30/01/2017

Cinquenta coelhos bravos vão repovoar Porto Santo - Portugal

Vão repovoar  porque os anteriores foram dizimados por um vírus fatal entre coelhos. Agora, o controle e equilíbrio será feito pela caça.... hein? é isto mesmo!!!!! Minha Santa dos Podres da Cabeça, dá muita tarje preta nestes psicopatas do inferno!!!!! Estes animais, também, são chamados de coelho europeu....
------------------------
Cinquenta coelhos bravos vão repovoar Porto Santo, a medida visa repor a população que foi dizimada pela doença no ano passado

Meia centena de coelhos bravos vão ser soltos, brevemente, na ilha do Porto Santo, numa iniciativa da Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais (SRARN) que visa repor a população local que foi dizimada pela Doença
Hemorrágica Viral (DHV-V2) em finais do ano passado.

Este repovoamento está a ser preparado pela SRARN, no entanto ainda não existe uma data concreta para a libertação dos animais, conforme adiantou ao DIÁRIO o presidente do Instituto de Florestas e Conservação da Natureza, Manuel Filipe.

De acordo com aquele responsável, os coelhos bravos foram capturados na área florestal da Madeira, no passado mês de Dezembro, e posteriormente vacinados contra a referida doença. Entretanto, foram também sujeitos a um período de quarentena, estando neste momento em cativeiro e a aguardar a altura em que serão devolvidos à liberdade, mas agora no Porto Santo. Refira-se que todo este processo está a decorrer em colaboração com a Direção de Serviços de Alimentação e Veterinária.

Ainda de acordo com Manuel Filipe, a vacina contra o DHV-V2 tem um período de actuação de seis meses, sendo que a descendência destes coelhos vacinados também beneficiará de alguma imunidade à doença, embora não de forma total.

Os animais serão soltos em locais devidamente seleccionados pelos serviços do Instituto de Florestas, que conta neste particular com a colaboração dos caçadores do Porto Santo, profundos conhecedores do terreno.

De acordo com Manuel Filipe, após a reposição da população do coelho bravo no Porto Santo não está previsto mais nenhum acompanhamento sanitário dos animais, a menos que, entretanto, venham a surgir outros casos de doença. Se tudo correr como planeado, o controle e equilíbrio da população será feito através da caça, na época venatória legalmente estabelecida.

Importa referir que neste momento estão em curso censos na ilha do Porto Santo, com o intuito de avaliar não só a evolução da população de coelhos bravos, mas também dos bandos de perdiz vermelha nas principais áreas cinegéticas da ilha. A intenção passa por manter informação actualizada sobre a condição das espécies cinegéticas do Porto Santo.

FONTE: dnoticias

2 comentários:

  1. difícil sabe!!! saber que eu ainda divido o ar do oxigenio c assassinos da natureza.

    ResponderExcluir
  2. Tenho a impressão de que sou de outro planeta, porque não consigo entender essa gente.

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪