23/11/2015

Jacarés viram fonte de renda em comunidade de Rondônia



Quando não tem câmeras, será que rola desta mesma forma? então tá..... Só queria saber quem fiscaliza os 10% permitidos.... Estamos lascados, gente!!!!!
------------------



TV Folha  - 22/11/15
 Antes temidos por atacar moradores, jacarés são hoje fonte de renda na pequena comunidade do lago do Cuniã, em Porto Velho (RO). Desde 2011, quando o abate regulamentado começou, a venda do
couro e da carne fez com que os animais passassem a ser cultivados e respeitados pela população local.

O início dos estudos para o projeto ocorreu em 2004, depois de ataques de jacarés terem ferido moradores e causado a morte de uma criança de cinco anos. "Até então a gente tratava jacaré com uma diferença, como uma espécie ameaçadora, tínhamos medo de conviver, então desenvolvemos o projeto de manejo do animal", diz Antônio Ednaldo, presidente da Cooper Cuniã, cooperativa formada por moradores que executa o projeto.

O lago do Cuniã fica próximo ao rio Madeira, em uma reserva extrativista de responsabilidade do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade). Para chegar até o local, o caminho mais curto a partir do centro de Porto Velho é por um percurso de três horas que envolve estrada de terra, travessias de barco e trilha de moto.


4 comentários:

  1. A legislação permite o uso dos recursos em reservas por comunidades tradicionais, eu acredito que o pessoal deva respeitar a atividade pelo trabalho de educação envolvido no manejo, até porquê seria rentável e interessante pra eles.

    ResponderExcluir
  2. O Brasil acabou! Nada vejo de bom neste país infeliz, apenas a gentalha boçal tomando conta de tudo e fazendo o que bem lhe aprouver. Pobres animais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcia, eu concordo plenamente, tantos outros tipos de alimentos que são base da cultura brasileira, e outra o Brasil é um pais rico em solo fértil, não precisamos de iguarias em carnes para sobreviver, acho isso uma forma IMBECIL de aceitação, pois estou completamente inconformada com esse tipo de comercio. E como isso foi autorizado pela Federação, ainda mais nesse tempo de preservação.

      Excluir
    2. Precisamos visitar os locais tipo este e o Pantanal do MS e MT
      O Jacare esta com super população

      Excluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪