É... parece que é inevitável.... o AquaRio está perto de inaugurar....
-------------------
Aquário na Zona Portuária terá oito mil animais de 350 espécies.
Previsão é que projeto esteja pronto em julho.
O AquaRio será o maior aquário da América do Sul, com mais de 4,5 milhões de litros de água e oito mil animais de 350 espécies. O Bom Dia Rio mostrou nesta quarta-feira (30) o refúgio de onde estão saindo os peixes, as Ilhas Cagarras.
O aquário faz parte do projeto de revitalização da Zona Portuária do Rio. A previsão é que até julho tudo esteja pronto. AquaRio vai ter espécies exóticas vindas de outros países, mas grande parte desse
animais são da costa brasileira. Todos os animais são acompanhados por biólogos e tratadores.
Os peixes recebem um cuidado todo especial na hora da pesca. Nuno Rodrigues, biólogo marinho, trabalha em aquários de todo o mundo e treinou a equipe do AquaRio e também os pescadores sobre a melhor forma de retirar esses animais do mar.
“Nós adotamos todas as práticas possíveis ao nosso alcance para que o stress nos animais seja mínimo e o bem estar seja o maximo possível”, disse Nuno Rodrigues.
Segundo o pescador Carlos Emílio Molinaro, o cuidado é tão grande com a retirada dos peixes do meio ambiente que a equipe usa anzóis do tipo 'circle hook', retirados da boca dos peixes com um alicate para não machucá-los.
Pescadores amadores fazem parte de um projeto colaborativo do aquário e aprendem como pegar e levar os animais para os biólogos. Os peixes são levados para um tanque.
“Aqui a gente tem que ter uma qualidade de água muito boa, por isso renovada constantemente, e especialmente no oxigênio, tem que manter uma oxigenação muito boa. Quase todos os outros peixes vão para esse rede-tanque, onde a qualidade da água é a mesma qualidade que a gente tem aqui [Ilhas Cagarras] ao redor”, contou o presidente do AquaRio Marcelo Szpilman.
Mas nem todos os peixes seguirão para o aquário, alguns vão voltar para o mar. “A gente tem uma lista de especies autorizadas pra manejo. A espécie que não está na lista a gente não pode levar pro aquário”, disse Szpilman.
Algumas espécies já estão em fase de adaptação no AquaRio e vão ajudar nas pesquisas que podem ajudar a preservar as espécies.
“Eu acho que um bom aquário é fundamentado em um tripé, a gente chama de educação, pesquisa e conservação. O aquário proporciona essa oportunidade de recriar os ambientes para que as pessoas vejam e nesse momento nesse ambiente mágico as crianças são captadas pra ciência, naquele momento a criança se transforma e ela deseja ser alguma coisa, um conservacionista, um biólogo marinho, então isso é muito importante. É uma oportunidade muito interessante para o Rio e para o Brasil”, revelou Szpilman.
saiba mais
Fonte: G1 Rio de Janeiro
Mais uma jaula. Pra prender seres inocentes pra turista babaca ver e tirar selfies. Sempre tem um trouxa pra pagar e ajudar empresários a ficar ricos com a exploração de animais. NOJOOOOOO
ResponderExcluir