O vegano abolicionista Charles Freitas (conheça seu blog) elogiou um artigo de Luciene Cardoso e disponibilizou o link. Fui lá conferir e gostei muito. Texto pequeno, consiso e REAL. Fala sobre a questão de não se conseguir ser 100% vegano.
Sugiro a leitura CLICANDO AQUI
Sugiro a leitura CLICANDO AQUI
Onde está o texto da Luciene cardoso? Não consegui localizar.
ResponderExcluir:(
Não consegui localizar o texto da Luciene Cardoso. :( Seu blog como sempre está sensacional! Parabens
ResponderExcluirSheila Moura, bom dia!
ResponderExcluirPor favor, passe-me o link do tal artigo. Eu nao consegui localizar.
Cumprimentos
Não consigo encontrar o texto! Clico no link do blog mas não há nenhum texto de nenhuma Luciene lá, mto menos link de algum texto dela...
ResponderExcluirDesculpa aí, galera!!!! publiquei faltando um pedaço da postagem....
ResponderExcluirObrigado aos leitores pelo alerta.
abração
Coincidência ou coisa armada pelo universo para me tranquilizar, ontem postei no face uma nota e depois no blog sobre esse assunto.
ResponderExcluirObrigada Sheila, confesso que estava meio pé-cá,pé-lá.
"...Bom, aí vai o que tenho para falar depois de tanta enrolação:
Não conheço a fundo, mas também não sei se quero conhecer (Minha cabeça já tá doidinha com tudo o que vejo nesse mundo e com o fato de não me aceitar como “humano”) o Veganismo.
Motivo primeiro, não tenho tempo para quase nada que se refira a mim mesma, nem para comer. Então muitos dos dias da semana eu passo a pão com ovo frito, copos e copos de leite com Toddy, potes de yogurt natural da Nestlé, não o desnatado, e ainda coloco açúcar(preciso de energia).Sem falar no sorvete, já passei dias só com ele.
Me dou alguns minutos, sento na varanda olhando a maravilha da mata que tenho a minha frente com um pote de sorvete de 2 litros e de lá me sirvo até lotar.
Adoro cozinhar, iniciei aos sete anos de idade. Mas hoje, isso virou frescura de uma vez por mês.
Também não tenho dinheiro para pedir marmitex todo dia, aliás, eles nem entregam aqui no sitio, é distante da cidade.
Como mesmo tudo o que sirvo para os bichos quando estou na cozinha dos macacos. Sucrilhos, queijo branco,frutas, bolachas, qualquer coisa vai.
Agora o motivo segundo, esse vai pegar, vão me trucidar.
Vejam no meu perfil, não tenho religião não tenho partido político.
Não tenho nada que me faça fazer alguma coisa. Odeio dogmas.Odeio apontar alguém o diferenciando por alguma coisa que eu sou e ele não.
Se alguém consegue ser melhor do que eu sou, consegue a superioridade em alguns pontos, boa, siga na tua.
O que não concordo é ficar tentando mudar as pessoas na força da pressão psicológica, o mundo já está cheio de “prozaqueanos”, o laboratório tem burras de dinheiro por conta disso.
Cada qual tem seu tempo, seu momento, seu crescimento sua natureza.
Não, de forma nenhuma, passaria a mão na cabeça do neguinho que enforcou o seu cão só para não latir mais, dizendo: tudo bem amiguinho, um dia você cresce...
Mas, daí a não comer o ovo que minha lindinha botou como uma oferenda dos deuses para eu ter força para lavar o galinheiro, deixar tudo limpinho e sem piolhos ou tomar um bom copo de leite que a mimosa produziu, este que está agora aqui na xícara com um bom café, para eu ter força para dizer o que acabei de dizer e depois ir para as tarefas diárias do Recanto...
Amigos podemos ser amigos mesmo com nossas diferenças.
Não estou ofendida com o monte que me falou, sabe por quê?
Porque acredito que o ouvido mais próximo, o que precisa ouvir sempre, da sua boca, é o seu!
Assim como os olhos que estão lendo em primeira mão isso aqui, são os meus. Quem sabe isso não é um treino para eu me tornar vegan?Me dá um tempo..."
Achei muito bom o blog do Charles. Porém, não pude deixar de observar um fato curioso: a foto dele vestido de palhaço, acredito eu, numa escola de circo. Ele está com uma blusinha singela... do McDonald's??!!?
ResponderExcluirMuito bom, mas mesmo que não se consiga ser 100% se é ao menos alguma coisa. Me sinto bem não comendo carne, mas me sinto mal comendo ovos e usando leite. Dou o meu máximo, mas é o meu começo. Pior é não ser nada e usufruir de tudo indiscrimanadamente sem pensar nas consequencias e na dor do animais.
ResponderExcluirVale como reflexão.
Atenção, veganos e pretendentes: a vitamina B12 só existe nos produtos de origem animal. A falta dela causa anemia perniciosa, anemia megaloblástica,problemas neurológicos,diarréia, etc. Se querem ser veganos,procurem orientação de uma nutricionista, que vai dizer qual suplemento devem tomar e qual quantidade, apara atingir as necessidades diárias para sua faixa etária e sexo. As consequências da falta de B12 demoram até 15 anos para surgir (pode aparecer antes), qdo o organismo já gastou todas as reservas que possuía. Se você nunca foi de comer produtos de origem animal,principalmente carne, as reservas são baixas e se esgotam logo. Isso não é brincadeira!!!!!
ResponderExcluirDesculpa ai, Thaís,mas deve haver algo de estranho no ar. Tenho 53 anos e desde que me conheço por gente não como carne. Sempre detestei o gosto. Carne de nenhum animal. Sou uma pessoa extremamente saudável, quase não pego resfriado, tenho fôlego pra dar e vender, pressão arterial excelente, nunca tive anemia nem similares. Como muito pouco - quase nada - e me alimento pricipalmente de café com leite. Há dias que sequer ponho algo sólido na boca. Tenho comigo que deve-se comer para viver e não viver para comer. Portanto a tese de que precisamos comer carne me soa muito estranha.Devo ser um caso á parte?! Não recrimino quem come - cada qual se alimenta do que melhor lhe aprouver e creio que não se deve entrar nestas questões pessoais. Cada pessoa possui o livre arbítreo de decidir o caminho a trilhar e qual alimento faz bem para alma e coração.
ResponderExcluirVEGETARIANOS E VEGETARIANAS QUE NÃO CONSOMEN NENHUM TIPO DE INGREDIENTE ANIMAL, INCLUSIVE LEITE, OVOS, MEL E SEUS DERIVADOS COMO QUEIJOS, IOGURTES ETC, NO CASO DOS VEGANOS E VEGANAS, TEM POR OBRIGAÇÃO SEREM ESCLARECIDOS QUE EM ALGUM MOMENTO PODEM PRECISAR DA VITAMINA B12 , VENDIDA NAS FARMÁCIAS, DROGARIAS, RESTAURANTES VEGETARIANOS E VEGANOS, FARMÁCIAS DE MANIPULAÇAO E EM TODO E QUALQUER LUGAR QUE TENHA PRODUTOS NATURAIS, SENDO OS PREÇOS VARIADOS E ACESSÍVEIS A TODOS. OBSERVO TAMBÉM QUE A NECESSIDADE DA REPOSIÇÃO DE VITAMINA B12 DEPENDE DE CADA ORGANISMO, MUITOS NEM PRECISAM. ASSIM, O CORRETO É VEZ EM QUANDO SOLICITAR AO MÉDICO(A) UM EXAME DE SANGUE.
ResponderExcluirNO MAIS..., PARABÉNS PELA OPÇÃO DE VIDA SAUDÁVEL, ÉTICA, AMBIENTAL E ESPIRITUAL!!!
Saudações Veganas
Maria José(Nia)
Adorei o texto Sheilinha e até comentei, como disse no comentário que eu fiz lá, alimentar-se ou não de outros animais e ser conivente com todo o sofrimento que lhes são atribuídos é questão de foro íntimo, cada um tem que arcar com as suas escolhas, consciência e consequências!!!
ResponderExcluirAdorei o post, li e deixei um comentário.
ResponderExcluirParabéns pelo blog.
Bjo :)
Olá para todos!
ResponderExcluirThais, você disse que "a vitamina B12 só existe nos produtos de origem animal.", mas infelizmente (para você, não para os veganos! rsrs) você está enganada!
O extrato de soja em pó, por exemplo, que é comercializado em supermercados e é utilizado para se preparar leite de soja, contém, numa porção de 50g (que é a porção que utilizo por copo de 300ml), 60% da vitamina B12 necessária por dia (com base numa dieta de 2000 kcal).
Enfim, como bebo 2 copos de leite de soja por dia, só aí já vão 120% da vitamina B12 da qual meu organismo necessita!!!
Vivendo e aprendendo... =)
Abs!!!