30/01/2017

Caça à raposa inflama redes sociais - Portugal

Companheiros de Portugal, temos que por um fim nisto!!!!! Podemos aqui do Brasil dar todo apoio.... Mesmo "legal" é "covardia e crueldade"!!!!! 
------------------------
Uma "batida à raposa" organizada pelo Clube de Caça e Pesca de Santa Tecla, Famalicão, está a gerar uma onda de indignação nas redes sociais e blogues. Apesar de legal, o evento é criticado por "matar seres vivos indefesos".

O anúncio da tarde de caça marcada para dia 26 de fevereiro foi feito pelo próprio clube, mas a foto de um dos cartazes caiu nas redes sociais e deu origem a afincadas discussões entre os
defensores e os críticos da caça à raposa.

De um lado, milhares de críticos como Nuno Markl já se manifestaram contra o ato. "Adorava perceber o que move malta a pegar em armas e a ir para o campo desatar a matar estes animais incríveis. Claramente a explicação "para comer" creio que não se aplica. E se a explicação é "por desporto", isso é completamente lunático", desabafou o humorista e locutor de rádio.

O blogue político "Aventar" também critica a convocatória com uma pergunta para os leitores: "Vamos matar um ser vivo?". Os responsáveis pelo blogue acrescentam, em tom irónico: "Anda! Vem! Junta-te ao Clube de Caça e Pesca de Santa Tecla, arma-te de um pau, faz-te de valente e vem dar umas cacetadas num bicho mais inteligente do que tu!".

O grupo Intervenção e Resgate Animal considera que a prática "mais não é senão um abate de animais indefesos" e aconselha mesmo a que os seus seguidores deixem denúncias na caixa de email da Junta de Freguesia de Vale, Telhado e Portela para que se pense "duas vezes antes de licenciarem a próxima".

Evento "está legal"

Em defesa da "batida" insurgem-se outros tantos internautas. Luís Gusmão, gestor cinegético e responsável por governar o território de caça em harmonia com o espaço rural, aventa que "o controlo de predadores é ingrato mas tem que ser efectuado".

Já o presidente do Clube de Caça e Pesca de Santa Tecla adianta que a motivação para a "batida" é precisamente a desportiva. "É um desporto como outro qualquer, é como ir à pesca, também não se reclama por causa dos peixes", disse o responsável.

O clube, que organiza a "batida" em quatro freguesias do concelho famalicense, assegura que "está tudo legal" e aconselha os críticos a fazerem queixa "no Ministério da Agricultura, que foi a entidade que licenciou". Acrescenta, ainda, que a "batida" à raposa "acontece no país inteiro" e "é uma tradição que vem do tempo dos reis, que iam a cavalo".

Debate antigo

O debate sobre o abate da raposa não é novo. O ato está regulado por uma Portaria de 2012 mas a revogação da mesma já motivou várias petições públicas. A norma estabelece que a caça à raposa é legal de 1 de outubro até ao último dia de fevereiro, em terreno ordenado.

O limite de animais abatidos por dia e por caçador é de três, exceto quando o método usado é a "batida". Este método consiste num esforço de grupo em que uma parte dos caçadores espera na zona onde se pressupõe que o animal vai fugir, ao passo que os restantes "batem" a área para encaminhar a presa para a direção do primeiro grupo.

FONTE: jn.pt

5 comentários:

  1. A matança por puro prazer é totalmente abominável

    ResponderExcluir
  2. por isso, isto que ta que ta o mundo a fora de tiros em cima de humanos! bandidos,polícias gentes que ñ tem nada haver c os assuntos etc. quer dizer vingança da natureza, por reenvindicar os direitos de viver.qdo um humano é assassinado é covardia. agora qdo é um animal ñ humano,anjos, inocentes,indefesos é apenas um animal! ooooooo nojooooooo de humanos.

    ResponderExcluir
  3. Nada justifica a matança, nem mesmo o fato de serem monstros descerebrados os praticantes da carnificina. Não é "um esporte como outro qualquer", é um atentado à Vida do Planeta onde há espaço para todos respirarem em paz contanto que uns não pratiquem esportes sufocando outros e contanto que alguns humanos doentes, psiquicamente desajustados, não brinquem de ser felizes infelicitando inocentes em nome da meleca da tradição que já passou da hora de desgrudar do mundo, mas não desgruda.

    ResponderExcluir
  4. A MALDADE HUMANA NÃO TEM MAIS NENHUM LIMITE!!! TRISTE SERÁ O FIM DESSA HUMANIDADE QUE NADA RESPEITA E TUDO DESTROI!!!

    ResponderExcluir
  5. Deviam promover uma caça aos caçadores e depois transformá-los em troféu.

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪