------------------------
Uma moção controversa para permitir que os lobos sejam caçados livremente na Suíça foi rejeitada pelo parlamento suíço após debate acirrado no Senado.
A moção do senador do PDC (partido democrata cristão), René Imoberdorf, foi rejeitada por 26 votos contra e 17 a favor. Os lobos continuarão,
assim, uma espécie protegida na Suíça. Imoberdorf vem de cantão do Valais, região que costuma ter problemas com os lobos que ameaçam os rebanhos. Se a moção tivesse sido aprovada, os lobos perderiam o status de animal protegido e a Suíça teria que se retirar como signatária da Convenção de Berna sobre a proteção animal.
Debate em curso
O status de proteção dos lobos tem sido debatido constantemente na Suíça ao longo dos últimos anos. Os adversários à moção consideram a questão "desproporcional e irracional". Os defensores da caça ao lobo insistem que o retorno do animal à Suíça precisa ser mantido sob controle por causa dos agricultores alpinos; eles insistem por um debate racional em vez de emocional.
O Parlamento aprovou recentemente um relaxamento do status de proteção, permitindo o abate de jovens lobos em matilhas, especialmente se eles são vistos regularmente perto de áreas habitadas. Além disso, a ministra do Meio Ambiente, Doris Leuthard, pretende apresentar algumas revisões das leis de caça da Suíça neste verão.
Os lobos estão de volta à Suíça, mas também invadem pastagens de montanha e matam ovelhas. (SRF/swissinfo.ch) Na Suíça, lobos, ursos e linces tinham sido extintos. Mas eles reapareceram nas duas últimas décadas, atravessando a fronteira de seus habitats naturais em países vizinhos. Em 2014, a Secretaria Federal do Meio Ambiente (FOEN) indenizou proprietários de animais pela morte de 212 animais atacados por lobos. No início de junho, em um dos mais recentes casos a serem relatados, um lobo matou 40 ovelhas durante um mês, na Suíça central. Sob certas condições, as autoridades autorizam que um lobo seja abatido. Acontece que o lobo é uma espécie protegida pela Convenção de Berna, um acordo internacional de conservação da vida selvagem. No entanto, segundo a lei suíça, uma autorização pode ser dada para abater um lobo, quando ele ataca 35 ovelhas durante quatro meses ou 25 ovelhas em um mês.
Fonte: swissinfo
Os lobos matam ovelhas porque além de fazer parte da natureza deles, estão com muita fome, afinal o maldito ser humano não para de invadir todo canto do planeta. Nada escapa da bestialidade humana!
ResponderExcluir