É, pelo jeito este tal abate está meio irregular, não?
---------------
O Ministério Público expediu uma recomendação aos frigoríficos do município de Miguel Calmon, no Centro-Norte da Bahia, para que suspendam o abate de jegues. Foram notificados os os frigoríficos Piemonte da Chapada e Regional da Chapada Norte, nesta segunda-feira (18), sob pena de responsabilização civil, administrativa e criminal. Até o final deste ano, estava previsto o abate de 2 mil jegues no município.
Eles têm 48 horas após a notificação para comprovar o “o encaminhamento dos animais
para pastagem, com disponibilização de água, alimento, tratamento e abrigo adequados”.
para pastagem, com disponibilização de água, alimento, tratamento e abrigo adequados”.
A recomendação foi expedida pelo promotor de Justiça Pablo Antônio Cordeiro de Almeida, que recomendou ainda que os frigoríficos apresentem guias de trânsito dos animais e os exames sanitários relativos aos jegues custodiados nas dependências do frigorífico ou do fazendeiro fornecedor.
Os frigoríficos também vão ter que comprovar, em laudos técnicos, que o manejo dos animais e a planta frigorífica não causa dano ou maus tratos aos jegues. Além de ter que comprovar a habilitação dos funcionários para o manejo dos animais. Os frigoríficos têm 10 dias para apresentar todos os documentos.
Cerca de 300 jegues já foram abatidos no município. A carne é usada para consumo animal e o couro será exportado para a China. Os dois mil animais vão gerar cerca de 200 toneladas de produtos.
O frigorífico Frigoserra, no município de Serrinha, no Nordeste da Bahia, desistiu de realizar o abatimento de jegues, equídeos, mulas, jumentos e outros animais. Em nota, a assessoria do MPE informou que a decisão foi tomada depois de uma recomendação feita pelo órgão. Um dia antes do abatimento ilegal de jegues, a Promotoria tomou conhecimento do caso e foi até o frigorífico.
Fonte: Correio 24Horas
Adoro esse animal, acho lindo!!Tão maravilhoso e trabalhador! Agora não serve mais o povo descarta. Muito triste! A vida ensina e logo vem uma resposta disso.
ResponderExcluirBem, me parece uma ótima notícia, não? Por enquanto, estão livres da morte esses anjos tão humildes.
ResponderExcluirq os anjos sejem todos eles livres de todo as explorações do mundo todo.
ResponderExcluirEles são lindos e doces - basta olhar em seu semblante para ficar enternecido por aqueles grandes olhos meigos. Burricos são muito gentis. Eu tive um de brinquedo chamado Joaquim, ganhei-o de minha tia-avó quando bebê e ele permaneceu comigo~, intacto, por toda a minha juventude - queimei-o pouco antes do falecimento de minha mãe.
ResponderExcluir