"Idoso é morto por seu pit bull"
O cão? morto com 5 tiros.... tá bom p´ra aqueles protetores de raças? ah, me poupe!!!! é ter uma visão de nenhum palmo diante do nariz.... Uma vez me falaram que não deveria publicar nada "contra os animais", tipo, ataque de pits.
Eu respondi que quando se quer ser profissional do direito animal, tem que conhecer tudo referente a ele. Cães com tais características, tendem a ter destino trágico. Não é melhor evitar nascer? não é melhor evitar proibir ciração destes pobres animais? lembrando sempre que não defendemos raças e sim cães.
Eu morro de dó destes casos... não aparece nem o cão.... só imagem manchada no lugar que deve ter sido morto....
Balanço Geral DF - Rede Record - 05/07/12
.
SHEILA, VOU COMENTAR USANDO UMA CARTA QUE ENVIEI HÁ DOIS DIAS PARA O PREFEITO DE ITAJAÍ SOBRE O CASO DO CÃO OLIVER, QUE ESTÁ AGUARDANDO NO CORREDOR DA MORTE, A DECISÃO DE SUA SORTE, ENQUANTO SEU DONO PASSEIA PELAS RUAS DE ITAJAI..
ResponderExcluirIlmo prefeito da cidade de Itajai
Sr. Jandir Bellini,
Venho através desta solicitar que a justiça verdadeira seja feita no caso envolvendo o ataque de um Pitbull de nome Oliver contra a filha de seu próprio dono, o qual, soube através do artigo do diário catarinense, treinava o cão para atacar pessoas, usando várias táticas agressivas e contra-indicadas pelos especialistas em comportamento canino.
Informação-"Ele diz que Oliver veio de um criador do Paraná ainda filhote para a família. Nos primeiros anos de vida, andava solto e era dócil. Mas,de acordo com Marcelo,tio da vítima com o passar do tempo o cão passou a ser treinado para guardar, atacar e até matar, se fosse preciso, algum assaltante que entrasse no quintal da casa.
Ele conta que o pitbull de 40 kg chegou a puxar uma moto, bicicletas e ganhava gatos para atacar e ficar mais agressivo. Depois não era mais solto, e há cerca de duas semanas passava os dias em um canil de um metro quadrado como reporta o jornal "diario catarinense.
Eu estudo o comportamento canino, no Instituto Cambridge, na Inglaterra e sei que as condições que foram impostas a este cão, sua criação com incentivos de ataque e o confinamento foram corroboraram para esta fatalidade. Acredito como comportamentalista, que o comportamento deste cão (que é, assim como a criança atacada, também uma vítima da falta de implementação da posse responsável) pode ser reabilitado, se ele for tratado por um treinador experiente, que trabalhe com o condicionamento positivo e paciência na reabilitação. E depois ele pode ser adotado por uma pessoa que comprometa-se a fiel guardião responsável. Como ativista animal, entendo que sacrificar o animal, e deixar seu dono impune, vai apenas provar que qualquer pessoa pode comprar um cão, fazer o que quiser com ele sem nenhum compromisso com a sociedade na qual vive, e se o cão atacar alguém, o cão vai pro CCZ, morre e ele pega outro e faz a mesma coisa, num ciclo sem fim, nunca resolvendo o problema, elevando os gastos públicos com o CCZ que tem que arcar com a responsabilidade que seria do dono do animal em primeiro lugar. Se compararmos com o porte ilegal de armas, seria o mesmo que apreender uma arma de fogo de um cidadão,destruí-la e deixá-lo impune. Ele obviamente comprará outra arma e fara tudo igual...
-Assim, gostaria de sugerir como comportamentalista, que o cão seja recuperado e usado como exemplo para a sociedade, de como um cão pode mudar seu comportamento, ser MANSO OU AGRESSIVO dependendo de sua criação e até mesmo tornar-se uma arma nas mãos erradas.
-Como ativista de direitos animais, gostaria de sugerir que o proprietário do cão seja multado e orientado sobre a responsabilidade que devemos ter ao comprar ou adotar um cão. Cão envolve gastos com alimentação, vacinas, e a uma responsabilidade de nossa parte com a sociedade na qual vivemos, dependendo da raça precisa de muito exercício para evitar agressividade.
Baseei meus comentários na reportagem do Jornal, anexado abaixo.
desde já agradeço sua atenção para o assunto.
Respeitosamente,
destaco:o cão pode ser tornar uma arma nas nãos erradas.mas não só o pitbull,qualquer outro cão também pode morder.e até matar.
ResponderExcluirDESTACO:um cão nas mãos erradas pode se torna uma arma.mas não só o pitbull,qualquer outro cão independentemente da raça.
ResponderExcluirWesley, eu sou estudante de comportamento e adestramento canino e discordo da maneira simplória que você coloca um assunto tão complexo. Os cães apresentam características de acordo com sua criação, raça e personalidade. Um cão yorshire ou shih-tzu, por exemplo, se for criado de modo negligente ou treinado de modo negativo, jamais terá a reação que um cão de uma raça de combate, terá.. Não sou eu que defendo uma posição, este é um consenso entre vários profissionais da categoria. Procure saber a respeito do assunto usando boas fontes de informações e profissionais.
ExcluirConcordo com tudo que A.Abrantes disse. Se for assim então, vamos castrar também galos e canários que são usados em rinhas! A raça pit não foi criada para combate. Antigamente eram inclusive usados como babás.E data desde 1800 e alguma coisa.É só pesquisar.Quem assiste a Pit Boss(anões que resgatam e criam pits), O Encantador de Cães, ABC Canino todos no Animal Planet sabem que eles repetem isso copiosamente.
ExcluirNao Adriana BH, acho que talvez voce nao tenha entendido o que eu quiz dizer ou eu não expliquei direito. Eu não sou contra o pitbull. Mas sou a favor de castrar todos os animais sim. Sou a favor da lei que proiba o comércio de pitbulls e todos os outros cães de raça. Eu sou contra o comércio de raças, mas já que existe, então que criadores de cães sejam limitados à zona rural, controlados através de licença, associado do KC(clube de cinofilia) e paguem taxas como qualquer outro comerciante de animais. Porquê sou contra? eu explico: Os criadores (que estão espalhados para todo lado e sem nenhuma forma de controle) compram um casal de animais, cruzam os dois sem descanso da femea, que tem uma ninhada atras da outra, com um único objetivo=GANHAR DINHEIRO PRO DONO. Se você assiste o animal planet, você sabe a luta que há nos Estados Unidos para combater o que eles chamam de "puppy mills" traduzindo=fábricas de filhotes. Eu sou contra isso. O Pitbull é o resultado de uma seleção de DNA(cruza de raças)com o objetivo de guardar o gado e combater. O rotweiller também é um cão boiadeiro mas nem tanto usado em luta. No século 17 e 18 na Europa, eles eram os cães preferidos dos açougueiros, pois ajudavam a guardar os bois e a puxar o carrinho do açougue e do leite, quando esses não tinham cavalo; Logo estes cães, devido à sua força, bravura e resistência, começaram a ser usados para lutar com touros e com ursos em ringues, enchendo o bolso dos seus "donos" escravagistas de dinheiro ganho nas apostas. Infelizmente, como as estatisticas provam, não mudou muito- eles continuam escravizados e abusados por seus donos, como prova o caso recente de Santa Catarina. Então resumindo: Sou a favor do pitbull e acho que o cão pode ser dócil se for criado com amor e sem abuso, mas sou a favor da lei, a favor de castrar porque nem o estado nem as ONGs conseguem ter controle do comércio e das rinhas de cães, que causam um grande problema para os cães (que são vítimas) e para a sociedade. E quando uma tragédia acontece, o pitbull acaba sendo sacrificado e nada acontece com o "dono" que é o verdadeiro culpado. Acho ainda que a lei deveria ser igual à da Inglaterra= dono de pitbull ou qualquer outra raça de cão que não é responsável e deixa ele atacar as pessoas, vai preso por seis meses e depois é obrigado a assistir aula do governo sobre posse responsável além de ser proibido de ter cães por cinco anos. E o cão é morto, o que eu discordo, mas não tem conversa = cachorro é pitbull e atacou alguém, eles sacrificam o cão e prendem o dono e ponto final. Foi a única maneira que encontraram de acabar com as rinhas de pitbull e o comercio ilegal. Eu acho que a lei tem alguns pontos que precisam ser revistos mas, o que você e as outras pessoas aqui que são contra a castração obrigatória e contra a lei fariam para resolver este problema? Qual a solução?
ExcluirOi A.Abrantes, mais uma vez eu concordo com tudo que vc disse. Eu sou a favor da posse responsável, sou a favor da castração, sou contra as "puppy mills", mas por outro lado o que me revolta é a forma como 'demonizam' os pitbulls.Acho que não soube me expressar da forma correta devido a minha ânsia em desmistificar o preconceito em torno da raça que pode ser dócil sim. Meu medo é que a perseguição a essa raça piore ainda mais, chegando ao ponto que é nos EUA onde em alguns estados foi terminantemente proibida bem como donos que tinham os cães há anos tiveram que entrega-los para serem sacrificados. Foi de cortar o coração ver o sofrimento de famílias que tinham incluse crianças que conviviam pacificamente com seus animais.E como no Brasil tende se a trazer muito do que não presta lá de fora, vai que resolvem fazer esse massacre aqui.Só quero deixar claro que sou a favor de castrá-los embora me dê pena dessa raça tão injustiçada.E acaba que a gente sabe que vai acabar surgindo outra "raça de modismo". Assim, como já foram os Filas, Dobermans entre outros.
ExcluirA propósito, minha maior vontade é poder fazer um curso como o seu(um dia eu chego lá rsss)
Abs
Oi Adriana! obrigada por sua resposta. Eu concordo com voce tambem, acho que o Brasil tem esta tendencia de copiar tudo de outros países, especialmente dos EUA. Algumas leis e procedimentos, como você mesma disse funcionam, outros não porque o país é diferente, as situações são diferentes, a cultura é diferente. Mas sem dúvida algo precisa ser feito. Alguns dizem que a lei irá exterminar todos os Pits e Rots existentes, já ouvi também alguns dizerem que não. Procurei o PL na integra para ler e só encontrei o parágrafo que foi modificado em 2001, quando foi à votação.. Eu particularmente acho que a POSSE RESPONSÁVEL e O CONTROLE DA VENDA DE ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO precisa ser implementado para "ontem" porque é por estes canais que os maiores abusos acontecem, e quem acaba pagando são os cães e protetores que são os que se importam de verdade com isso.. Vou te passar meu e-mail e dai se voce quiser eu posso te passar meus livros e material de estudo, muito material da escola eu compro usado, na amazon.com e já ajuda muito para quem quer trabalhar na área. E um tema apaixonante mesmo. Abs
ExcluirQuero que um dos contrarios a castração dos Pis diga : porque castram os vira latas e porque castrar cães de raça é considerado tãO ruim ? Não se deram conta ainda que os Pits são massacrados frequentemente simplesmente por serem o que são ??? Quero o melhor para eles, mesmo que isto signifique acabar, progressivamente, com a raça. Nenhum cão deverá ser morto gente : serão simplesmente castrados !!
ResponderExcluirE parabéns Sheila por defender esta causa tão justa para estes animais !!!
Beatriz
Porto alegre/RS
Bom, resgato animais de rua e posso dizer que no geral encontro mais vira-latas abandonados que outras raças, e pra mim independente da raça, quando resgatado, o animal deve ser castrado e doado, tanto cão quanto gato, além de diminuir a população de animais de rua, para evitar sim, que sejam mortos, machucados, subnutridos e afins. Não acho que uma raça sobrepõe a outra, assim como a ignorancia não deve sobrepor o conhecimento.
ExcluirAcho um absurdo ativista que vem com esse discurso senso comum que o Pit Bull é execrado e blá, blá e blá e por isso deve parar de sofrer... quem faz o animal ser execrado????
quem faz o animal ser agressivo???
Será possível que vcs são tão inocentes de acreditar que elimando uma raça outra não aparecerá??? vcs sabiam que já foram descoberto no Leste Europeu rinhas de Pincher???? Isso mesmo, de PINCHER. Um cachorro pequeno, teoricamente pacifico, mas que foram treinados por pessoas que achavam cult ter essa raça pequena e "diferente" para brigas. Diferente = não a mesma das raças usadas para rinhas no geral.
Reflitam
Renata
Eu estou de acordo com você Beatriz- Eu acho que deve ser castrado sim e a comercialização proibida; e à todos que estão ofendidos com a castração obrigatória e ao do comércio e extinção gradual da raça por que ganham dinheiro com isso, eu digo= ARRUMEM UM TRABALHO DE VERDADE E PÁREM DE GANHAR DINEHIRO AS CUSTAS DA EXPLORAÇÃO DE ANIMAIS! Pronto, falei!
ExcluirConcordo com tudo que A.Abrantes disse. Se for assim então, vamos castrar também galos e canários que são usados em rinhas! A raça pit não foi criada para combate. Antigamente eram inclusive usados como babás.E data desde 1800 e alguma coisa.É só pesquisar.Quem assiste a Pit Boss(anões que resgatam e criam pits), O Encantador de Cães, ABC Canino todos no Animal Planet sabem que eles repetem isso copiosamente.
ResponderExcluirBom, resgato animais de rua e posso dizer que no geral encontro mais vira-latas abandonados que outras raças, e pra mim independente da raça, quando resgatado, o animal deve ser castrado e doado, tanto cão quanto gato, além de diminuir a população de animais de rua, para evitar sim, que sejam mortos, machucados, subnutridos e afins. Não acho que uma raça sobrepõe a outra, assim como a ignorancia não deve sobrepor o conhecimento.
ResponderExcluirAcho um absurdo ativista que vem com esse discurso senso comum que o Pit Bull é execrado e blá, blá e blá e por isso deve parar de sofrer... quem faz o animal ser execrado????
quem faz o animal ser agressivo???
Será possível que vcs são tão inocentes de acreditar que elimando uma raça outra não aparecerá??? vcs sabiam que já foram descoberto no Leste Europeu rinhas de Pincher???? Isso mesmo, de PINCHER. Um cachorro pequeno, teoricamente pacifico, mas que foram treinados por pessoas que achavam cult ter essa raça pequena e "diferente" para brigas. Diferente = não a mesma das raças usadas para rinhas no geral.
Reflitam
Renata
como a adriana de bh, eu tb assisto o pit boss no animal planet (anões q resgatam pitbulls) e num dos episódios eles tavam em denver, nos eua, participando de uma manifestação. a prefeitura proibiu pitbulls e qdo encontra algum, mata. eles tb ajudaram uma família a mandar sua pit (mto doce e carinhosa) p/ um abrigo fora dos limites da cidade, onde ela estaria a salvo da sanha assassina da prefeitura. em outro episódio eles deram um sacode em um adolescente q tava usando uma pit como alvo de paintball (desgraçado juvenil!). a pit era mansinha e nem atacou o moleque. esses animais q citei não são ameaça à integridade de ngm pq, ao menos na minha opinião de leiga, não foram criados p/ sê-lo.
ResponderExcluirÉ, concordo com os comentários que vi. Acho também que todos os animais domésticos devem ser esterilizados pelo fato de já existirem animais demais abandonados, acho até que a esterilização devia ser compulsória. Todo "proprietário" de animais devia ser OBRIGADO a esterilizar seu animal, sob pena de ser multado, com uma quantia bastante alta, só assim isso teria jeito. Quanto a castrar os pits, seria também como os outros que esterilizamos, principalmente porque acredito que eles já nasçam desgraçados, soó pelo simples fato de nascerem pits. Exatamente, porque hoje em dia treinam cães dessa raça para combate e etc... No futuro quando treinarem outra raça, daremos prioridade àquela que estará sendo treinada para isso. Quanto à galos, canários, peixes, pinchers e etc, também deviam ser esterilizados, sim para acabar com as rinhas. Se estiverem sendo criados para isso, devem ser esterilizados como todos os outros, para o bem deles. Notem que eu não estou querendo sacrificar os que já nasceram, só esterilizar os que não são. Quanto a pagar por seus crimes de ataques, que são única e exclusivamente culpa dos "donos", esses sim devem ser responsabilizados por seus crimes, só os "donos" são os culpados e devem ser punidos pelos ataques de seus cães.
ResponderExcluirvocê se borra de medo de cães grandes, sofreu lavagem cerebral, tem preguiça de raciocinar e quer passar seu preconceito à frente com esse discursinho hipócrita de protetora de boa-fé. me poupe.
ResponderExcluirD. Tramela
Excluira sra. está falando com quem, exatamente? Avise se for comigo, para lhe responder a altura do que possa ser um "discursinho hopócrita" ou medo de "cães grandes"... kakakaka.... tem muita gente sem noção!!!!!
Aguardo, ok? abraços e obrigado
a castração é tão boa que todos os " protetores" deviam se castrar primeiro para dar o exemplo.
ResponderExcluir