21/07/2012

Animais foram mortos de acordo com a lei, diz Zoonoses de Sorocaba

.
“Respeitamos os animais. É um absurdo afirmarem que sacrificamos animais sadios.” Foi dessa forma que o responsável pelo Centro de Controle de Zoonoses de Sorocaba (SP), José Luís Chiquito Filho, reagiu à denúncia de que o setor estaria praticando a matança de animais saudáveis. A Prefeitura de Sorocaba reuniu a imprensa na noite desta quinta-feira (19) para falar sobre o caso.

Na tarde desta quarta-feira (18), a polícia encontrou 30 corpos de animais – 27 cães e três gatos – dentro do Canil Municipal. As imagens dos corpos foram divulgadas por ONGs de Proteção aos Animais, que tiveram acesso ao local, e acusam o departamento de matar os filhotes sem necessidade.

Segundo José Luís, os animais encontrados foram mortos em períodos diferentes, por razões diversas. “Dez deles foram mortos por eutanásia, causada por injeção letal. Alguns foram encontrados pelas equipes da Zoonoses já sem vida e outros eram casos suspeitos de raiva. Mas tudo foi feito dentro da lei”, afirma. Segundo o departamento, os cães sacrificados sofreriam de cinomose, doença altamente contagiosa.

CLIQUE AQUI para ler o resto da matéria do G1 

*******
Segundo Sandra Carricondo:
"Acabou de passar agora na TV (TV TEM - Rede Globo) que o Prefeito de Sorocaba e o Secretario de saude estão dando uma coletiva e estão afirmando que
1.os animais encontrados no freezer morrem/e ou foram eutanasiados em periodos diferente
2. Que os cerebros são exigencia do Estado para controle da raiva
3. Que os filhotes estavam com cinomose,
Portanto que tudo aconteceu obedecendo os procedimentos e dentro da Lei.
4. A morsa é utilizada após a morte dos animais para se retirar o cerebro e enviar para o Instituto Pasteur (que eles não mencionaram claro!!!!)
O Secretaria de Saude (Watanabe) inormou que de forma alguma estão praticando eutanasia como pratica de controle, sim que as mortes foram pelos motivos acima e ou atropelamento. A Delegacia da proteção animal vai aguardar a necropsia para definir se abrirá ou não processo criminal"

15 comentários:

  1. Sheila, muito triste a foto da morsa que vi, junto com o amontoado de cãezinhos mortos. Poxa vida, não é o veterinário que tira o cérebro, cirurgicamente? Mesmo assim, se não for, que falta de respeito, hein! jeanbovo@bol.com.br

    ResponderExcluir
  2. São todos mentirosos e estão com medo da nova lei.Se os protetores de sorocaba colocarem pé firme com certeza eles vão ser exonerados do cargo.Não deixem por isso mesmo.Façam valer a lei.Todos os animais mortos tem ficha , 1 por 1 c, com motivo da morte, seja por eutanásia, controle de doença ou similar. Com certeza eles não tem nenhuma ficha dos cães.
    Pau neles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles são tão FDP que podem falar o que quiserem,afinal eles tem um cargo e são protegidos por outros FDP tB, por causa disso mentem descarada e desvaladamente e com certeza ficam rindo de todos por trás. Eles que provem que deveriam ser mortos por causa de doenças incuráveis e que provem tb, que foram mortos com dignidade, com a dignidade que não tiveram em vida. Os protetores de Sorocaba não podem deixar por menos, façam abaixo assinado e o que preciso for, que todos nós, mesmo de longe estaremos dando todo o apoio que for necessário. ESSA CAMBADA TEM QUE DAR LUGAR PARA QUEM GOSTA DE ANIMAIS E PARA QUEM VAI TRABALHAR POR ELES, AFINAL DE CONTAS, ESTÃO GANHANDO E BEM PARA ISSO!

      Excluir
  3. a necropsia deve elucidar, mas caso de suspeita de raiva em animal não é feita eutanasia nunca, deixa-se o animal em observação e caso morra é retirado o cerebro pra exame
    outra coisa, queria saber como tiram o cerebro com uma morsa, ela provoca amassamento do material, não consigo entender isto, pra mim estão mentindo e tentando engrupir o povo, muita atenção

    ResponderExcluir
  4. Acho que deviam "retirar" o cérebro dessas "autoridades inúteis" e incompetentes ,isso sim.

    ResponderExcluir
  5. deviam retirar o cérebro desse palhaço,aí.

    ResponderExcluir
  6. Fazer eutanazia em cachorro porque estão com cinomose?? me poupem !!!

    Quanto mais eles explicam mais se complicam

    ResponderExcluir
  7. AGUARDAR a necropsia, e entrar com processo criminal sim a delegacia de proteçâo animal nâo pode abandonar esse caso. é um crime infundavel,

    ResponderExcluir
  8. Mentirosos, covardes, fdp, infelizes.Vcs não têm justificativas para o que fizeram a cinomose é curável, eu mesma já curei uma cachorrinha que recolho da rua, outra e os gatos??Em gatos não acontece cinomose e esses miseráveis assassinos mataram 3.Estavam acostumados a matarem na morsa.Mas DEUS cobrará de todos eles..Um..por um.

    ResponderExcluir
  9. O problema da cinomose é sério. Sei de veterinários que não permitem a entrada de cães com cinomose nas suas clínicas. Eu já sofri com isso num caso deveras curioso. Estava eu aqui no computar na madrugada quando ouvi latidos. Porém, ao sair, não vi cachorro algum. Na manhã seguinte vi que dormia junto à porta de entrada do meu escritório. Levantou ao ouvir meus passos. Caminhava tremendo...Suspeitei de cinomose porque eu tinha socorrido um com esta doença na semana anterior. Já sabendo que o veterinário meu conhecido não aceitava animais com cinomose ( eu tive de me virar para manda-lo para outra clínica apenas para ser sacrificado devido à doença) eu mandei para uma outra clínica que não conhecia. No fim do dia recebo telefonema dizendo que o cachorro estava mesmo com cinomose e não podia ficar lá. Me deram 15 minutos para conseguir outro lugar para ele. Liguei para o presidente da entidade que pertenço pedindo ajuda e por acaso, sua secretária ouviu a conversa. Ofereceu o apartamento dela para que o cachorro passasse a noite. Dia seguinte seria outra história. Já respirei aliviada porque enquanto eu procurava resolver o problema a atendente do veterinário ligou outra vez pedindo urgência, pois estavam fechando a clínica. "Se eu não conseguir outro lugar vão colocá-lo na rua?" Perguntei. Não poderia passar a noite lá? A resposta foi que não poderia por estar com cinomose. E...deu a entender que poderiam...fazer a eutanásia. Mas, como já sabem, apareceu a secretária do nosso presidente para salvar a pátria. Dia seguinte consegui falar com a veterinária mais antiga da cidade e geralmente cuida dos meus animais. Não tinha conseguido falar com ela no dia anterior. Ela recebe os cachorros com cinomose e é a única que tenta um tratamento, dependendo do avanço da doença. Nisso recebo um telefonema pedindo socorro para um cachorro atropelado. Resolvi ligar para uma amiga protetora para ver se ela poderia assumir este novo caso devido a meu estado de estresse. Ela assumiu. E me contou chorosa que sua cachorra cega tinha desaparecido há dois dias. Estava colocando cartazes nas ruas. Acho que já sabem o final da história. Logo depois dessa conversa recebo telefonema da clinica dizendo que o cachorro era fêmea. Que não tinha cinomose. Que caminhava de forma estranha devido a cegueira! E que...era a cachorra da minha amiga. Que benção. Imaginem a alegria dela ao saber. Parecia um milagre. E foi alguma interferencia divina porque como a bichinha, tão velhinha e cega, veio parar aqui dentro do meu jardim? Como entrou aqui? A casa é murada com portão alto. Como saiu da casa em outra rua. Eu moro em um das avenidas mais movimentadas da cidade. Como não foi atropelada? Só pode ter vindo nos braços de alguém. Mas, por que a furtariam para trazer para mim? Perguntas sem respostas. O bonito é que veio para cá e não daqueles que optam logo por eutanásia. Outros teriam dado permissão. Ai..eu teria mandado matar a cachorrinha de estimação da protetora! Conto isto porque li acima que há tratamento e que não se deve praticar eutanásia em animais com cinomose. E, na minha cidade, entre os protetores isso acontece sempre sendo que até isto é difícil porque muitos profissionais não permitem que entrem nas clínicas. O mais grave foi a atitude do veterinário que deu o falso diagnóstico sem chegar perto. Não viu que era fêmea e não viu que era cega. E ainda queria cobrar pela consulta. Eu não paguei. Ela nem comeu nada porque só come comida caseira pastosa. Não tem dentes!Enfim, final feliz.

    ResponderExcluir
  10. Caramba,a minha vet. trata sim a cinomose e casos com sucesso no tratamento,ja vi ´vários,as clinicas daqui não tem preconceito com a doença.Agora esse pessoal do ccz,vão contar mentiras em outro lugar,suspeita de raiva,cinomose,simplesmente assassinaram esses animais a sangue frio,a historia da morsa,ah tá contem outra,pra mim mataram os cães ali estourando as cabecinhas deles,não me convenceram.

    ResponderExcluir
  11. Viu como não se pode confiar em certos "veterinários"?

    ResponderExcluir
  12. Deus meu!!! Que gentalha!!! Bom, se tem médico que não gosta de gente, por que não teria vet que não gosta de animais??? Sei de UM pelo menos, com toda a certeza, que não gosta de bicho e é vet!!! Pode??? Mas é lógico que essa história do pessoal do CCZ e de qualquer canil municipal, de que o animal recolhido está com essa ou outra doença, é só história meeeeeesmo!!! Querem matar e logo! É o seguinte: quando recolhem, fazem a triagem. Se "passar", isto é, estiver sadio, sem qualquer doença, entra. Se foi atropelado e tiver alguma coisa quebrada, tiver sarna ou alguma doença, já é encaminhado pra "eutanásia". Essas merdas de CCZs e demais canis municipais NÃO TRATAM ANIMAL NENHUM. Os que estão lá é porque estavam sadios no momento do recolhimento. Se adoecerem, também são eutanasiados. O máximo que fazem é ESTERILIZAR. Nem vermífugo dão. Muito me admira alguém pensar que os animais são tratados!!! E essa gentalha que trabalha nesses lugares ainda falam que "adoram animais", que "fazem tudo que podem por eles", que "não têm material pra trabalhar", e mais um monte de MENTIRAS pra livrar as suas caras de gentalha sem vergonha!!!

    ResponderExcluir
  13. Cláudia Castelar25/07/2012, 23:08

    Além da barbárie, me impressiona a pena a ser aplicada no caso de se constatar ilegalidade: "a prefeitura e os profissionais pagarão indenização ao Fundo do Meio Ambiente". É só isso? Ninguém vai para a cadeia nem por uma noite sequer? Ninguém vai rasgar o diploma desta veterinária? É muito pouco. Afinal, se confirmado o que tememos, estaremos convivendo com monstros.
    Cláudia Castelar

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪