11/11/2015

Dezenas de porcos-do-mato invadem cidade no interior de Roraima, diz PM

Agora me diz o seguinte: quem invadiu o que de quem? e ainda tem gente que se acha no direito de matar os animais..... são os ursos americanos, os porcos-do-mato no Brasil, e por aí afora..... Quando o ser humano vai cair na real?
Fonte: G1
---------------------------------------------

 
Dezenas de porcos-do-mato invadem cidade no interior de Roraima, diz PM
Alguns animais foram mortos por moradores, segundo a Polícia Militar. 
Ibama diz que caso pode estar relacionado a desequilíbrio ambiental.
  
Alguns animais chegaram a ficar encurralados em quintais de casas (Foto ao lado: Arquivo pessoal)

Dezenas de porcos-do-mato invadiram o bairro São José Operário, de Caracaraí, cidade no Sul de Roraima, no fim da tarde dessa segunda-feira (9). Segundo a Polícia Militar, os animais tomaram diversas ruas, casas e assustaram os moradores do município, que fica a 145 quilômetros de Boa Vista.

Conforme a subtenente Nene, a invasão dos animais ocorreu por volta das 16h no bairro que fica próximo à BR-174. Na terça-feira (3), cerca de 170 porcos-do-mato foram filmados atravessando o Rio Branco também na região do município.


"Quando soubemos da invasão, mandamos uma equipe para o local. No entanto, nesse período de tempo, moradores mataram alguns porcos-do-mato. Então, a PM e o Corpo de Bombeiros só
conseguiram salvar parte dos animais. Eles foram guiados para a região de mata de onde provavelmente haviam saído", detalhou Nene.

Até o momento nenhum morador foi formalmente denunciado pela caça dos animais. No entanto, algumas imagens que mostram porcos-do-mato mortos foram compartilhadas nas redes sociais.
"Matar animais silvestres é crime ambiental e quem for flagrado cometendo esse ato vai responder criminalmente, podendo até ser multado ou condenado a realizar trabalho voluntário", pontuou a subtenente.

'Assustador', diz moradora
Uma moradora de Caracaraí relatou ao G1, que o momento em que os porcos invadiram a cidade foi 'assustador'. "Não sei explicar como aconteceu, foi muito rápido. Eles [porcos-do-mato] fazem um barulho de 'estalar de dentes'. Eles invadiram casas e quintais. Todo mundo ficou nervoso e assustado", contou.

A moradora acredita ainda que alguns animais podem ter permanecido dentro da cidade. "Eles estavam sem rumo, então acho que ainda há alguns escondidos pelos quintais", afirmou.

Desequilíbrio ambiental
Para o analista ambiental do Ibama, Uiratan Barroso, a invasão dos porcos-do-mato na cidade pode ter sido causada por desequilíbrio ambiental.
  
"Você tem um impacto direto sobre o habitat desses porcos-do-mato e isso gera uma desarticulação nesse ecossistema. É corriqueiro ver animais da floresta caminhando pela cidade e também seres humanos invadindo a mata", frisou.

Ele afirmou ainda que o Ibama pode acompanhar o caso ocorrido em Caracaraí, no entanto precisa ser oficialmente 'provocado' para isso. "Temos de receber a denúncia formal para iniciarmos nosso trabalho na região", declarou.

Orientação do Corpo de Bombeiros
Ao G1, o Corpo de Bombeiros afirmou que os moradores que encontrarem porcos-do-mato na cidade devem acionar a polícia ou a própria corporação para atuar no controle dos animais.
"Os porcos-do-mato são selvagens e podem atacar seres humanos, quando se sentem ameaçados, por isso, a população deve pedir socorro pelo 193 [número da corporação] e evitar se aproximar dos animais", informou o assessor do Corpo de Bombeiros, Raustamn Gondim.

=====================
Manada de mais de 170 porcos-do-mato atravessa rio de RR; vídeo
Porcos atravessaram o Rio Branco em Caracaraí, interior de Roraima.
Agentes do Ibama ficaram 'impressionados' com a quantidade de porcos.

Uma manada de mais de 170 porcos-do-mato foi filmada atravessando o Rio Branco, o principal de Roraima. As imagens, feitas por agentes de fiscalização do Ibama, mostram a travessia que durou cerca de 30 minutos.

Conforme o chefe de fiscalização do instituto, Flávio Maciel, os animais foram flagrados quando já estavam na metade do rio, na região do município de Caracaraí. Os agentes ficaram 'impressionados' com a cena e resolveram registrar o momento. As imagens foram feitas na terça-feira (3).

"Estávamos fazendo uma fiscalização de tráfico de tartarugas no Baixo Rio Branco, quando avistamos os animais na água. Foi impressionante, porque eram muitos e nós resolvemos acompanhá-los e guiá-los durante o término da travessia, até para evitar que eles fossem caçados", narrou Maciel.

Segundo ele, a travessia de tantos porcos-do-mato em um rio de margens afastadas é algo considerado incomum. Em alguns pontos da região, o Rio Branco pode chegar a ter até um quilômetro de largura.

"Já vi grupos menores nadando por rios mais estreitos, mas uma manada como essa é bem diferente. Outra coisa que chamou a atenção foi a largura do rio que eles escolheram atravessar, que é muito grande", detalhou. Maciel, que possui formação na área ambiental, disse ainda que os animais podem ter feito a travessia para buscar alimentos ou fugir de predadores. "Eles também poderiam estar em busca de abrigo na outra margem do rio", acrescenta.

Para o biólogo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR), professor Ilzo Pessoa, a migração no mundo animal é 'bastante comum' e os principais motivos que levam a isso são a busca por alimentos, pela sobrevivência ou acasalamento.

"Nesse caso em particular, não vejo que essa migração iria beneficiar o bando, tendo em vista que os recursos são praticamente iguais dos dois lados do rio. A menos, é claro, que tenha havido uma queimada ou outros animais tenham invadido o território deles", esclareceu.

2 comentários:

  1. Os animais não têm mais lugar pra ir. Simples assim. Os pássaros estão m todas as praças e até residências que ainda tem alguma vegetação. Porque cortaram todas as suas casas!!! Quando restar só uma árvore, o cara vai dizer: deixa eu cortar só mais esta!!! GENTALHA !!!

    ResponderExcluir
  2. Este povo maldito invade o território, desmata causando desequilíbrio ambiental e depois matam os bichinhos porque se sentem amedrontados, inseguros? E que droga de governo é esse que não tem autoridade pra nada e qualquer imbecil faz o que quer? Que país é esse?!

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪