17/11/2011

13 ANOS QUE LYA CAVALCANTI SE FOI... QUE SAUDADES!!!!

Eu não sei se o Claudio Cavalcanti, sobrinho de Lya, e Maria Lucia Frota, sentem tanta falta dela quanto eu... Estes dois se conheceram numa reunião de proteção animal que Lya promovia sempre por causa de sua Associação Proteção animal - APA. Ela agregava pessoas para a causa das maneiras mais inventivas possíveis. Éramos tão poucos aqui no RJ.... ela queria formar um exército... e era uma diplomata e política ao extremo ao lidar com os humanos....

Esta figura fez parte de um bom pedaço da minha vida e do meu aprendizado na causa de defesa animal. Atualmente, ando muito precisada de ouvir suas definições da vida ... queria muito que ela me dissesse o que fazer neste estágio da luta de defesa animal....

Apesar de ter sido sócia da APA por muitos anos, só a conheci em 1983 quando Regina (minha amiga de infância), nos apresentou. Depois a reencontrei quando Regina me falou que ela estava promovendo uns encontros de protetores.

Era uma figura... revolucionária... sem igual.... Aprendi com ela, o que não aprendera em todos os anos anteriores de militância. Ela e Clody Dunin, me mostraram um lado que jamais imaginaria conhecer da proteção animal. Minha escola foi a SUIPA e lá, como linha de frente, não tinhamos tempo de focar em outra coisa que não receber os animais domésticos em abandono ou feridos, embora, Marília Pinheiro, não deixasse de lutar por baleias, meio ambiente, touradas e rinhas.

Lya Cavalcante fez parte da história da proteção animal no Brasil quando acabou no Rio de Janeiro, na época capital do Brasil, com as carroças de lixo puxadas por burros.... Revolucionou a veterinária quando, do próprio bolso, introduziu a eutanásia com anestesia que antes era feita em câmeras de gás e até elétrica...

Lya fez muita história e queria que avaliassem o que era falar de proteção animal na época dela (anos 50 e 60)... não era mole não.... a maioria dos que me lêem nem eram nascidos..... as situações eram infinitamente mais bárbaras do que é hoje...

Bem, como falei aqui, em 2009, a ultima vez que vi Lya, foi em seu aniversário no mesmo ano que se foi. Não fui ao enterro dela. Fugi de ver um caixão com aquele corpo franzino que tanto amava os animais. Queria lembrar da figura do jeito que vocês estão vendo nas fotos.

Sei que muita gente vai achar babaquice da minha parte estar usando este espaço para falar de quem já se foi, mas, sou da qualidade de farinha que não encaroça o leite, sabem como é? Respeito e agradeço os que me ensinam, independente da idade que for... aliás, sentimentos que considero raros, atualmente.

Noutro dia, li de uma "novata" da proteção (que não aceitou minha sugestão de não sair enfiando os pés pelas mãos, pois, existe um caminho já trilhado para se chegar algum lugar), o seguinte:
"Quanto aos demais, talvez seja a hora de se aposentar. DE VEZ!"
Os "demais" seria eu.


Bem, defino "novata" como aquela pessoa com altissima capacidade de trabalho que chega à militância achando que salvará o mundo. Passa um pouquinho de tempo, some. E aí, nós, "os antigos" ficamos corrigindo as besteiras feitas pelas criaturinhas bem intencionadas e momentâneas... é, aquelas que trocam todo ativismo por um namorado, um novo emprego, e otras cositas más...

Tenho tantos casos p´ra contar.... abandonam os animais, desligam o telefone, fingem que nunca estiveram envolvidas com a causa .... somem dizendo que vão se afastar por motivos de saúde.... hã hã....


A nossa causa poderia estar bem mais avançada se não fosse a arrogância e falta de inteligência dos que chegam... poderiam pegar a trilha até onde foi aberta. Por que começar de onde começamos e que nos fez quebrar a cabeça?

Estas novatas começam achando que descobriram a roda e agem como se tivessem lido uma cartilha de instruções da qual nunca conseguimos ter uma cópia. Aliás, a história desta cartilha, Angela Caruso, recentemente, me falou desta matáfora. Costumo dizer que é o famoso "achismo"... Esta galera sabe tudo e acha tudo.... Eu só sei que, depois de mais de 40 anos na militância, continuo sem saber nada e sem achar nada...... kakakakaka....


Pois é, embora esteja rindo, a coisa é triste mesmo... por isso sinto falta de Lya... das suas reflexões desaforadas... ah, Lya... ah, Lya ... olhe por mim, mestra.... sinto muito sua falta!!!!


Jonh (marido da Regina) Regina, Lya e euzinha, feliz da vida!!!!!

10 comentários:

  1. Não conheci, só de nome, o que, pra mim que sou meio "lerda" tá de bom tamanho. Quanto a esses "ativistas deslumbrados"... deixa pra lá, não vale a pena. Li numa postagem de alguém no Orkut que não se deve perder tempo frente a uma porta fechada, mas a uma entreaberta sim, vale a pena!
    Aqui em Porto Alegre tinhamos a Palmira, falecida já faz anos, era sozinha, tirava os relhos dos carroceiros e corria atrás deles dando relhaços em todos! Na época eu era criança, mas não esqueço dela, gente assim deve ser lembrada e apresentada a quem não teve a felicidade de conhecer.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Cida- SCSUL-SP17/11/2011, 14:58

    Ah que linda homenagem, parabéns Sheila querida, mas pode ter certeza que ela está ao lado de Deus e muito paparicada por São Francisco de Assis, bjs no seu coração.

    ResponderExcluir
  3. Cara amiga Sheila,

    Grandes pessoas merecem bons lugares. Esse é o caso de Lya, apesar de não conhecê-la. Digo, que seria uma honra para mim e meus companheiros de jornada que infelizmente não a seguimos. Não fique triste, pois, a causa animal tem sangue novo, e é batendo com a cara na porta é que adquire-se experiência. Um grande beijo da

    Giovanna Abras - Belo Horizonte

    ResponderExcluir
  4. Oi Sheila,, li,o ano passado um livro sobre toda a vida da Lya! Uma mulher de fibra! Pena que a autora nao se fixou tanto assim no assunto da protecao animal, mas mesmo assim valeu. Eu doei o livro, mas gostaria até de rele-lo. Ela realmente era uma líder! abcs

    ResponderExcluir
  5. Acredito que o mundo só não acabou pq ainda existe esse tipo de Ser Humano, esses sim fazem a vida valer a pena. Pessoas que devem ser admiradas e suas obras nunca esquecidas.
    Por isso esses dias te disse que o mundo não é só dos animais, mas de todos que fazem o mundo um lugar melhor para se viver.
    Não conheci a Lya, mas sei muito bem respeitar a memória de uma pessoa guerreira e dedicada a uma causa.
    Onde ela estiver que nos ajude proteger aqueles que tanto amamos.

    ResponderExcluir
  6. rosa elisa villanueva18/11/2011, 07:55

    querida Sheila,
    pessoas como a Lya abriram trilhas nos tempos duros em que falar de proteção animal era pior que falar de extraterrestres. e são essas pessoas lindas como ela, e você, que fazem a diferença, que criaram conceitos, as demais, nas quais eu me incluo, somos guerreiras mas não comandantes. linda homenagem para uma linda guerreira.

    ResponderExcluir
  7. É uma história que muitos como eu não conhecerem.
    Pessoas assim não podem ser esquecidas.
    Deiner

    ResponderExcluir
  8. Não conheci Lya Cavalcanti mas sempre simpatizei com ela através das páginas de Carlos Drummond de Andrade...ela era sempre citada como a amiga e palatina pelos animais... e ser reconhecida pelo Drummond não é pouca coisa!

    ResponderExcluir
  9. Parabéns Sheila, pela iniciativa. Estou tendo contato da existência e do belo trabalho dessa magnifica Lya Cavalcanti através de sua homenagem a ela. Alguém saberia me informar se existe alguma biografia sobre ela? Se existe, como consegui-la? E mais se a edição estiver esgotada poderíamos tentar reeditá-la. Na nossa causa deve ser divulgada sempre, heroínas como a Lya são instrumento indispensável para a luta do direito animal. Suas histórias e ideias poderão despertar consciências adormecidas. A leitura de histórias como as da Lya podem realmente provocar em alguns seres, o desejo de reflexão e quem sabe até, a mudança de velhos conceitos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem uma biografia dela sim e fala sobre este lado de protetora. É só procurar no Google e ver onde tem.
      Obrigado

      Excluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪