19/09/2016

Animais estariam morrendo de fome no Batalhão Ambiental, deputada pede explicações - MT

A deputada não sabe de nada...... a maioria dos lugares que recolhe animais silvestres está na maior penúria porque nosso país não leva a sério o caso do tráfico de animais.... Tomara que ela tenha sorte de arrumar comida lá em Mato Grosso. Detalhe que a gente está tão preocupada com os animais morrendo de fome no Zoológico de Gaza e na Venezuela, né mesmo?
------------------------
"O que nos chega é que os animais estão inclusive passando fome", denuncia Janaina Riva.
A deputada estadual Janaina Riva (PMDB) apresentou nesta quarta -feira (14) requerimento em regime de urgência para que o governo do Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, preste informações sobre a situação que se encontram os animais apreendidos, que estão alocados no Batalhão Ambiental de Mato
Grosso. Esta semana, a parlamentar recebeu denúncia em seu gabinete, encaminhada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Entidades Públicas do Meio Ambiente do Estado de Mato Grosso (Sintema), de que os animais apreendidos estão com a vida em risco por demora nos processos licitatórios para compra de alimentos, medicamentos, suplementos e de contenção.

“O que nos chega é que os animais estão inclusive passando fome, mais uma vez por pura ingerência do governo do Estado. Segundo informações, faltam desde alimentação à medicamentos no Batalhão Ambiental, que conta hoje com mais de 140 animais entre papagaios, arara, periquito, coruja, tamanduá, jabuti, falcão, entre outros, o que coloca em risco as vidas deles”, justificou.

Consta da denúncia recebido pela parlamentar a coordenadoria de Fauna e Recursos Pesqueiros, que tem apenas oito servidores para atender toda a demanda do Estado, é obrigado a levantar, cotar e ainda ir a campo fazer orçamentos, para encaminhar o processo para licitar a compra do que precisa e ainda quando vai para a Secretaria de Gestão. Simplesmente o processo não anda, comprometendo a vida dos animais que aguardam muitas vezes alimentação e remédio.

A situação está tão precária que foi sugerido aos servidores que fossem ‘mendigar’ nos supermercados para doar comida para os animais. Para alimentar os animais e comprar medicação, os servidores estão tendo que usar uma modalidade que deveria ser exceção e virou rotina que é o adiantamento na conta do servidor onde o governo repassa o recurso mediante apresentação das notas.

“O Batalhão Ambiental hoje é um depósito de animais. Os policiais estão tendo que fazer a vez de tratadores nos fins de semana porque a Sema não contrata e foge das suas responsabilidades. Os servidores até sugeriram que fossem usados reeducandos para tratar os animais, mas até o agora o governo não deu retorno ”, explica o Sintema.

Indicações – Na mesma sessão, a parlamentar apresentou indicação para que o governo do Estado envie à Assembleia o projeto de lei que cria o Conselho Estadual dos Direitos da População LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros) em Mato Grosso.

“Precisamos da criação desse conselho para tornar efetivas as políticas públicas destinadas a população LGBT. Cabe lembrar que nosso estado encontra-se atrasado na criação desse órgão, que já é realidade em estados como Bahia, Alagoas, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Santa Catarina, Rio Grande Sul, Pernambuco, Rio de Janeiro, Roraima e São Paulo”, disse.

Segundo Janaina, Mato Grosso possui apenas o Grupo Estadual de Combate a Crimes de Homofobia, ligado à Secretaria de Segurança Pública. “Precisamos avançar e construir esse tripé, que possibilita, além de outras ações, a assinatura de convênios federais e repasse de recursos por parte da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social. A estrutura de um conselho permite a articulação dessas políticas entre as secretarias afins sob a ótica dos movimentos sociais LGBT”, finalizou.

Outra indicação apresentada foi à Secretaria de Estado de Cultura, tratando da necessidade de apoio financeiro e incentivo ao Projeto Cultural “Orquestra Sinfônica Jovem” de Nova Brasilândia.

“A música representa uma importante fonte de estímulos, equilíbrio e felicidade para a criança. Assim, na Educação Infantil os fatos musicais devem induzir ações, comportamentos motores e gestuais (ritmos marcados caminhando, batidos com as mãos, e até mesmo falados), inseparáveis da educação perceptiva propriamente dita”, finalizou.

FONTE: cenariomt
------------------

Outra matéria:
Sintema denuncia comprometimento de vida de animais por demora em licitações

3 comentários:

  1. ai! tem dias que eu relamente ñ consigo suportar a tanta crueldade c os animais.

    ResponderExcluir
  2. Por que será que tudo que passa pelo setor público é tão enrolado? Burocracia, falta de recursos, falta de mão de obra ou tudo isso somado à falta de vergonha na cara?
    Para chegar ao ponto de ser denunciado é que a coisa está mais feia do que imaginamos.

    ResponderExcluir
  3. Pois é, mas não existe nenhum ativista da causa animal por lá??? Ninguém sabia de nada??? Por que essa deputada não recorre logo ao Ministério Público ??? NENHUMA ONG DO ESTADO PODE OFICIALIZAR A DENÚNCIA ??? Pelo jeito, essa deputada só pretende fazer política com o fato. Quero saber quem vai realmente fazer alguma coisa. CADÊ O MINISTÉRIO PÚBLICO ??? Tem de ser formalizada a denúncia!!! Mexam-se !!!

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪