07/12/2015

Costa diz que os municípios devem decidir o fim das touradas

Será que isto vai facilitar para os ativistas trabalharem lá em Portugal? com a palavra nossos companheiros de lá da Terrinha.
------------------------
Primeiro-ministro afirma que descentralização de competências faz parte da reforma do Estado.

O primeiro-ministro, António Costa, defendeu esta quarta-feira que devem ser os municípios a decidir, autonomamente, pelo fim das touradas ou de outros espetáculos que envolvam animais, discordando da fixação de uma regra nacional para este assunto.

"Creio que é uma boa regra confiar aos
municípios o que devem ser as decisões relativas a esses espetáculos, como outros envolvendo animais", afirmou o primeiro-ministro, durante a discussão do programa do XXI Governo Constitucional.

António Costa respondia ao deputado do partido Pessoas, Animais, Natureza (PAN), André Silva, que questionou se o Governo "estaria disponível para dar liberdade de decisão a cada município" para a proibição das touradas.

Descentralização de competências
Lembrando que para o Governo o reforço da descentralização de competências "é uma pedra angular da reforma do Estado", o primeiro-ministro negou "estipular uma regra nacional" defendendo a "realidade especifica" de cada município, como a valia cultural e económica em cada um deles.

"Só assim respondemos ao que devemos salvaguardar: por um lado a preservação e o reforço do bem-estar animal e, por outro lado, conter e respeitar as tradições nos espaços onde têm uma densidade que justifica que, democraticamente, esses municípios entendam que as devem prosseguir", defendeu António Costa.

O chefe de Governo disse que essa descentralização "abre a porta a que os cidadãos, por via de referendo local, se possam pronunciar sobre essa matéria".

Plano Nacional de Barragens
Respondendo ainda ao deputado André Silva, que propôs a introdução de produtos biológicos nas ementas dos refeitórios da administração pública, António Costa destacou o papel dos municípios na promoção da saúde, através das ementas das refeições escolares.

"É importante que essas práticas se generalizem, de forma a podermos melhorar os nossos hábitos alimentares, e que isso faça sobretudo desde a infância, porque condiciona efetivamente a evolução da saúde de cada um", defendeu.

O deputado do PAN questionou ainda o Governo sobre a duração prevista da avaliação do Plano Nacional de Barragens, inscrita no programa do Executivo, exigindo a suspensão do programa durante essa avaliação.

O Programa do XXI Governo Constitucional, liderado pelo socialista António Costa, incluiu medidas acordadas com o PCP, Bloco de Esquerda (BE), partido ecologista 'Os Verdes' e, mais recentemente, com o PAN.

FONTE: cmjornal

Um comentário:

  1. Isso é bem coisa de COVARDE POLITIQUEIRO !!! Não tem peito de tomar uma decisão. Vem com esse papinho de jogo de palavras.

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪