10/12/2016

Luto pelo seu animal de estimação quando ele parte

Este momento é conhecido pela maioria de nós.... Quando conveniada com a prefeitura de 1998 à inicio de 2001, fazíamos o Programa APPET que consistia em fazer atendimento às pessoas que sofrem pela perda do seu animal. Hoje mantemos em nosso blog a Postagem Vip Pessoas sofrem para superar a perda de animais de estimação onde vários leitores desabafam seus momentos de perda.
------------------------
Todos sabemos o que é passar por um processo de luto. Quando um familiar ou um ente querido morre, precisamos de um tempo para aceitar que essa pessoa já não vai mais estar conosco. Mas o que acontece quando é o nosso animal de estimação a nos deixar? O luto pelo nosso animal ainda é um tema do qual pouco se fala. 

Além disso, muitas pessoas que nunca tiveram o carinho de um animal ignoram o que isso representa e, portanto, depreciam e menosprezam
o luto pelo animal. Dessa forma, a pessoa que está de luto ainda tem que lidar com outro sentimento negativo: a falta de aceitação da sua dor.

Um gato, um cachorro, um coelho, uma tartaruga… não são meros animais. Quando você os adota, eles passam a ser parte da família. Um luto muito pouco reconhecido

Se você já passou pelo luto por causa do seu animal de estimação, talvez tenha encontrado pessoas que lhe disseram frases como: “é só um animal”, “adota outro”, entre muitas outras. Isto não ajuda a pessoa que acaba de perder o seu fiel amigo. Você consegue imaginar ir a um funeral e dizer a mesma coisa, por exemplo, em relação a um bebê que acaba de morrer? É viável dizer “não se preocupe, vocês podem ter outro”? Ou no caso da pessoa ter perdido os pais dizer “você pode adotar outro pai ou outra mãe”?

Ainda se continua subestimando o impacto emocional que a perda de um animal de estimação pode acarretar. Tanto é assim que muitas pessoas não ligam nada quando, por exemplo, o seu melhor amigo está passando por um luto originado pela perda do animal. Além disso, muitas vezes as pessoas tentam evitar falar no assunto, pois não dão importância a ele.

Chorar a perda
Quando passamos por um processo de luto pela perda de um ente querido, os rituais funerários podem amenizar a nossa dor, podem contribuir para trazer para o nosso lado pessoas das quais precisamos nestes momentos. O apoio da família, o ato de enterrar ou cremar de forma a trazer alguma justiça e que permita uma despedida adequada dessa pessoa nos dá um pequeno consolo inicial.

Desse modo, estes rituais criam um contexto e uma atmosfera em que se pode expressar a dor, juntamente com outras pessoas que compartilham o mesmo sentimento. Mas o que acontece nos rituais funerários dos animais de estimação?

Quantas pessoas viriam ao enterro do seu animal? Até hoje as pessoas continuam subestimando a perda nos nossos amigos mais preciosos.

É verdade que existem crematórios e cemitérios destinados unicamente aos animais, mas despedir-se publicamente do seu grande amigo é completamente diferente do que seria se fosse uma pessoa. Não existe um procedimento ou um costume, que no caso de perder seu cachorro, gato, coelho, tartaruga, lhe dê a oportunidade de se despedir dele como merece. 

A culpa no luto de um animal de estimação
Não se despedir corretamente do seu animal pode ser prejudicial para o processo de luto. Sobretudo se você se sente culpado pela morte dele. Talvez o seu animal tenha tido um problema de saúde e você se culpa por não lhe ter dado mais dedicação e atenção. Talvez aqueles cistos que foram consequência de um determinado medicamento poderiam ter sido evitados.

Estes são alguns pensamentos que podem passar pela nossa cabeça e que nos convidam a nos sentirmos constantemente culpados. Mas a maior parte dos remorsos que se sentem em relação à morte dos animais são fruto da eutanásia, negada aos humanos, porém uma das opções a que mais se recorre para aliviar o sofrimento dos animais.

A eutanásia faz com que muitas pessoas se sintam culpadas pela morte dos seus animais de estimação, por terem escolhido uma data para isso, em última instância. Inclusive muitas pessoas que escolhem a eutanásia acabam se sentindo assassinas. Mas não devemos esquecer que quando se recorre a esta opção, é porque não existiam alternativas de salvação.

É aqui que o apoio é fundamental. Deixar que a pessoa que sofreu a perda possa colocar esse sentimento em palavras, validá-lo e enfrentá-lo. Não o guardar no sapato como uma pedra que aos poucos vai machucando sua pele.
Nunca negue o luto por seu animal de estimação. Isto só tem um resultado possível: um luto não resolvido.

Um novo animal de estimação
Em uma primeira fase do luto, a pessoa que sofreu a perda provavelmente não estará preparada para ter outro animal. É normal que sinta que de alguma forma iria trair a memória do amiguinho que faleceu, colocando outro que de alguma forma iria usurpar o seu lugar. Também não é uma boa ideia, porque o novo animal pode vaticinar um novo sofrimento futuro como o que ela está passando agora.

O que a pessoa que sofreu uma perda tão grande e uma ferida tão profunda precisa é de carinho, tempo para falar, para estar em silêncio, para ficar zangada com o mundo, para se fazer perguntas e, acima de tudo, de uma mão para quando der os primeiros sinais de que quer passar de uma fase do luto para a outra, até que a experiência seja integrada na sua vida.

16 comentários:

  1. É uma dor insuportável, precisei eutanasiar meu melhor amigo na véspera de meu aniversário. Dez anos de amizade, muito triste. insuportável para quem ama. Tenho outros para cuidar o que me faz seguir mas é um vazio imenso e me sinto culpada por não ter dado uma vida melhor, mais confortável, e não quero passar essa tristeza aos que ficaram, mas eles sabem que sofro...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu Billy foi no dia do meu aniversário!Nunca MAIS vou comemorar essa data!

      Excluir
  2. ai, nem gosto de me lembrar faz 5 meses que perdi minha gatinha c cancer de boca, fiz de tudo por ela. mais ela me deixou. e até hj ainda sinto a falta que ela me faz, por tantos anos juntas. as vezes me pergunto! porque me deixou? muito triste!

    ResponderExcluir
  3. Perdi dois filhos peludos há dois anos atrás uma no dia de ano novo ,e,o outro quinze dias depois ,a dor ,e,o sofrimento foram grandes ,e, precisei tomar antidepressivo para conseguir suportar a dor ,então eu entendo o que os outros sentem nesta hora tão dificil para os amantes dos animais

    ResponderExcluir
  4. Minha cãopanheira querida me deixou por eutanásia também na véspera do meu aniversário. Foi terrível e por pouco mais de um ano, não podia nem falar ou ver fotos dela, oque começava a chorar. A dor amenizou, mas a saudade nunca!

    ResponderExcluir
  5. As pessoas, de modo geral, não entendem o sofrimetno que outra pessoa sente ao perder um companheiro de outra espécie. Entende-se, muito menos, ainda, que um bichinho também sofre MUITO a partida do humano ou de outro bichinho.
    Todos precisam vivenciar o luto.
    A Homeopatia tem um remédio maravilhoso que tem por finalidade ajudar a superar PERDAS RECENTES. É o Ignatia 200, I/30ml em água destilada sem álcool. Pode-se tomar em dose única OU pingar 05 gotas na boca a cada 15 minutos.
    Ele não causa esquecimento, sono, não é calmante. Ajuda a superar PERDAS RECENTES. Humanos, cães e gatos podem usar. Para bichinhos muito menores, como aves, eu não sei a potência...
    Não tenho, felizmente, a experiência da eutanásia, mas tenho percebido que quem acompanha o bichinho não fica tão mal quando ela é efetivamente necessária e a pessoa fica com o bichinho amado até o final.
    Selma Castanheira - Curitiba/PR

    ResponderExcluir
  6. É uma dor que não tem explicação. Foi uma das maiores que tive. Meu eterno filhinho. Descanse em paz. Mamãe te ama. Realmente n sinto vontade de falar com ninguém, só com a minha terapeuta.Desejo forças para todos que estão passando por isso, hj estou me conformando, mas foi barra e ainda está sendo. Deus conforte nossos corações.🙏

    ResponderExcluir

  7. Dóiiii muitooo!Meu ANJO de LUZ e razão da minha vida partiu no dia do meu aniversário!22Agoo entreguei a DEUS, em casa depois de 3meses lutando com ele contra um cancer!Não paro de chorar por meus filhos, 11com Deus, Billy mudou minha vida, o adotei e descobri uma missão com os animais como ele, meus 4viralatas me dão força, meu canal youtube todo com Billy e animais que ajudei, não tenho coragem de abrir e vê-lo lá!REZO muito e por todos os animais, por eles, Billy, quem os ajuda, donos como eu desesperados!Por anjos como minha Bella, resgatada, adotada e devolvida, por todos que tem donos que os maltratam e toturam! Meus 3gatos, kikky, Nicky, Lucky&Bella precisam de mim e isso me faz suportar essa DOR!Billy mamãe te ama MUITO! Adotá-lo foi o maior PRESENTE e BEM PRECIOSO de toda a minha VIDA!!!INENARRÁVEL e INSUPERÁVEL a passagem dele!Com Deus, São Francisco e sem DOR, isso me ajuda e parar de chorar de SAUDADES!

    ResponderExcluir
  8. Eutanásia depois de tentarmos tudo e vê-los sofrendo!Muito complicado, não façam em clínicas ou vets...O deixei ir em casa! Indico isso, fazerem a passagem em CASA! Conosco, com muito amor e conversa que o AMAMOS MUITO! Não paro de chorar, parece ontem!Saber dia 19 que perdemos a LUTA contra o câncer e as despedidas de todos no hospital vet onde doou sangue e fazer a acupuntura com a Vet que ele adorava, foi TUDO!Me despedir do Billy por 3dias e dia 22Ago meu aniversário, nunca mais vou comemorá-lo, veterinário vir em casa e ele ir no meu colo, no sofá, foi TUDO!Está enterrado num local especial com arvores e passaros e nunca mais serei a mesma sem ele!Meu coração foi com ele!Esta com Billy, meus 4Gatinhos que ele amava, estão com ele e 6cachorros que estão com meu coração, agora preciso cuidar dos meus 4viralatas, que também sofrem pelo LUTO e falta do irmãozão, só Deus mesmo pra confortar esse aperto no coração! Ver meu canal com ele lá, passar pelos lugares que trabalhamos juntos, encontrar as pessoas e perguntarem dele! Sem palavras nossa dor é imensa!

    ResponderExcluir
  9. Meus cães não vivem em canis, estão sempre ao meu lado. Até na hora de tomar banho, eles me acompanham ou colocam a porta do banheiro no chão. Quando um parte, a dor da falta é imensa, aquele pratinho e caminha sobrando queima minha alma. Quando surge outro animal, este não o substitui, apenas tem a chance de receber um lar, aquele mesmo lar que teve o animal que se foi e que nada mais posso fazer. Levo muito tempo para aceitar a despedida, mas não os esqueço nunca.

    ResponderExcluir
  10. Estou passando por esse luto agora. Perdi minha Joy de 15 anos dia 21/11/16. Estou mal, depressiva, choro muito e tomando anti depressivo, que ajuda apenas um pouco. Dor profunda e terrível!Pra mim era uma filha de pelos.

    ResponderExcluir
  11. Leiam...
    http://www.indigovirgo.com/2012/01/anjos-nao-ficam.html

    ResponderExcluir
  12. Meu coração partiu em mil pedaços, choro, sinto uma dor profunda, estou triste, sem vontade de nada... perdi minha Mel, linda de 10 anos no dia 21 desse mês, às vésperas do Natal. Ontem, na virada do ano, chorei, entrei em prantos e acho que essa dor, vai ficar no peito por um bom tempo. Minha florzinha, que vc esteja no céu, sendo cuidada por Jesus e olhando pela mamãe que te ama muito, sempre te amará, jamais te esquecerá!

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪