19/08/2017

Vídeo mostra o resgate de quatro tubarões baleia presos em rede

Que alegria ver o resgate destes grandões.... Vida longa para todos envolvidos!!!!
---------
RIO — Uma equipe de mergulhadores conseguiu salvar quatro tubarões baleia que haviam sido capturados por uma rede de pesca na costa da Baía Cenderawasih, em Papua Ocidental, na Indonésia. Eles são os maiores peixes do planeta, e estão listados como ameaçados pela União Internacional para a Conservação da Natureza.

Os quatro animais capturados eram juvenis, do tamanho de carros, e quando adultos terão o tamanho de pequenos ônibus. Eles ficaram presos numa rede de tamanho médio e malha fina, usada tipicamente na pesca de arrasto de peixes e camarões. As imagens mostram os tubarões se esforçando, sem sucesso, para se libertarem.

Com calma, os mergulhadores abaixam a rede para que os tubarões possam sair. Os dois primeiros escapam rapidamente, mas os dois últimos precisam ser desenrolados pelos mergulhadores e guiados para a liberdade.

Os tubarões baleia não eram o alvo dos pescadores, mas foram capturados por engano. A pesca acidental é a maior ameaça para esses gigantes do mar e outras espécies sem valor comercial, como golfinhos e tartarugas marinhas.

— Eu fiquei tão feliz em vê-los livres — disse Margot Stiles, do grupo ativista Oceana, em entrevista à “National Geographic”. — Normalmente, não é isso que acontece.

Em comunicado à Caters News, os mergulhadores relataram a dificuldade em balancear a proteção da vida marinha e o sustento dos pescadores. Se as redes fossem abertas para a libertação dos tubarões, toda a pesca do dia seria perdida.

“Naquele dia em particular, nós estávamos perto do barco de pesca e oferecemos ajudar para libertar os tubarões sem perder a pesca”, informaram os mergulhadores. “Nós abaixamos um pouco a rede e empurramos os tubarões”.

Fonte: O Globo

2 comentários:

  1. É sempre assim: uns cometem erros para os outros consertarem. E ainda bem que existe quem conserte!

    ResponderExcluir
  2. Muito triste ver cenas como essa, aplausos para os homens do bem.

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪