03/04/2016

Conta Social: Remoção de micos rende até prêmio

Repito que nem relógio: os responsáveis pela soltura de animais em ambiente fora do seu contexto ficam sempre impunes.....
------------------------
Espécie que cresce em parques de Niterói compete com o ‘primo’ mico-leão-dourado

Rio - Desde 2011, o projeto de remoção dos micos-leões-de-cara-dourada já capturou mais de 700 animais nos entornos dos parques estadual da Serra da Tiririca e municipal Darcy Ribeiro, em Niterói. Após exames e quarentena, os micos foram encaminhados para a Bahia, seu habitat natural, ou para zoológicos. A espécie compete com o mico-leão-dourado por alimento e
território e pode comprometer a vida da espécie. “Ajudamos as duas espécies que correm risco de extinção”, explica a coordenadora Maria Cecilia Kierulff.

Realizado pelo Instituto Pri-Matas, em parceria com a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, o projeto conquistou recentemente o prêmio Contação de Histórias, da Primate Education Network. Foi o primeiro lugar na América Latina por usar educação ambiental para alertar moradores sobre riscos da invasão dos animais.

“A equipe de educação ambiental contava sobre como o mico foi solto no Rio, de onde veio e quais as consequências da interação com eles”, diz Maria Cecília. O projeto deve continuar até o fim deste ano, quando todas os micos forem recolhidos.

A ideia é usar o valor do prêmio para comprar novos materiais e reinvestir no projeto na Reserva União, em Rio das Ostras.

LIVRO DESTACA ESPÉCIES DE RESERVA
Mantida pela Prumo, empresa que controla o Porto do Açu, a Reserva Particular do Patrimônio Natural - RPPN Fazenda Caruara, em São João da Barra, é a maior unidade de conservação privada de restinga do país e a única do Estado do Rio que protege este tipo de ecossistema. Em seus 40 km² de área, recebe ações de recomposição vegetal e monitoramento da fauna e flora local em um viveiro que emprega cerca de 40 pessoas, todas da região. A iniciativa acaba de ganhar um livro, ‘O Tempo e a Restinga’, que descreve e apresenta as espécies vegetais encontradas no local e destaca as ações de preservação ambiental realizadas.

BOAS AÇÕES EM DIA
A Prefeitura de SãoJoão de Meriti iniciou blitzen ambientais para coibir o transporte ilegal de entulho, lixo hospitalar e outros materiais nocivos ao meio ambiente.

A cooperativa Reciclar, de Campos dos Goytacazes, recebeu da Tetra Pak novos equipamentos com capacidade para processar até 150 toneladas por mês. Desde junho de 2015, a já foram 560 toneladas de materiais recicláveis.

Petrópolis acaba de ganhar manuais para prevenção de desastres de chuvas, produzidos em parceria com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica).

FONTE: odia

Um comentário:

  1. Os micos aqui na Bahia estão na maior luta para sobreviver. Especialmente nas cidades aonde quase não existe espaço mais. Eu espero que foram saltos pelo menos num lugar que podem ter um pouco de dignidade na luta da sobrevivência e não nos zoológicos horríveis daqui.

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪