Comunicado de esclarecimento Caso da leoa do Parque Beto Carrero World
Uma nota pública divulgada pelo Parque Beto Carrero World e recentes declarações de servidores do IBAMA/SC (Sra. Gabriela Breda, via e-mail, e Sr. Alessandro Queiroz, em entrevista ao UOL Notícias) sugerem que a operação de transferência de uma leoa com aids felina para o Rancho dos Gnomos não teria ocorrido exclusivamente por falta de autorização da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo. A respeito de tais declarações, esclarecemos:
- A solicitação de transferência constava como indeferida pela SEMA/SP porque, até então, não havíamos informado à secretaria sobre a conclusão das obras para construção de novos recintos em nossa sede. Tais recintos acomodarão 2 dos 4 grandes felinos (os outros 2 já estão em recintos próprios) resgatados do Zoo Cattoni, na cidade de Salete/SC, em Abril/2012 - resgate este solicitado e acompanhado pelo próprio IBAMA/SC.
- O indeferimento da solicitação é situação padrão enquanto há pendências a serem analisadas pela secretaria. No caso específico, o indeferimento não significava que o Rancho dos Gnomos não tinha condições de receber mais leões naquele momento; indicava apenas que o Santuário ainda não havia relatado a existência de tais condições à SEMA/SP, assim como aconteceu em situações anteriores (por exemplo, no resgate dos animais do Zoo Cattoni).
- Tendo em vista a repercussão do caso ocorrida na última semana, a SEMA/SP realizou - em 01/10/2012 - uma vistoria nas instalações do Santuário, constatando a existência de todas as condições necessárias para o recebimento da leoa. Em 02/10/2012, o Ofício nº 76/2012 SEMA/SP foi enviado pelo CFSC (Centro de Fauna Silvestre em Cativeiro) para o IBAMA/SC, informando tal posição.
Comunicamos que o conteúdo da carta aberta divulgada pelo Rancho dos Gnomos em 25/09/2012 expressa unicamentefatos relatados pelo próprio IBAMA/SC, via e-mail e via telefone. Resta-nos aguardar a manifestação do órgão, reafirmando nossa intenção e nossa plena condição técnica de acolher a leoa em questão. Segundo a matéria publicada peloUOL Notícias em 30/09/2012, a bióloga e coordenadora do parque, Kátia Cassaro, alega: ”...Vamos cuidar bem da Salete 1 enquanto for preciso. Mas, por nós, a leoa pode ser levada por quem quiser cuidar dela. O interessado só precisa de uma autorização do Ibama.”
Caso este esperado resgate aconteça, a leoa voltará a viver junto com o leão Aslan - como já viviam no Zoo Cattoni antes de serem separados, segundo informações do IBAMA/SC. Os dois animais são portadores de Aids felina.
Estamos trabalhando e desejando que a verdade prevaleça para que essa conturbada situação tenha um desfecho satisfatório para os animais. O compromisso com a verdade e a transparência dos fatos norteia, há 21 anos, os trabalhos do Rancho dos Gnomos.
Rancho dos Gnomos
Obs.: Agradecemos pelas manifestações de apoio que nos têm chegado, todas demonstrando clara preocupação com os nossos irmãos animais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.