Anônimo, deveria se dar ao trabalho de ler e acompanhar o que publicamos a respeito. Somos contra a forma com que é feita a caça destes animais. É difícil entender isto? já desenhamos, mas, mesmo assim a pessoa não entende? qual é a solução?

      Excluir
  11. Sou 100% A FAVOR da caça como controle, esporte,diversao,necessidade etc,etc

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪