21/12/2015

Novo estudo decifra mecanismo dos cães e gatos beberem água

E viva a tecnologia que nos permite compreender melhor este tipo de coisa.... eu sempre fiquei curiosa a respeito.... acho que eles espalham mais do que bebem a água....
---------------------
Não ensine seu cachorro a beber água. Ele sabe o que está fazendo
A lambeção aparentemente desajeitada na realidade é um movimento complexo precisamente cronometrado que leva ao máximo aproveitamento da água

Um novo estudo realizado nos Estados Unidos descobriu que apesar de cães e gatos possuírem bocas estruturalmente parecidas, os animais tomam água de modo bastante diferente. "Antes do estudo que mostra como cachorros e gatos tomam fluidos, a nossa aposta era que eles bebiam da mesma maneira. Mas nós descobrimos que o processo é bem diferente", diz Sunghwan Jung, um dos dos pesquisadores.


Apesar de o mecanismo ser diferente, os dois animais não enchem as bochechas, como nós, o que
impede que ele criem sucção para tomar água. Eles usam a língua para rapidamente levar o líquido até a boca. Além disso, outro fator em comum: a língua de ambos se move tão rapidamente que não dá nem para entender a olho nu.

O movimento dos cachorros é ainda mais acelerado: eles mergulham a língua dentro da água, curvando-a para baixo em direção às mandíbulas inferiores. Rapidamente ela é retraída e uma coluna de água é formada, sendo levada até a boca do animal. O pulo do gato - ou do cachorro, no caso -, é a curvatura formada na parte de baixo da língua, que forma uma pequena concha de água. Esse "restinho" faz toda a diferença: o líquido é lançado para os dois lados da boca do cão, o que, segundo a pesquisa, otimiza a absorção. Assim parece difícil de entender, mas no vídeo abaixo é possível ver como funciona na prática.


Os gatos, por outro lado, quase não tocam a superfície da água com a língua. Ela é levada de volta para a boca com uma coluna de água aderida, sem a concha. "Gatos tendem a ser mais elegantes e cachorros mais bagunceiros. Mas eles realmente precisam acelerar a língua para explorar a dinâmica dos fluidos da coluna de água", explica Sean Gart, outro pesquisador.

===========
Só para enriquecer, olha este leão bebendo água... lindo....

Um comentário:

  1. Que maravilha! Por isso gatos adoram agua corrente. Os meus não podem escutar a torneira aberta que pulam logo na pia. São lindos!!!

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪