20/10/2017

Orangotango jovem aterrorizado é resgatado depois de ser pego da natureza e mantido em uma caixa de madeira

Esta plantação de palma está acabando com todo ecossistema local da Indonésia. Publicamos sobre isto recentemente: Pythons gigantes atacam pessoas na Indonésia por culpa do óleo de palma.
------------
Nós publicamos fotos e vídeos do resgate de uma jovem orangotango encontrada em uma caixa de madeira em uma vila no oeste de Bornéu.


O bebê, considerado há cerca de três anos, foi encontrada por um homem local de Banyu Abang Village, Teluk Batang Districk, Kayong Utara Regency. Ele afirmou ter encontrado o orangotango em suas terras agrícolas, não muito longe de uma plantação de óleo de palma. O homem, conhecido como Bahtiar, manteve o orangotango por cerca de duas semanas em uma gaiola de apenas 1m2, que ele construiu de pedaços de madeira e fechou-se para evitar que ela escapasse. Ele batizou-a de Isin.



No entanto, sabendo que é ilegal na Indonésia capturar um orangotango e mantê-lo como um animal de estimação, o Bahtiar logo contatou as autoridades e tomou providências para entregar-lhes Isin. Em 3 de outubro, funcionários do Departamento Florestal local (BKSDA) viajaram para a aldeia, acompanhados por uma de nossas equipes de resgate.

Houve uma grande emoção entre os aldeões locais quando a equipe chegou e começou a libertar Isin de sua caixa de madeira. Tendo sido recentemente capturada, a pequena orangotango era claramente selvagem e muito assustada. Uma vez que algumas das tábuas de madeira foram alavancadas da caixa, a equipe médica conseguiu atraí-la com alguns pedaços de comida saborosa para agarrar seu braço e sedá-la para minimizar o estresse de sua liberação e resgate.

Uma vez sedada, Isin foi retirada de sua prisão de madeira por Argitoe Ranting, líder da Equipe de Resposta ao Conflito Humano-Orangotango (HOCRT) e verificada rapidamente pelo veterinário Uwi antes que o sedativo perdesse o efeito e ela fosse instalada em um confortável leito de folhas em um transporte.


Antes de sair da aldeia, o time de IAR tomou o tempo para explicar aos aldeões por que eles nunca devem capturar ou manter um orangotango como um animal de estimação. Eles insistiram para que, se tivessem de encontrar outro orangotango selvagem no futuro, eles chamassem a equipe da IAR a vir e ajudá-los.

Nosso diretor executivo Alan Knight OBE disse: "Little Isin é mais uma vítima triste do desmatamento devastador sendo realizado por empresas de óleo de palma e outras indústrias agrícolas de grande escala em Bornéu.
"Ela ainda devia estar com sua mãe, aprendendo com ela todas as habilidades e comportamentos que ela precisa para sobreviver na floresta. Em vez disso, ela foi encontrada sozinha, o que torna provável que sua mãe tenha sido morta. Uma orangotango nunca abandonaria o bebê ou seria separada sem uma briga.

Pequenos orangotangos como Isin provavelmente terão visto suas mães serem mortas - e é por isso que muitos deles estão profundamente traumatizados quando os resgatamos ". Isin vai se juntar a mais de 100 outros orangotangos em nosso centro de resgate em Ketapang, Bornéu Oeste e, uma vez através da quarentena, começará sua jornada através da reabilitação em preparação para seu eventual retorno à floresta tropical ".

Karmele Llano Sanchez, nosso Diretor de Programa na Indonésia, acrescentou: "Ter um número tão grande de orangotangos submetidos à reabilitação, com mais que ter que ser resgatado o tempo todo, torna cada vez mais difícil encontrar lugares seguros onde possamos liberá-los. É absolutamente vital que a causa raiz do problema seja abordada - a implacável destruição da floresta tropical - se quisermos parar o declínio das populações de orangotango na natureza. "



EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪