É difícil encontrar neste país um local público decente..... principalmente, se animais estiverem envolvidos...
-----------
Representantes da administração municipal de Suzano fizeram uma vistoria nesta quarta-feira (11) no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Suzano e encontram uma estrutura precária. Na primeira sala por onde passou o secretário de Saúde, Luís Cláudio Rocha Ruillaumon, não havia computador e nem estrutura para os 11 funcionários trabalharem.
Em outra sala, havia pouco espaço para ração, geladeira e outros equipamentos.
"Nós viemos na sexta-feira passada, inicialmente não tinha veterinário presente, embora a Prefeitura de Suzano tenha quatro veterinários concursados para prestar serviço também para o canil municipal,
aqui não tinha veterinário presente. Mas como você pode ver, esses veterinários não têm nem espaço onde possam sentar e nem a equipe de zoonoses, né? Eles não têm essa estrutura", contou o vereador Lisandro Frederico, que também participou da vistoria.
Fotos tiradas pelo vereador na última semana mostram medicamentos vencidos. Alguns em abril de 2015 e outros em junho de 2013.
O espaço, que deveria ser um gatil, tem gaiolas, freezer sem funcionar, tudo amontoado. Na área dos cavalos, segundo funcionários, a carroça não é usada faz três anos. O espaço virou um depósito para equipamentos sem uso. O abandono se confirma com a água acumulada na sede do lugar que deveria combater, entre outras doenças, a dengue.
Atualmente cerca de 50 cães estão no canil, alguns debilitados. Um mal consegue se mexer. Muitos não foram castrados, o que vai contra a legislação. O motivo seria a falta de um centro cirúrgico no imóvel. O item é previsto na obra anunciada na placa, que deveria ter acabado em dezembro do ano passado, mas nem chegou a começar.
"A empresa que ganhou para fazer essa obra, fez o destrato, não quis fazer a obra e deixou por aí. A informação que eu tive na transição foi essa. Mas a ação efetiva que a gente pode tomar é chamar essa segunda empresa, na parte do executivo, conversar com eles e negociar, de terminar, de fazer essa obra, porque já existe o recurso", diz o secretário de Saúde.
No fim da vistoria, o vereador entregou para o secretário de Saúde um requerimento pedindo providências no CCZ. "Encaminhei um requerimento para a Prefeitura questionando não só a questão da obra do Centro de Zoonoses que atravessou quatro anos e não foi concluída, como as adaptações de medicações, os cuidados com os animais, a permanência dos funcionários aqui, a questão de horário de atendimento."
O secretário disse que vai tomar providências para que a obra comece e que vai trabalhar para que o programa de castração aconteça em Suzano, além de tentar resolver a questão dos medicamentos. "A gente está retomando agora as atas, para a gente conseguir comprar os medicamentos, nessa segunda semana agora que a gente assumiu. A castração envolve vários fatores, né?
A gente pode ter parceria com qualquer ONG, cuidado de animais, porque a gente não tem um centro cirúrgico aqui. Nesse projeto, ele contempla a gente ter um centro cirúrgico. Então a partir daí a gente começa a pensar de uma forma mais eficaz para a gente. Por exemplo, pegou um animal da rua, cuide dele, vê a castração, para poder fazer a adoção", detalhou Guillaumon.
O ex-prefeito Paulo Tokuzumi não foi encontrado para comentar os problemas.
Fonte: G1
concordo c a sheila!
ResponderExcluirÉ tão frustrante ver tanto por fazer e não ter como ajudar.
ResponderExcluir