13/04/2016

Javalis radioativos saem do controle no Japão

A situação dos javali pelo mundo afora é dramática..... pobres animais.... Vejam outra matéria, ao final, sobre o mesmo problema na Itália
------------------------
Na província japonesa de Fukushima, atingida por um grave acidente em sua central nuclear em 2011, javalis radioativos que se procriaram após a contaminação estão saindo do controle do governo, afirmou a imprensa britânica.

De acordo com fontes, os animais selvagens estão comendo não apenas alimentos tóxicos da
região afetada, mas também produtos agrícolas de fazendas localizadas em áreas adjacentes. Estima-se que já tenham causado danos equivalentes a um milhão de dólares nesses últimos cinco anos.

Embora o tamanho da população desses porcos selvagens em Fukushima permaneça desconhecido, entre 2014 e 2016, o número de javalis mortos por caçadores na região aumentou de três mil para 13 mil. Em Nihonmatsu, a 56 km da central nuclear, foram cavadas três fossas gigantes para enterrar os animais. Entretanto, as mesmas já estão atingindo a sua capacidade máxima e, segundo as autoridades, não há mais terras públicas disponíveis para construir novos cemitérios.

Vista de uma instalação da usina de Fukushima em outubro de 2015
© AFP 2016/ TOSHIFUMI KITAMURA

Alto nível de radiatividade é de novo registrado em Fukushima
Dadas as circunstâncias, vários caçadores estão enterrando os porcos abatidos em suas próprias propriedades. Mas, devido à falta de controle, outros animais, principalmente cachorros, estão tendo acesso a essas carcaças e, provavelmente, se contaminando.

Na cidade de Soma, a prefeitura gastou 1,5 milhão de dólares na construção de um incinerador desenvolvido especialmente para cremar javalis. No entanto, o dispositivo, que conta com filtros para absorver qualquer material radioativo, só consegue dar conta de três corpos por dia.

Estudos realizados em Fukushima revelaram que os níveis de radiação nas zonas afetadas pelo desastre de 2011 seguem 300 vezes acima do limite seguro para os seres humanos. E, embora a carne de javali seja muito apreciada pela comunidade local, o seu consumo pode apresentar sérios riscos à saúde caso os animais tenham sido contaminados.

Fonte: Sputniknews
-----------------------------

Itália enfrenta invasão de javalis radioativos quase 30 anos após Chernobyl

2 comentários:

  1. O problema não é a radiação e nem tampouco os animais, o problema do planeta é o ser humano causador de inúmeros desastres ambientais. Em Pripyat e Chernobyl, apesar da radiação, as florestas voltaram a crescer e os animais estão procriando normalmente. Enquanto o ser humano não puder se aproximar e nem tocar nos animais, a vida segue. Isso é prova de que o problema é somente a presença humana, sem ela o planeta voltaria a se reequilibrar.

    ResponderExcluir
  2. olha, que Deus me perdoe, mas desejo, sinceramente, que os humanos se contaminem e morram todos. Devemos pagar por todos os nossos pecados, inclusive pelo pecado de termos nascido seres humanos.

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪