25/06/2016

Juma: Rio-2016 veta presença de bichos silvestres e Exército continuará cuidando dos animais

Mas, pera aí... iam colocar mais outros animais silvestres nesta bagaça? e domésticos e domesticados, ainda vão usar? Estou publicando 2 matérias porque uma completa a outra.
------------------------
1 - Após morte de onça, Exército seguirá com resgate e cuidado com animais
Fonte: G1 Natureza - 24/06/16

---------------------

2 - Após morte de onça, Rio-2016 veta presença de animais silvestres
Fonte: cidadeverde
A morte da onça Juma, após o revezamento da tocha olímpica no Amazonas, provocou mudanças nas próximas paradas do símbolo dos Jogos do Rio. Ontem (21), o Comitê Organizador assumiu sua parcela de culpa e já decidiu que não existirá mais situações como essa. “Foi alinhado que não teremos mais ações que envolvam animais silvestres e há uma recomendação de atenção especial para momentos com outros tipos de animais”, disse o Rio-2016.
A onça estava sendo deslocada no zoológico do Centro de Instrução de Guerra na Selva (Cigs) quando fugiu. Era acompanhada por veterinários e
tratadores e, na tentativa de conter o animal, quatro tiros de tranquilizantes foram disparados. Mesmo após ser atingida por dois dardos, Juma continuou investindo contra um militar. Como procedimento de segurança pela integridade física do cuidador, o felino recebeu um tiro de pistola e morreu.

Alguns animais estiveram presentes no revezamento da tocha, como cavalos, bois, tartarugas e até um boto, e nenhum problema ocorreu. Estava previsto ainda o contato com jacaré no Pantanal, araras e outras aves, e peixes. Mas isso mudou. “Erramos ao permitir que a tocha olímpica, símbolo da paz e da união entre os povos, fosse exibida ao lado de um animal selvagem acorrentado. Essa cena contraria nossas crenças e valores. Estamos muito tristes com o desfecho que se deu após a passagem da tocha. Garantimos que não veremos mais situações assim nos Jogos Rio-2016”, avisou o Comitê.

2 comentários:

  1. O exército não cuida e nem trata de animal nenhum e isso já está mais do que provado! O correto é enviar animais resgatados a veterinários e biólogos especializados no assunto, para que estes ajudem na recuperação e posterior reintrodução a natureza.

    ResponderExcluir
  2. Ninguém se opõe a que eles resgatem, cuide e reintroduzam na natureza. O que a ética exige é que aqueles que não conseguem se readaptar à floresta sejam enviados a um santuário, e não que sejam transformados em mascotes, adestrados, obrigados a entreter crianças em zoológicos e exibidos como alegorias em carros abertos, em desfiles.

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪