Tomara!!!!! Que os companheiros do Fórum tenham o maior sucesso. Precisando estamos aqui.
-----------------
A programação esportiva do Maior São João do Mundo, formatada pela Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel) da Prefeitura de Campina Grande terá na sexta-feira (24) a realização da 3ª Carroceata Junina e a Corrida do Jegue. A Corrida do Jegue acontece em um campo na lateral da Estação Velha, com início previsto para às 8h.
Já a Carroceata terá saída e chegada na Estação Velha, com percurso indo pelo Parque do Povo,
Rua 13 de maio e rua Miguel Couto. A largada será dada às 9h, com o desfile de carroças todas ornamentadas com temas regionais, passando por algumas ruas do Centro da cidade. Os participantes podem usar a criatividade, para fazerem a decoração das carroças. As dez carroças com melhor ornamentação serão premiadas.
Rua 13 de maio e rua Miguel Couto. A largada será dada às 9h, com o desfile de carroças todas ornamentadas com temas regionais, passando por algumas ruas do Centro da cidade. Os participantes podem usar a criatividade, para fazerem a decoração das carroças. As dez carroças com melhor ornamentação serão premiadas.
O coordenador dos programas esportivos do Município, Bruno Mendes, destacou que tanto a Carroceata, quanto a Corrida do Jegue são eventos festivos e servem também de conscientização, que é necessário cuidar bem dos animais sem maltratá-los e abandoná-los nas vias públicas.
Já o Fórum Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal de Campina Grande, uma instituição formalmente constituída através da Resolução nº 014/2012/CMCG, cujo Fórum congrega diversas entidades e pessoas envolvidas na luta para a consolidação de políticas públicas para a proteção e bem-estar animal na cidade de Campina Grande, emitiu uma nota a imprensa no qual repudia a realização dos eventos: “CARROCEATA E CORRIDA DE JEGUES”, as quais estão inseridas dentro da programação do “MAIOR SÃO JOÃO DO MUNDO”.
Confira abaixo a nota:
NOTA DE REPÚDIO
O Fórum Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal de Campina Grande, uma instituição formalmente constituída através da Resolução nº 014/2012/CMCG, cujo Fórum congrega diversas entidades e pessoas envolvidas na luta para a consolidação de políticas públicas para a proteção e bem-estar animal na cidade de Campina Grande, vem, publicamente, REPUDIAR a realização dos eventos: “CARROCEATA E CORRIDA DE JEGUES”, as quais estão inseridas dentro da programação do “MAIOR SÃO JOÃO DO MUNDO”.
Na verdade, a utilização de animais para o divertimento do homem é uma afronta aos termos da Declaração Universal dos Direitos dos Animais – Unesco – ONU (Bruxelas – Bélgica, 27 de janeiro de 1978), a qual estabelece o seguinte: “Artigo 10 - Nenhum animal deve ser usado para divertimento do homem. A exibição dos animais e os espetáculos que utilizem animais são incompatíveis com a dignidade do animal”.
Ademais, a realização da “CARROCEATA” e da “CORRIDA DE JEGUES” significa um retrocesso dos avanços que a atual gestão encetou para efetivar as incipientes políticas públicas para o bem-estar animal na cidade, como: O início da efetivação do Registro Geral dos Animais e o início do processo para a redução gradativa da utilização dos Veículos de Tração Animal, ou seja, são avanços tímidos, mas que reconhecemos, entretanto, são conspurcados pelo patrocínio oficial pela Prefeitura Municipal de Campina Grande de eventos que maltratam, violentam e expõem os animais.
Destarte, reiteramos o repúdio do Fórum Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal de Campina Grande à realização por parte da Prefeitura Municipal de Campina Grande dos eventos “CARROCEATA E CORRIDA DE JEGUES”. Campina Grande, 22 de junho de 2016.
A DIRETORIA
Fonte: PBAgora
festa de sao joao cruel.
ResponderExcluirNão sou contra a corrida de jegues, pois o jegue só corre se quiser, caso contrário ele empaca e não sai do lugar. Desde que haja fiscalização e os animais apresentem cuidados e boa saúde, prefiro vê-los participar de uma brincadeira (se não houver maus tratos, é claro!), do que vê-los abandonados nas estradas ou sendo levados aos matadouros.
ResponderExcluirJá as carroças é maus tratos sim e tem que acabar de vez. Querem corridas de carroças? Então, que os homens participantes corram com elas nas costas e provem sua resistência física.
Além disso, fico sempre imaginando o stress dos animais nessa porcaria dessa festa com o tanto de rojões que devem soltar.
ResponderExcluir