02/08/2017

Matança de jumentos na Bahia. Assinem a petição

No último dia 28 de julho publicamos Com apoio do Governo, frigorífico inicia abate de jumentos em Amargosa - BA  e o pessoal do Fórum é o único que estou vendo mexer com este assunto, bem como a exportação de gado vivo para o exterior. Então, vamos apoiar, por favor, gente!!!!! Leiam e assinem a petição
-----------------
Recebido de Elizabeth MacGregor
Diretora de Educação FNPDA

No ano passado, Dra. Gislane Brandão, advogada e presidente de nossa afiliada em Salvador, Bicho Feliz, nos participou da situação dos jumentos nesse estado, e fizemos uma parceria na campanha contra o abate desses animais na Bahia, para exportação para China.

Histórico:
1 – Em 11 de julho 2016, com a publicação da Portaria nº 255 (29/06), que define critérios para o abate de equídeos na Bahia, pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada a à Secretaria da Agricultura (Seagri), foi regulamentado o abate inspecionado de equídeos. Com o aval, o frigorífico FrigoCezar, em Miguel Calmon, iniciou o abate de jumentos, tendo sido abatidos mais de 900 animais para envio de seu couro à China. Uma ínfima parte da carne foi doada a zoológicos  (!!) e o resto utilizado para ração animal (!!).

2 – Em 19 de julho a Bicho Feliz, junto com o Fórum Animal e outras Ongs locais, enviamos uma representação ao Ministério Público de Miguel Calmon – Promotores Drs. Pablo Cordeiro e Ticiara Lima -  solicitando a suspensão do abate de jumentos no Frigorífico FrigoCezar.

3 – Em 21 de julho o MP – Dr. Pablo Antônio Codeiro de Almeida – recomendou a suspensão do abate devido a irregularidades encontradas nas instalações e seu funcioamento. As atividades do frigorífico foram suspensas e o FrigoCezar multado em R$50.000,00.

4 - O frigorífico Frigoserra, no município de Serrinha, no Nordeste da Bahia, desistiu de realizar o abatimento de jegues, equídeos, mulas, jumentos e outros animais. Em nota, a assessoria do MPE informou que a decisão foi tomada depois de uma recomendação feita pelo órgão. Um dia antes do abatimento ilegal de jegues, a Promotoria tomou conhecimento do caso e foi até o frigorífico.

5 – Em 27 de julho a Bicho Feliz e Ongs locais, com o suporte do Fórum Animal, realizou uma manifestação pública em frente à Adab em Salvador e solicitou reunião com sua diretoria.

6 – Em 25 de agosto em reunião na ADAB um ofício assinado pela Bicho Feliz e Fórum Animal foi entregue a seus diretores, solicitando que todos os jumentos recolhidos fossem levados a um Santuário. (ofício em anexo).

Agora, em 26 de julho de 2017, a mesma rede de Frigoríficos, FrigoCezar, começou a abater em Amargosa/BA, com o apoio do Governador da Bahia, Rui Costa.

O sócio da empresa, Mairton Souza, afirmou que o frigorífico será dedicado exclusivamente para esse tipo de carne. "Para conhecer o mercado, nós iniciamos o abate, de forma experimental, no frigorífico da Chapada Diamantina (FrigoCezar), em Miguel Calmon.

Há uma portaria do governo que impede que a carne de jegue seja usada para o consumo humano, por questões culturais. Mas o objetivo é o abate para exportação da carne, e uso do couro para raspagem da parte posterior para produção de medicamentos e de alguns cosméticos na China.

E novamente nos colocamos em marcha contra essa excrecência. Vamos entrar em contato com o Dep. Estadual Marcell Moraes, que já se colocou contra o abate de jumentos e esperamos que toda a Rede do Fórum Animal participe de nossa luta.

Petição organizada pela Bicho Feliz:
Assine o abaixo-assinado: «GOVERNADOR, PARE O ABATE DE JUMENTOS EM AMARGOSA, BAHIA» no endereço http://www.peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR101056

Pela dignidade do animal símbolo do Nordeste!
=====
Lembrando que esta tentativa em 2012 ficou muito obscura. Leiam uma matéria: Brigitte Bardot critica matança de jumentos no Ceará

5 comentários:

  1. Assinado & compartilhado amiga. Beijos e melhoras

    ResponderExcluir
  2. Assinado e compartilhado.

    ResponderExcluir
  3. AMAR ANIMAIS É DOM.DE ALMAS MAIS ILUMINADAS...RESPEITA-LOS E OBRIGAÇÃO DE TODOS ATÉ DOS MAIS MISERAVEIS HUMANOS

    ResponderExcluir
  4. Que caiam em desgraça e não haja misericórdia para todos os envolvidos na matança desse animal sagrado.

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪