Barata e lagartixa (bicho que adoro) já aconteceu comigo. Acordei com uma gata (a Xuxa) com um baratão na boca olhando fixamente p´ra mim. Na hora que eu abri o olho ela abriu a boca para miar largando a baitona em cima de mim.... Gritei que nem uma doida sem que ela entendesse nada.... kakaka.....
-------------
Se você tem um bichano em casa, provavelmente, já foi “vítima” de um presente desastroso dele, como um ratinho, uma lagartixa ou qualquer outro bicho morto, não é mesmo? Mas, não se preocupe, existem um bom motivo quando os gatos trazem amimais mortos para casa e o esconde em seu quarto ou o
deposita em seus pés, sabia? E a melhor notícia: seu gato não é o único que faz isso!
De acordo com especialistas, a primeira coisa que você precisa saber é que os bichanos não fazem isso de maldade e segunda é que esse é um comportamento natural dos gatinhos. Dados dos Estados Unidos, por exemplo, mostram que os gatos domésticos matam bilhões de animais pequenos todos os anos no país, dentre eles, de 1,4 a 3,7 bilhões de passarinhos; e outros 6,9 a 20,7 bilhões de mamíferos.
Por que os gatos trazem animais mortos para casa
Quando os gatos trazem animais mortos para casa, na verdade, eles estão seguindo o instinto natural da espécie.
Embora eles estejam na companhia do homem há 10 mil anos, especialistas afirmam que esse tempo ainda não é o suficiente para que os gatos domesticados abandonem os instintos mais latentes de seus ancestrais selvagens, como a caça e “as entranhas preparadas para diferir carne crua”.
Mas, mesmo que muitos gatinhos domésticos dispensem a parte de comer suas presas, a verdade é que eles matam pequenos animais para transmitir o conhecimento que têm com relação a sobrevivência.
Instinto protetor
Aliás, esse é um comportamento muito mais comum nas fêmeas, mesmo nas que não têm filhotes, porque elas eram as responsáveis por ensinar as crias a encontrar comida. Daí, na falta de um filhinho, os gatos trazem animais mortos para casa na tentativa de ensinar você a caçar,
Para ele, você não é exatamente um “dono”, mas um semelhante que não parece ser muito bom nesse ofício. Ou você já chegou em casa com uma presa recém-abatida?
Quem entende do assunto afirma que quando seu gato faz isso ele está, na verdade, agindo como uma espécie de provedor, de professor e está cuidando de você da forma que ele sabe. Interessante, não?
Agora, falando nos gatinhos fofinhos de nossas vidas, não deixe de conferir também: Agressividade dos gatos pode estar ligada à cor do pelo, indica estudo.
Fonte: Os segredos do Mundo - R7
Pode ser que isso esteja correto, porém creio mto mais na hipótese do presente, do agradecimento.
ResponderExcluirO ser humano tem a pretensão de acreditar conhecer os demais animais e suas intenções, mas esquece-se de que não conhece nem mesmo a si, então como espera conhecer a outrem?
Após ver a corujinha trazer presentes para seus salvadores, creio mesmo que eles querem nos presentear por cuidarmos deles - desde que mereçamos, óbvio.