07/07/2016

Promotoria militar abre inquérito sobre execução de onça Juma exibida com tocha

Vamos esperar sentadas o resultado de tudo isto..... Ao final estou publicando fotos lindas da Juma em seus momentos de vida junto a humanos.....
------------------------
O Ministério Público Militar abriu um inquérito para apurar as circunstâncias da execução da onça-pintada Juma, morta por militares após ser exibida acorrentada durante passagem da tocha olímpica em Manaus. Juma foi abatida no último dia 20. O animal era mantido num zoológico militar e considerado mascote de um batalhão de infantaria na selva. Tentou escapar e foi morto com um tiro de pistola.

A promotoria militar quer entender como a morte
de Juma ocorreu e o motivo da exibição do animal no revezamento da tocha. O Ipaam (Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas) já informou que o Exército não tinha autorização para exibir a onça no evento voltado a promoção da Olimpíada de 2016.

O inquérito sobre o abatimento de Juma foi aberto na segunda-feira (27). A portaria que determina o início da investigação foi publicada nesta quinta-feira (30) no Diário Oficial da União. Nela, o MP Militar solicita ao CMA (Comando Militar da Amazônia) esclarecimentos sobre a execução do animal.

O MP quer saber que organização militar era responsável pela onça, se a onça havia sido treinada para que fosse exibida em eventos públicos, se houve treinamento casos de fuga da onça e também qual o esquema de segurança adotado por militares em exibições públicas de animais silvestres. O Ipaam também foi convocado a prestar esclarecimentos sobre o abatimento de Juma.

O CMA já informou que um processo administrativo foi aberto para analisar o caso. A sindicância pode levar a punições a militares responsáveis por Juma. O CMA também já lamentou a morte do animal.

O Comitê Organizador Rio-2016 declarou ter sido um erro autorizar a exibição de Juma junto à tocha olímpica. “Erramos ao permitir que a Tocha Olímpica fosse exibida ao lado de um animal selvagem acorrentado. Essa cena contraria nossas crenças e valores. Estamos muito tristes com o desfecho que se deu após a passagem da tocha”, informou o órgão.

FONTE: olimpiadas.uol
-----------------






3 comentários:

  1. Como um animal tão dócil pode ser assassinado com tanta frieza? Inacreditável!

    ResponderExcluir
  2. Não me conformo com o assassinato de um animal que pelas fotos era dócil demais...

    ResponderExcluir
  3. Completo absurdo. Porém não creio na punição severa cabivelnaos responsáveis por tamanha incompetência, negligencia e falta fe compaixão com um animal tao lindo e querido. Graças ao protecionismo das instituições publicas e principalmente federais deste pais

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪