22/09/2016

Pets podem ajudar a prevenir suicídios

Eu que o diga!!!!! não fossem meus animais, já tinha cantado p´ra subir faz tempoooooooooo!!!!! aliás, acho que muitos de nós, não? 
------------------------
Coordenadora da Residência Médica de Psiquiatra do Hospital Psiquiátrico São Pedro e presidente da Associação em Defesa da Saúde Mental Integral (Adesmi), de Porto Alegre, a psiquiatra Roberta Grudtner faz uma afirmação importante no que se refere à prevenção de suicídios: os pets podem ajudar familiares a descobrir indícios de que uma pessoa cogita tirar a própria vida.

'Toda pessoa que possui um animal de estimação
e está pensando em se suicidar, procura alguém que possa ficar com seu bichinho de estimação', cita Roberta. Diante disto, 'a orientação dos profissionais é enfatizar que somente ela mesma pode cuidar do seu animal, evitando que tire a própria vida. É uma forma simples que pode evitar uma morte', explica Roberta, que também menciona que os padres são muito procurados para ficarem com os animais.

Outro dado destacado pela profissional é que de dez suicídios, noves poderiam ser evitados, pois as pessoas dão indícios claros das suas intenções. Segundo Roberta, o número de suicídios no Brasil aumentou em 40% nos últimos dez anos e o Rio Grande do Sul é o estado com maior número de casos e chega a atingir o dobro da média nacional.

VÍNCULOS
De acordo com a psicóloga Gabriela Geara, que atua no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) II de Venâncio Aires, possuir vínculos afetivos fortes é uma das coisas que ajuda a impedir suicídios. 'Tudo que for um vínculo saudável ajuda a controlar a vontade do paciente de se matar.' Este vínculo pode ser com os filhos, com um companheiro amoroso e também com os animais de estimação.

Segundo a profissional, a existência de vínculos faz com que a pessoa se sinta importante e tenha consciência de que fará falta para alguém. No caso dos pets, faz com que ela também reconheça a responsabilidade que possui sobre o animal de estimação.

Gabriela comenta que os pets ajudam os seres humanos com depressão, pois o contato com os animais traz calma, prazer e promove o bem estar. Por saberem do papel positivo que os pets podem exercer na vida das pessoas, a psicóloga cita que muitos hospitais já liberam a visita dos animais na expectativa de que isso possa beneficiar os pacientes e, assim, até diminuir o tempo de internação.

PROCURE AJUDA
Se você pensa em tirar a própria a vida ou conhece alguém que dá indícios de que possa cometer suicídio, saiba que especialistas afirmam que o mais importante é que as pessoas não fiquem com este sentimento somente para si. É preciso conversar, buscar ajuda e orientar aqueles que demonstram o desejo de se matar para que procurem atendimento na rede de saúde.

Em Venâncio Aires, o atendimento pode ser buscado em qualquer uma das unidades da rede municipal de saúde, mas a principal referência na área da saúde mental é o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) II, localizado na Rua Visconde do Rio Branco, e cujo telefone para contato é o 3983-1045.

Quem precisa de ajuda também pode entrar em contato com o Centro de Valorização da Vida (CVV), que atua na prevenção do suicídio. Os atendimentos são realizados por meio da linha gratuita 188, "chats" pela internet (www.cvv.org.br), correspondências e e-mail.

FONTE: folhadomate

2 comentários:

  1. Os animais da natureza cura, salva e liberta de todo mal. deixa-nos mais felizes c a vida.

    ResponderExcluir
  2. Isso é a mais pura verdade. Eu mesma só não desisti de viver nesse mundo alienado, justamente por causa de minha responsabilidade com os animais que resgatei.
    Por isso, afirmo: quando todos os animais forem extintos, não haverá mais incentivo para viver nesse mundo. O ser humano é o pior animal para se conviver.

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪