20/06/2017

Sacrifício de animais em rituais gera polêmica entre ativistas e praticantes

Desculpe, agora estou curta e grossa: tem ritual com bicho? não respeito NÃO.... meto o cacete!!!!! uma religião não tem o direito de fazer os bichos sofrerem bem como à nós que os amamos. 
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Se nas religiões de matriz cristã, os rituais incluem penitência, jejum ou pagamento de dízimos, nas de matriz africana, estes ritos envolvem oferendas aos orixás.

Em algumas manifestações religiosas é comum a realização de rituais de agradecimento pelas graças alcançadas ou para fazer algum pedido. Nas religiões de matriz cristã, esses rituais podem ser feitos por meio de penitências, jejum ou pagamento de dízimos, por exemplo. No caso da umbanda e do candomblé - religiões de matrizes africanas - alguns rituais envolvem oferendas aos orixás (divindades africanas) com o uso de alimentos, flores, perfumes, ou até mesmo a carne de animais em sacrifícios.

Apesar de ser um tema controverso, o uso de animais para agradecer ou pedir algo às divindades não é algo exclusivo dessas duas religiões. É o que explica a coordenadora estadual do Centro Nacional de Africanidade e Resistência Afro-Brasileira, Ruthneia Vieira. De acordo com a coordenadora e umbandista, o antigo testamento da Bíblia, livro máximo da doutrina cristã, já falava em sacrifícios. “Temos diversas passagens em que os animais são usados em sacrifícios a Deus, desde Caim e Abel”, comenta.

A coordenadora destaca que, na umbanda, o uso de animais é feito para fins de consumo. Após os rituais de limpeza e purificação, o animal serve de alimento para a comunidade compartilhar o axé, ou seja, a força sagrada de cada orixá. “Nós matamos para comer, para comemorar aniversários ou para celebrar algo, assim como todas as pessoas. É hipocrisia retratar esses rituais como algo obscuro da nossa religião”, relata mãe Ruthneia de Iansã.

No entanto, o uso de animais em rituais não é consenso nos terreiros de umbanda. Segundo o médium e também umbandista Igor Santos, não são todos os terreiros que usam animais como forma de oferenda aos orixás. “A umbanda ideal não pratica o sacrifício de animais. Se você entrar em um terreiro de umbanda e ver o sacrifício de um animal, você não pode considerar que é um terreiro de umbanda, porque faz parte do princípio da religião”, afirma.

O médium explica que, mesmo não sendo um consenso, é importante entender que o uso de animais em sacrifícios deve ser respeitado como um dogma. “São doutrinas religiosas, e é isso o que difere uma religião da outra. Não é que tenha que matar o animal para entregar a feitura de feitiços e feitiçarias, de fazer mal ao alheio, mas sim de destinar o espírito do animal à divindade”, esclarece Igor Santos.

Em relação ao candomblé, a candomblecista Carmen Ribeiro explica que o animal é ofertado ao orixá. “Ao final da ritualística nós fazemos uma grande refeição e todos da comunidade são chamados a partilhar daquele axé, que é a carne”, diz, acrescentando ainda que a forma como o ritual acontece é mantida sob sigilo, pois “faz parte do segredo que envolve o candomblé”.

Controvérsia

Para os protetores de animais, o sacrifício em rituais religiosos é considerado cruel e desumano. Segundo Shayanna Camelo, mesmo que para fins de consumo, a prática deveria ser proibida. "Eu sou totalmente contra e repudio esse tipo de atitude. Nada contra qual seja sua religião, quais seus princípios ou sua doutrina. Mas, a partir do momento em que está colocando a vida de outras pessoas e animais em risco, todos têm o total direito de intervir”, afirma a protetora que trabalha com adoção e resgate de animais abandonados .

O tema gera controvérsia e já chegou até o Supremo Tribunal Federal. Em novembro de 2016, o ministro Marco Aurélio Mello liberou para decisão do plenário um processo que discute o sacrifício de animais em rituais de religiões de origem africana. O julgamento, no entanto, ainda não possui previsão para ocorrer. Na ação, o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS) tenta derrubar o trecho de uma lei do mesmo estado que livra de punição por maus tratos a animais os rituais das religiões de matriz africana que praticam sacrifícios.

FONTE: portalodia

6 comentários:

  1. Alegam usar a carne para consumo... mentira, vemos animais mortos ou agonizando em praças, encruzilhadas, matas. Ninguém vai lá comê-los não, quem tem de tirar toda aquela sujeira são os garis.

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  2. Uma coisa é a Justiça permitir o livre culto religioso, a gente aplaude, outra coisa é permitir maus tratos de animais quando a tortura ocorre entre paredes de um “templo” , local onde se espera Deus esteja nele, não para assistir seres criados por Ele sendo mortos em troca de presentes mas para abençoar quem os protege, ama, respeita e salva, essa é a Sua Lei Soberana e Justa e cedo ou tarde o bicho pega para quem não costuma cumpri-la, é só conferir. Na Casa de Deus existe respeito à vida de todas as espécies, não importa a denominação religiosa ou nenhuma e também irrelevante é o local onde se pode acha-Lo, mas importa e muito, o que se pensa e faz diante Dele com os inocentes criados para viver, ser amados e felizes tanto quanto ansiamos ser. Maus tratos de animais continua sendo crime não importa onde, nem quando ou através de quem quer que seja, “ religiosos” não estão isentos, pelo contrário deveriam ser os primeiros a entender isso, mas são os últimos.

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  3. Se orixá fosse bom não precisaria do sangue dos inocentes. E os políticos não vão fazer nada para salvar os animais. São eles os maiores usuários da magia negra.

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    1. Desculpe Jean, Orixás do Bem são protetores dos animais e de toda forma de vida, mas existem humanos que preferem cultuar a outra face da medalha, problema deles.

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  4. Se não gosto de religião, imaginem então uma que faz sacrifício com os pobres animais?
    Há pais e mães de terreiros que usam carne comprada em açougue e dizem que o resultado da oferenda é a mesma; que amarram fitinhas com pedidos nos chifres de bodes e os soltam, assim conforme as fitas vão caindo, todo o mal que está nas pessoas vai caindo também; trabalham com plantas, ervas, fumos, menos com sangue porque dizem que as entidades e os Orixás também evoluem junto com a humanidade. Por que então, ainda existem aqueles que insistem em viver no primitivismo de sua ignorância?
    Liberdade de culto religioso? Quer dizer que se algum culto satanista sacrificar uma pessoa, então isso não pode ser considerado crime, certo?

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  5. De fato, no velho testamento, tem vários relatos de sacrifício de animais, mas, desde que Jesus morreu na cruz se oferecendo como se um Cordeiro fosse, essa prática não tem mais sentido. Fico pensando que coisas bárbaras devem acontecer com os animais nesses sacrifícios porque, se fosse algo visando ao bem estar do animal, eles divulgariam como são feitos esses rituais.

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