26/07/2016

Reportagem e Petição contra touradas em Portugal. Vamos colaborar?

Companheiros lá de Portugal pedem nossa ajuda para assinatura desta Petição: Senhor Santo Cristo das Lajes das Flores sem vacada . Vamos ajudar?  Aproveito para publicar um dos vídeos explícitos de crueldade contra touros durante estes eventos.... é muito nojento!!!! Estamos divulgando, também, um excelente material jornalistico sobre as touradas. Muito bem feito.
---------------------------
J Alex
Imagenes no acta para personas sensibles. Crear conciencia que estos animales sufren es cruel lo que le hacen. Comparte y pon tu protesta en contras de esta actividad.


======================

Reportagem espectacular sobre touradas. Todos os argumentos, todos os factos, todas as razões num brilhante trabalho.
"O Touro é um animal que, quando uma mosca pousa no seu dorso... ele afasta-a com a cauda. Ele é hiper sensível"


O touro "bravo" ou de "lide" não é agressivo. Estes animais são, por natureza, tão ou mais afáveis do que os cães. O Fadjen, um mediático touro "bravo", salvo de um ganadeiro Espanhol, é neste momento, um excelente exemplo de que a agressividade genética do touro, se encerra num mito propagandeado pela tauromaquia.

A etologia como ramo da zoologia, explica que o comportamento não é determinado pela genética, mas pelo ambiente e interacções do animal. Ou seja, independentemente das características genéticas, o seu comportamento será sempre condicionado, em última análise, pelo propósito e personalidade de quem os cria, tal como acontece com os cães.

Para os tornarem, não agressivos, mas mais reactivos de modo a que seja possível toureá-los (ou lidá-los), os ganadeiros criam-nos em sistema extensivo, com pouco contacto com humanos, sujeitando-os a duros "treinos" a todos os níveis, sendo os físicos, dignos de um atleta de alta competição e, de vez em quando, alguns morrem subitamente devido ao exagerado esforço a que são sujeitos.

Por vezes, os touros são drogados com Rompum e Calmivet, duas substâncias anestésicas que administradas em pequenas quantidades, causam um efeito calmante. Mas nem sempre a dose "certa" é bem calculada, levando a que alguns sucumbam à dose excessiva, mesmo antes de entrar na arena.

Há muito que a ciência provou o sofrimento do touro. Todos os seres sencientes, ou seja, os que possuem um sistema nervoso central, grupo do qual faz parte o ser humano, têm a capacidade de experimentar sofrimento físico e psicológico, tal como stress, medo, pânico, angústia e tristeza. Sofrem ainda traumas psicológicos e desenvolvem depressões, bem como afectos e constroem ainda relações com outros seres, incluindo o Homem.

Na capacidade de sentir, os animais não são diferentes do ser humano.

O touro "bravo" tem direito à sua integridade física e psicológica e principalmente tem direito a não ser utilizado como objecto de tortura para gáudio de uma minoria que nem sequer é representativa do povo português. À semelhança de tantas outras espécies, o touro poderá perfeitamente viver em liberdade e em paz no seu habitat, nem que seja em zonas protegidas, não sendo também por isso, aceitável o "argumento" da sua preservação como justificação da tauromaquia.

Não é portanto admissível que no século XXI, um país civilizado como Portugal, acolha ainda uma tradição que viola 90% (!) dos pontos considerados na Declaração Universal dos Direitos dos Animais da UNESCO:

1 - Todos os animais têm o mesmo direito à vida.

2 - Todos os animais têm direito ao respeito e à protecção do homem.

3 - Nenhum animal deve ser maltratado.

4 - Todos os animais selvagens têm o direito de viver livres no seu habitat.

5 - O animal que o homem escolher para companheiro não deve nunca ser abandonado.

6 - Nenhum animal deve ser usado em experiências que lhe causem dor.

7 - Todo o acto que põe em risco a vida de um animal é um crime contra a vida.

8 - A poluição e a destruição do meio ambiente são consideradas crimes contra os animais.

9 - Os direitos dos animais devem ser defendidos por lei.

10 - O Homem deve ser educado desde a infância para observar, respeitar e compreender os animais.

Mas não são apenas os direitos dos animais os que são violados pela tauromaquia.

A psicologia, a psiquiatria e a neurociência provaram que assistir a touradas provoca traumas psicológicos nas crianças, tornando-as tolerantes à violência gratuita e contribuindo para que se tornem adultos agressivos. Este foi um dos argumentos que levou à abolição das touradas na Catalunha, em Espanha, país onde a tradição é muito mais forte do que em Portugal, pela sua origem.



5 comentários:

  1. Assinado e compartilhado Sheila!! Marta Bjss

    ResponderExcluir
  2. Oi,Sheila. Aproveitando que esta postagem tem a ver com corrida de touros, vaquejadas, rodeios e afins, peço-te, por gentileza, lembrar aos seus comentaristas que, a Consulta Pública no site do Senado referente ao PLC 24/2016 que "Define como patrimônio cultural imaterial do Brasil o Rodeio, a Vaquejada e expressões decorrentes" continua em votação. O placar está assim: A favor + ou - 10.000 votantes. Contra 34.000 votantes! Uma observação: Os Ministros do STF a favor: Edson Fachin, Gilmar mendes, Luiz Fux e Teori Zavascki. Ministros contra: Celso de Mello, Marco Aurélio de Mello (Relator), Roberto Barroso e Rosa Weber. Ainda não votaram: Carmen Lúcia, Dias Toffoli e Ricardo Lewandowski. Obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Animais pacíficos atiçados e provocados ao extremo do tolerável para virar agressores em legítima defesa contra carrascos humanos ignorantes, cuja arrogância e insensatez os impele a brincar de tortura e morte, cultivando malditas tradições esdrúxulas de antepassados bárbaros “de mal com a vida” que gostavam de matar, não de morrer. Humanos que hoje se orgulham de ensinar seus filhos inocentes e puros a fazer o mesmo, não sentir piedade, nem compaixão, não ser nem puro, inocente ou bom com os animais da Criação de Deus, exatamente como fizeram seus avós e hoje fazem seus pais.Cultura é outro departamento muito longe dessa prática perversa e assassina que um público psicopata paga para aplaudir o algoz, mastigando salgadinhos e comendo pipoca enquanto a vítima indefesa agoniza num lençol de sangue sem a paz de um pensamento ou a luz de uma benção.Exorcizados sejam todos, em nome de Deus, porque NÃO SÃO DE DEUS.

    ResponderExcluir
  4. Assinado e compartilhado. Aurea

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪