30/06/2012

Continuam culpando o javali das ações humanas... é dificil para a mídia entender isto?

.
Estes caçadores desgraçados afirmam que os javalis entraram pela fronteira do Uruguai, né? Pois é, como os bichos andam !!!!!  já estão comendo plantação até no Espírito Santo, Minas e até Alagoas... Os camaradas querem mesmo promover a caça implantando  javalis pelo Brasil todo.... 

Será que a Federal não percebe nada disto? Tanto a Federal e o Ibama estão meio que cúmplices na patifaria, não? A caça ao javali estava liberada durante anos seguidos (e está em alguns estados) e os caçadores não deram conta de acabar com os bichos? só aumentaram? tá bom.... que safadeza!!!! Se quiserem saber mais sobre o assunto, consulte nosso blog... Tem muita coisa!!!!!
__________________________

"A quantidade de javalis tem aumentado consideravelmente em Mato Grosso do Sul, e isso tem afetado o equilíbrio ambiental. Os animais ainda promovem a destruição das lavouras de milho na região sul do estado."

Bom Dia MS - Rede Globo - 27/06/12


Esta matéria abaixo foi publicada na TV Globo no último Globo Repórter... ô nojo!!!!!


.

15 comentários:

  1. A quantidade de javalis tem aumentado consideravelmente PORQUE o equilíbrio ambiental FOI AFETADO.
    Os animais não promovem nenhuma destruição; eles não sabem que as lavouras pertencem a alguém; eles precisam comer e, como o habitat deles foi destruído, para que alguém plantasse lavoura ou criasse gado lá, os fazendeiros não esperam que eles se matem de fome para preservar as lavouras e pastos, não é?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Tarde! Cara Cristina tenho que descordar totalmente de sua colocação ainda mais porque ela não é nada tecnica e voce demonstra total e completo desconhecimento sobre o assunto.

      1º - Nunca existio equilibrio natural com relação ao Javali pois o mesmo não é natural de nossa fauna. Sendo assim o mesmo não tem habitat natural no Brasil como a Sra. afirma.

      2º - O mesmo é ornivoro e aprecia carne, é um devastador da fauna, principalmente aves como perdizes, coodornas entre outras além de dizimar animais de pequeno e medio porte que são realmente da nossa fauna. O javali não possui predador natural no Brasil.

      3º - Assim como os suinos o mesmo se reproduz praticamente 3 vezes ao ano com um grande indice de sucesso, a estimativa de crescimento do mesmo em estudos do proprio IBAMA é de 600% ao ano.

      4º - É extremamente agressivo e os hibridos chegam facilmente a mais de 200 KG, alem de serem portadores de varias doenças que podem dizimar a saude animal da suinocultura e ate bovinocultura.

      5º - É considerado umas das 10 piores pragas do planeta. Dizimam lavouras, atacam animais pecuarios. Lembre-se que sua alimentação não é produzida no mercado e sim no campo.

      6º - Os animais em grande parte entraram pela fronteira sim, Uruguai, Argentina e etc. É fato que muitos criatorios irresponsaveis acabaram deixando animais escaparem o que aumentou muito o problema.

      7º - A forma mais eficiente de abate é a utilização de arma de fogo pois possibilita que o abate seja seletivo somente para esse animal. Utilizar venenos e alguns tipos de armadilha que estão sendo feitos em alguns paises não escolhe quem vai matar.

      8º - Qualquer pessoal que realmente se importe com a Fauna Brasileira e é um REAL ecologista. Deve dar todo o suporte para o controle dessa PRAGA em nosso Territorio.

      Paulo César
      Medico Veterinario

      Excluir
    2. Sr Paulo Cesar. No Pantanal o javali e o porco-monteiro( especie de javali) tem predador natural que é a onça-pintada predador de queixadas e caititus, também predador do gado criado na região. Por ser transmissor de febre aftosa como gosta de afirmar veterinários e caçadores também se justificaria a caça de cervo-do-pantanal, viado-campeiro, viado-mateiro,caititus e queixadas, como vc sabe eles também são vetores de doença.
      A definição de praga depende da ótica de quem vê. O latifúndio e a maior praga para o meio ambiente com grandes extenções de plantações ou de pasto criando um ambiente totalmente exótico para nossa biodiversidade, pastos de origem africana concorrendo com os flora nativa do cerrado.
      Talvez o que está faltando para o pessoal de nossas instituições é ser menos amadores, prova disso é esse nosso país.
      Gosto de ver os ecologistas como são amadores, um exemplo disso é que eles criticam as florestas exóticas mas não abrem mão de usar papel higiênico, dos moveis, caderno, do celular, do computador.

      Excluir
  2. Amei seu comentário Cristina Guerra. É incrível a maneira errada como a globo coloca o assunto "o javali é invasor bla, bla, bla" como se eles tivessem pego um avião na Europa e desembarcado na América do Sul.. e os animais não desenvolvem malícia ou má indole como o ser humano, eles apenas seguem seu instinto natural e é por isso que eu prefiro viver rodeada por eles.. Javali não é especie nativa e seus predadores naturais são o lobo e o lince e que também não existem no Brasil. Porquê a globo não colocou um biólogo/zootecnico imparcial para falar sobre o assunto e esclarecer as possibilidades de controle que não a caça (que é o que essa raça nojenta tá defendendo no programa) como método de controle? a éspécie de porco selvagem nativa eles não querem reintroduzir né? só da 2 a 3 crias por ninhada, aí não ia dar lucro aos criadores...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resposta a “O GRITO DO BICHO”
      Muito se fala do javali aqui em RS sem conhecimento
      de causa, ele foi trazido por um fazendeiro argentino de nome Anchorena em 1900 e não por criadores uruguaios atravessou o rio Uruguai e pelo o rio Negro chegou ao Brasil,meu primeiro contato com os javalis aconteceu em 1970 e já causavam prejuízos nas laboras, invadiam os “chiqueiros” procurando porcas para acasalar e causando graves feridas nos machos que os enfrentavam, (estou relatando isto por experiência própria) em aquela época caçava-se sem controle das autoridades e eram abatidos em de 5 a 10 animais por caçada, a pesar disso a população aumentou em grandes proporciones, pelos anos 90 (não lembro com certeza) foi declarada praga nacional e a caça liberada em qualquer época do ano sem discriminação de tamanho, e ainda continuou aumentando a quantidade de animais e a migração para o Brasil torno-se real. Criou-se um animal mais resistente, mais “experto” os ataques a rebanhos de ovelhas não eram comuns se limitavam a cordeiros mortos ao nascer ou muito fracos, coisa que não acontece agora eles aprenderam a caçar causando grande perda aos criadores. O javali ou o hibrido “Javaporco” e onívoro de hábitos noturnos em suas caminhadas em busca de alimento não discrimina quase nada, ovos de aves tais como de perdiz, quero-quero, marrecas e outras que fazem seus ninhos no solo, pequenos animais sapos, rãs, lagartixas, tatus etc. em fim um grande predador sem
      controle natural pois nesta região não existe um animal a altura dele para enfrentarlo. (a onça parda não e páreo para ele) Eu pergunto podemos considerar-lo topo na cadeia alimentar?
      Nada contra os defensores dos animais e ambientalisas Eu acho valida e necessária a atuação deles.
      Deixando de lado os produtores rurais que podem defender-se com cercas elétricas ou outros médios vamos pensar e escutar os gritos dessas pequenas vitimas que aqui estavam antes do javali chegar e sugerir outro método de controle que não seja a caça esportiva.
      E-mail gerardorubens@terra.com.br

      Excluir
  3. Conforme reportagem do Globo Reporter do dia22/06/2012, mostra como è falsa a informação ha respeito do Javali. E fosse tanto javalis como falam os caçadores e os fazendeiros porque eles conseguiram abater um unico animal???!!!! Com toda aquela cachorrada e com 10 caçadores fortemente armados percorrendo as matas da região conseguiram um só animal. Isto que aquela região foi onde o animal entrou no RS, onde teve as primeiras ocorrencia de sua presença.
    E CLARO QUE O NUMERO DE ANIMAIS NA NATUREZA NÃO É TANTO COMO AFIRMA OS CAÇADORES E OS FAZENDEIROS, ELES QUEREM MESMO É MATAR, O GOSTO DE ATIRAR E MATAR OS ANIMAIS. TALVEZ ELES NÃO SABEM A DEFINIÇÃO DE SUPERPOPULAÇÃO.

    ResponderExcluir
  4. Conforme reportagem do Globo Reporter do dia22/06/2012, mostra como è falsa a informação ha respeito do Javali. E fosse tanto javalis como falam os caçadores e os fazendeiros porque eles conseguiram abater um unico animal???!!!! Com toda aquela cachorrada e com 10 caçadores fortemente armados percorrendo as matas da região conseguiram um só animal. Isto que aquela região foi onde o animal entrou no RS, onde teve as primeiras ocorrencia de sua presença.
    E CLARO QUE O NUMERO DE ANIMAIS NA NATUREZA NÃO É TANTO COMO AFIRMA OS CAÇADORES E OS FAZENDEIROS, ELES QUEREM MESMO É MATAR, O GOSTO DE ATIRAR E MATAR OS ANIMAIS. TALVEZ ELES NÃO SABEM A DEFINIÇÃO DE SUPERPOPULAÇÃO

    ResponderExcluir
  5. JÁ QUE VCS FALARAM EM BIÓLOGO ESTOU ME PRONUNCIANDO POIS SOU UM.
    OS JAVALIS NÃO PROMOVEM DESTRUIÇÃO DONA CRISTINA GUERRA??? ENTÃO OQUE ACHA DO FATO DO JAVALI ESTAR ESTINGUINDO COM FACILIDADE ESPÉCIES COMO O TATU,PERDIZ,PERDIGÃO,E OUTRAS MAIS VARIADAS ESPÉCIES RASTEIRAS DA REGIÃO ONDE VIVEM??? O HABITAT DELES NÃO FOI DESTRUIDO POIS ELES NÃO SÃO DESTE HABITAT.
    O JAVALI É UM INVASOR SIM,SEJA PELA ENTRADA PELA FRONTEIRA OU SEJA PELA INTRODUÇÃO PELO HOMEM MAS ELE É SIM UM INVASOR,UMA ESPÉCIE DE OUTRO TERRITORIO QUE ESTÁ DEGRADANDO NOSSA FAUNA E FLORA E OS ORGÃOS COMPETENTES ESTÃO DEMORANDO PARA ENXERGAR QUE ISSO VAI SE TORNAR EM BREVE UMA DAS PIORES PRAGAS JA PRESENCIADAS AQUI NO BRASIL.
    SEU MARCELO...O FATO DE OS CAÇADORES TEREM ABATIDO APENAS UM ANIMAL DEMONSTRA A DIFICULDADE EM ABATER OS MESMOS (SENDO QUE ESSA É A FORMA MAIS EFICAZ JA COMPROVADA),MAS SE VC TEM DUVIDAS QUANTO A QUANTIDADE DE JAVALIS NO RS FAÇA VC MESMO UMA VISITA A UM PRODUTOR RURAL QUALQUER DE SUA ESCOLHA ONDE HAJA OCORRENCIA DE JAVALIS E DEPOIS VOLTAMOS A FALAR.
    JA EXISTEM BANDOS DE 100 JAVALIS ANDANDO POR AÍ E OS MESMOS AO ENCONTRAR ANIMAIS (OVELHAS OU VACAS) NOS CAMPOS ATACAM E DEVORAM OS MESMOS, SENDO QUE NO CASO DA VACA ELES SÓ ATACAM QUANDO ENCONTRAR ALGUMA ATOLADA NOS BANHADOS SEM DEFEZA.
    ESPERO AJUDAR A CLAREAR SUAS IDÉIAS POIS VEJO QUE PELO FATO DE SEREM LEIGOS NO ASSUNTO E NÃO TEREM FORMAÇÃO ALGUMA NO ASSUNTO VCS ESTÃO QUERENDO SABER DEMAIS...
    E SÓ ESPERO QUE DIVULGUEM MEU COMENTARIO POIS NÕ É PARA APOIAR NINGUÉM E SIM PARA FALAR AS VERDADES QUE MINHA FORMAÇÃO E CONHECIMENTO NA ARÉA ME COMPETEM FALAR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perdigão ja sumiu em grande parte do RS por caça.!!! Seu declinio se dá desde da decada de 60.A perdiz tambem e principalmente pelas lavouras e seu inseticisdas.Me crieu no campo.Esses animais se da em região de latifundio. Ou tem javali em Estrela, Sobradinho etc..Tem mais capivaras do que javalis, vai em uma lavoura de arroz aqui de Rolante e fala com os agricultores!!!Na região da serra querem matar os pumas porque come ovelhas!!! "Dizem que é praga" e o que falam os fazendeiros. O boi tambem destroi o ambiente e é exotico transmissor de doenças aos animais nativos. A truta introduzida na serra pelo homem, a lontra que esta pagando com a vida dela porque ela come o peixe exotico.

      Excluir
  6. VOLTO A COMENTAR:AGORA PARA O ANONIMO AÍ DE CIMA.
    O PERDIGÃO ESTÁ SUMINDO SIM, PELOS AGRÓTOXICOS (PRINCIPALMENTE),PELA FALTA DE HABITAT E PELO JAVALI.
    NÃO SEI SE TEM JAVALI EM TODO RS,MAS ONDE NÃO TEM EM BREVE TERÁ POIS ELES ESTÃO SE ALASTRANDO RAPIDAMENTE E QUANDO CHEGAREM A ESSES LOCAIS VOCÊ VERÁ QUE AS CAPIVARAS NÃO SÃO NADA PERTO DELES.
    OQUE VOCÊ ESTÁ FALANDO SOBRE PUMAS É MENTIRA, EXISTEM CASOS DE ATAQUES AS OVELHAS SIM, MAS ATÉ HOJE NÃO VI NINGUÉM DIZER QUE É PRAGA COMO MENCIONOU, MAS TENHA CERTEZA QUE OS FAZENDEIROS MATAM SIM OS PUMAS POIS É FACIL, DIFERENTEMENTE DO JAVALI QUE MESMO ESTRAGANDO AS LAVOURAS OS FAZENDEIROS NÃO CONSEGUEM MATÁ-LOS POIS SÃO MUITO ARISCOS E DIFÍCEIS DE MATAR.
    VOCÊ VEM FALAR QUE O BOI É EXOTICO TRANSMISSOR DE DOENÇAS??? VOCÊ SÓ PODE ESTAR LOUCO, EXISTEM 2 OU 3 DOENÇAS QUE O BOI TRANSMITE E NADA MAIS, TUDO CONTROLADO COM VACINA. MAS TENTA CAPTURAR TODOS OS JAVALIS PARA VACINAR TAMBÉM.
    TENHO FORMAÇÃO EM BIOLOGIA MEU AMIGO,NÃO VENHA QUERER SABER TUDO POIS VI QUE NÃO SABES NADA.
    A PROVA DISSO É VOCÊ QUERER FALAR DA LONTRA QUE É UM ANIMAL NATIVO E SE ALIMENTA SIM DE PEIXE PORÉM NÃO É CAÇADA COMO VOCÊ DIZ.
    NÃO ESTOU APOIANDO NINGUÉM QUE ISSO FIQUE CLARO, ESTOU ESCLARECENDO MENTIRAS AQUI POSTADAS POIS A MINHA FORMAÇÃO EM BIOLOGIA ME PERMITE.
    AGUARDEM...EM BREVE JAVALI SERÁ A MAIOR PRAGA NACIONAL....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o boi e um predador. Na busca de abrigo ele entra na mata, pizotendo as pequenas arvores e as nascentes , alem de compactar o solo dificultando a germinação das sementes,não permitindo a renovação natural da mata.Não vejo " biologo " comentando isto!!É apenas um exemplo. Isto ocorre em todo territorio gaucho. Venha em Capela dos Ausentes onde o pessoal não gosta e ate mata as lontras porque come a truta.Ah. Ate parece que fazendeiro gosta de perder ovelhas porque um bicho comeu.Duvido se um cateto estiver na alça da mira de um caçador ele não vai atirar! Sei o que digo pois sou tecnico agricola formado na ETA em Viamão e viajo muito para a região de cima da serra.

      Excluir
  7. e natural o homem caçar e de sua natureza vcs ficam falando besteiras sobre naturaza e prezervaçao de que adianta ter naturaza se nao podemos usufruir dela temos que ter regras para nao deixar acabar os recusos mas que adianta ter capivara por ex se nao podemos come la que tem uma carne muito saborosa? isso e coisa de gente besta que nao tem o que fazer vcs deviam e procurar crianças nas ruas abandonadas para lutarem por elas os velhos aposentados que ganham uma mizeria da precidencia e vcs nao fazem nada para mudar esse tipo de coisa vao procurar uma troxa de roupa pra lavar que e melhor

    ResponderExcluir
  8. a maioria do pessoal que esta contra a caça do javali são um bando de desocupados , pois se soubessem o quanto da trabalho plantar para essa raça de merdas ambientalistas comerem não falavam. vão trabalhar desocupados

    ResponderExcluir
  9. E o pior é que com isso o preço de miura II calibre 12 está custando mais de 3 mil reais..

    ResponderExcluir
  10. Abaixo, notícia recente publicada em um jornal francês sobre esses animais.Observem que a França é do tamanho de um estado médio do Brasil:

    Amambaí Notícias

    Capa
    Mundo
    Brasil
    Cidades
    Política
    Esportes
    Polícia
    Educação e Cultura
    Rural
    Meio Ambiente e Tecnologia
    Saúde
    Social
    Geral
    Vídeos

    atualizado às 11:08h - segunda, 27 de janeiro de 2014
    Mundo
    França convoca caçadores para controlar população de javalis

    A França está convocando caçadores para abater javalis que estão causando danos às plantações do país.

    Só no ano passado, estes animais causaram mais de 20 mil acidentes nas estradas do país. Apenas no inverno passado, os caçadores mataram 560 mil javalis, um recorde no país e dez vezes mais do que se matava há 30 anos.

    E, além dos prejuízos em fazendas, nos últimos anos, os javalis têm invadindo áreas como cidades e jardins.

    Com isso, o governo francês liberou a caça ao javali durante o ano todo, em áreas suburbanas e rurais, durante o dia e a noite. Antes, a caça ao javali era restrita a certas épocas do ano, assim como todos os outros tipos de caça.

    População

    A população de javalis aumentou muito em vários países da Europa.

    Ainda não se sabe a razão para o aumento do número de javalis, mas acredita-se que uma das causas seria o clima mais ameno dos últimos anos.

    Dorine Pasqualini, especialista do Departamento Florestal da França, afirma que quando as fêmeas estão com um ano de idade, elas já podem ter filhotes, o que antes só acontecia quando elas chegavam aos dois anos de idade. Ou seja: as fêmeas agora têm mais filhotes e mais cedo.

    Outra causa seria o plantio generalizado de milho, algo que os javalis adoram. Com isso, o prejuízo dos fazendeiros chega a milhares de euros por ano.

    Existe ainda outro problema: o número de caçadores está diminuindo na França.

    Na região da Alsácia, no leste da França, as associações de caçadores investiram em um local de treinamento de tiro para encorajar os futuros caçadores de javali.

    A maioria dos caçadores da região é de pessoas ricas com mais de 50 anos. Mas, com os centros de treinamento, as associações agora querem conquistar os mais jovens para a guerra contra o javali.

    Fonte: Iagro

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪